Recrutamento de pessoas: veja como modernizar a admissão

Compartilhar

Um efetivo recrutamento de pessoas é essencial para abastecer o processo de seleção com profissionais alinhados aos objetivos e propósitos organizacionais, além de qualificados para cada vaga.

A escolha da pessoa certa para ocupar um cargo disponível é fundamental, pois, dentro de qualquer empresa, são os colaboradores que fazem a diferençaPor isso, esse processo requer atenção e constante modernização.

Continue a leitura e veja como atualizar o recrutamento de pessoas, a seleção de candidatos e o processo de onboarding da sua empresa.

A transformação digital e o recrutamento de pessoas

Não é novidade para mais ninguém que a área de Recursos Humanos tem vivenciado profundas transformações em seus processos. A transformação digital, ou quarta revolução industrial, é a responsável por isso.

Essa transformação é caracterizada pelo processo de integração da tecnologia digital a todos os aspectos das empresas, exigindo mudanças que se estendem à cultura, operação e entrega de valor.

A modernização já mudou algumas práticas no processo de recrutamento de pessoas. Por exemplo, a leitura de dezenas de currículos impressos e a forma de atrair candidatos. As vagas, publicadas em jornais ou fixadas em cartazes na entrada da companhia, foram substituídas por redes sociais, recrutamento ativo e até employer branding.

Tendências de recrutamento e seleção para a próxima década

Fotografia de vários profissionais pulando de alegria devido às novas tendências de recrutamento de pessoasPara acompanhar as mudanças sociais o recrutamento de pessoas deve sempre se modernizar.

Para gestores e analistas de RH, a última década foi marcada pela chegada e utilização de ferramentas com potencial para revolucionar a maneira de se trabalhar. Assim, muitas opções surgiram, dividindo os profissionais entre os que estão dispostos a aderir às novidades e aqueles que preferem manter os procedimentos tradicionais.

O fato é que o surgimento dessas ferramentas, que modernizam os processos de recrutamento e seleção de pessoas, não foi à toa. Trata-se de uma resposta à sociedade, que está mais bem informada e exige agilidade das empresas.

Essa demanda aumentou o nível de competitividade entre as organizações, o que se refletiu também nos processos de RHPortanto, a empresa que deseja se manter ágil, conectada e competitiva, deve se preocupar em modernizar seus processos.

Especificamente, falando de recrutamento de pessoas e seleção de candidatos, listamos algumas tendências para você acompanhar:

Avaliação de competências interpessoais

O currículo, sozinho, já não será capaz de garantir a vaga para um candidato. As habilidades interpessoais, ou soft skills, passaram a ser vistas como diferencial competitivo nas empresas.

O modo como cada profissional lida com diferentes situações é observado e avaliado, pois pode prever seu sucesso ou fracasso em determinado cargo. Dessa maneira, como a organização é feita por pessoas, todas devem conviver em harmonia.

Compatibilidade com a cultura, a missão, a visão e os valores da companhia

Fotografia de profissionais dando as mãos concordando com as visões da empresa para recrutamento de pessoasO processo de recrutamento de pessoas deve priorizar aqueles que se identificam com os valores da organização.

Outra tendência para o recrutamento de pessoas é identificação de candidatos compatíveis com a cultura, a missão, a visão e os valores da empresa. Quando são aderentes a eles, tendem a ser mais produtivos e satisfeitos no trabalho.

O “vestir a camisa da empresa” ganhou um novo sentido, pois passou a ser visto antes mesmo da admissão. Por isso, gestores e analistas de RH devem ter ferramentas que ajudem a identificar os potenciais candidatos.

Recrutamento de pessoas on-line

Essa já é uma realidade para muitas companhias, contudo se tornará ainda mais presente e eficaz. Itens como inteligência artificial, big data, computação cognitiva, robótica e realidade aumentada tendem a melhorar esse processo.

Desse modo, o recrutamento será mais veloz, terá alcance maior e aumentará a produtividade da equipe de Recursos Humanos.

Uso de ferramentas que fazem recrutamento e seleção inteligente de pessoas

Existem softwares que já contribuem para a seleção inteligente de pessoas, separando currículos, fornecendo testes, avaliando resultados, analisando o tom de voz e outros aspectos.

Estas soluções automatizadas,aumentam a velocidade e a eficácia das contratações. Isso porque, agilizam a contratação e entrega de documentos exigidos, ou seja, evitam que os novos colaboradores precisem realizar diversas viagens para resolução das burocracias. 

Outro aspecto que merece destaque é a redução da parcialidade humana no recrutamento e seleção de pessoas — o que contribui para a diversidade nas empresas

A modernização precisa ir além e chegar no onboarding

fotografia da mesa de trabalho onde profissionais discutem cobre ferramentas de modernização no recrutamento de pessoasFerramentas digitais auxiliam na organização e facilitação de recrutamento de pessoas.

Não basta modernizar o recrutamento de pessoas e a seleção de candidatos, pois os recém-contratados devem enfrentar outro processo que o RH conhece bem: o onboarding, ou integração.

O processo de onboarding contribui para integrá-los à cultura e processos, fazendo com que aprendam as atitudes, as habilidades, os comportamentos e os conhecimentos necessários para que alcancem a expectativa da organização e entreguem bons resultados.

Ações devem ser criadas para que o onboarding ensine o básico dos processos, normas legais, políticas e regulamentos, assegure que os recém-ingressados estão com as expectativas alinhadas, explique normas organizacionais formais e informais, além de clarificar como devem ser as relações interpessoais no dia a dia.

Ferramentas digitais também podem ser utilizadas para modernizar o onboarding, agilizando e desburocratizando esse processo de admissão, melhorando a experiência dos novos colaboradores e gerenciando as ações a partir de indicadores pré-definidos.

Por isso nós da 2easy recomendamos o uso de nossa ferramenta, construída com parceiros, especialista na criação e desenvolvimento de soluções que entregam eficiência aos seus processos, tornando a gestão verdadeiramente efetiva e estratégica.

botão que redireciona para o contato

Quando sua empresa utiliza a tecnologia como uma verdadeira aliada, alcança resultados positivos no recrutamento de pessoas, na seleção de candidatos e no onboarding de recém-contratados; refletindo nos níveis de produtividade, satisfação, motivação e potencial da companhia.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias