Veja a influência do relacionamento interpessoal nas organizações

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Não é exagero dizer que o relacionamento interpessoal nas organizações é uma das principais chaves para o sucesso profissional. Por isso, é importante observar a maneira como as pessoas se relacionam dentro do ambiente de trabalho.

Quando estamos na empresa, as formas de se comunicar e relacionar com os demais se faz diferente, pois existe a exigência de que se transpareça competência, profissionalismo e disposição para ouvir e aprender.

Sendo assim, para que você veja a importância do relacionamento interpessoal nas organizações, principalmente na qualidade de vida e produtividade dos colaboradores, preparamos este artigo com algumas dicas para manter e aprimorar as boas relações no trabalho!

Afinal, o que é relacionamento interpessoal?

A Psicologia e a Sociologia definem relacionamento interpessoal como a conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas em um contexto. Nesse caso, estamos falando do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

O ser humano, por questões de racionalidade, tem a necessidade de se relacionar. Por esse motivo, busca se vincular a outras pessoas para trocar conhecimentos e emoções.

A partir de relacionamentos positivos, as chances de surgirem conexões verdadeiras com quem se convive se tornam maiores. Dentro desse contexto, elementos como empatia e respeito são essenciais.

Qual é a importância do relacionamento interpessoal nas organizações?

fotografia de dois colaboradores conversando sobre como funciona o relacionamento interpessoal nas organizaçõesO relacionamento interpessoal nas organizações influencia os índices de satisfação e retenção dos talentos nas organizações 

Quando pensamos em local de trabalho, o associamos com um ambiente mais formal, no qual precisamos transmitir uma boa impressão sobre nossa personalidade. Além disso, sabemos que nesse lugar todos estão a procura de se destacar dos demais.

O relacionamento interpessoal nas organizações, portanto, é uma das maneiras que os colaboradores encontram para se diferenciarem de seus colegas. Quem se comunica bem com diferentes grupos acaba criando pontes que encurtam caminhos na carreira.

Para as empresas, os problemas de relacionamento entre as pessoas afetam a produtividade e podem causar insatisfação — consequentemente um aumento nas taxas de rotatividade e absenteísmo.

Como o relacionamento interpessoal influencia na produtividade e na qualidade de vida no trabalho?

Sabemos que pessoas movem empresas. Pois, juntas, trabalham para alcançar os objetivos organizacionais. Contudo, o que seria deles se cada indivíduo decidisse agir por conta própria? É aí que entra o relacionamento interpessoal nas organizações!

Do ponto de vista macro, se os colaboradores não se relacionam, nem mantêm um nível mínimo de diálogo, os objetivos da empresa ficam mais distantes.

Observando essa situação em um contexto mais pontual, os profissionais que não se relacionam com os demais acabam isolados e, consequentemente, desmotivados para continuar trabalhando.

Se a comunicação flui com os demais parceiros de trabalho — diretos e/ou indiretos —, o colaborador tem a oportunidade de realizar melhor suas atividades, pois conta com o apoio de diferentes pessoas.

O relacionamento interpessoal nas organizações é tão importante que se reflete na qualidade de vida dos funcionários. Já percebeu uma carga negativa em um ambiente no qual as pessoas pouco se falavam?

É muito ruim trabalhar em um lugar onde os relacionamentos inexistem ou são pautados por brigas, desconfianças, fofocas e especulações.

Como a empresa pode incentivar boas relações no trabalho?  

fotografia de uma reunião de líderes discutindo o que fazer para melhorar o relacionamento interpessoal nas organizaçõesOs Líderes têm um papel fundamental no incentivo ao bom relacionamento interpessoal nas organizações.

Enquanto responsáveis pelo desenvolvimento de um espaço para trocar experiências, a liderança precisa ouvir o que as pessoas têm a dizer e colaborar com desenvolvimento dos demais.

A seguir, elencamos algumas dicas para auxiliar a melhoria dos relacionamento interpessoal nas organizações:

Conheça seus colaboradores

Cada profissional tem um motivo para estar ali. Pode ser juntar dinheiro para realizar um sonho, crescer profissionalmente ou amar o que faz. Saber o que motiva os indivíduos o ajudará a conduzi-los da melhor maneira.

Estabeleça uma cultura de valorização

Os colaboradores devem se sentir valorizados — tanto na realização das tarefas quanto nas ideias que têm. Faça com que eles se sintam confortáveis para sugerir soluções e novas estratégias.

Estimule a cordialidade e o respeito

Esses comportamentos devem vir dos líderes e gestores. O dia a dia de trabalho precisa reforçar a missão e os valores da empresa, priorizando relacionamentos cordiais e respeitosos.

Combata as falhas de comunicação

São muitos os conflitos que se originam nas falhas de comunicação. Quando não há clareza e objetividade nas mensagens, os colaboradores podem interpretá-las do modo errado.

Reforce a importância da empatia

Empatia é a habilidade de se imaginar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos, desejos, pensamentos, ideias e ações. Saber o que move as pessoas ajuda a compreender a visão de mundo que elas têm.

Mostre que feedbacks são importantes

O feedback é a ferramenta ideal para mostrar aos colaboradores a importância do relacionamento interpessoal nas organizações, principalmente quando é feito em duas vias, ou seja, da empresa para o profissional e vice-versa.

Note que o relacionamento interpessoal nas organizações é fundamental para que as equipes sejam mais produtivas e as empresas alcancem seus objetivos. Sem ele, cada indivíduo agiria por conta própria.

Há uma relação complementar entre comunicação e liderança — independentemente do tipo de gestão. Juntas, contribuem para o relacionamento interpessoal que estimula os resultados desejados. Veja como neste artigo!

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