Sabia que o autoatendimento aos colaboradores pode aumentar a produtividade do seu time de RH?

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Quantos gargalos você enfrenta no dia a dia do RH por precisar parar suas atividades para resolver questões dos colaboradores que seriam possíveis de serem solucionados por eles mesmos? Com isso, muitas vezes, temos problemas de atrasos, entraves e falta de possibilidade de ações estratégicas, justamente por se sobrecarregarem com atividades que poderiam ser automatizadas.

Para ter uma melhor gestão de RH é fundamental, principalmente, para garantir que suas atividades ocorram com maior fluidez e sem erros. Para isso, o sistema de autoatendimento pode ser um importante aliado. Quer saber mais? Continue lendo e tire suas dúvidas.

O que é o autoatendimento?

O autoatendimento aos colaboradores é uma forma de trazer maior autonomia para o setor de RH. Por meio do uso de uma solução especializada para RH, é possível que os colaboradores da empresa possam realizar uma série de processos sem a necessidade da mediação do profissional de RH.

Por exemplo, se antes era preciso que o profissional solicitasse ao gestor que agendasse suas férias e, assim, poderia perder a oportunidade de marcar no período desejado, agora ele pode, por meio de uma solução específica, realizar o acompanhamento e agendamento de forma autônoma, sem maiores problemas.

Quais os benefícios do autoatendimento no RH?

Trazer a possibilidade do autoatendimento para seu RH pode ser responsável por uma série de benefícios que a empresa terá. Vejamos alguns pontos a seguir:

  • Gera maior autonomia. Os profissionais sabem que, em caso de qualquer dúvida, podem resolver as questões sem precisar de intervenção de terceiros, garantindo maior autonomia;
  • Facilidade na atualização de dados: não é preciso que um profissional precise passar os dados para o RH para realizar a atualização cadastral. Ele mesmo pode realizar a alteração no sistema;
  • Evita-se erros e falhas por atraso na atualização: por exemplo, se for preciso mudar os dados bancários do colaborador, ele mesmo pode fazer isso e, assim, evitar que o atraso na atualização pelos colaboradores, levem a problemas no pagamento;
  • Garante segurança conforme a LGPD, garantindo que, por meio das solicitações e notificações realizadas pelo sistema, que o usuário consente em fornecer seus dados pessoais;
  • É possível, ainda dentro da LGPD, deixar claro para consulta para o colaborador quais serão os usos das suas informações;
  • Permite que o colaborador possa fazer o planejamento de férias de forma autônoma, bastando agendá-la nos períodos específicos que o sistema permite;
  • Permite maior mobilidade, já que seus funcionários poderão ter acesso à informação a qualquer hora e lugar, por meio de uma plataforma facilitada;
  • Com o uso do sistema da Senior, nossa parceira, os funcionários podem, ainda, ter o suporte da assistente virtual, a Sara do WhatsApp, permitindo que possam tirar dúvidas simples sem a necessidade de ter intervenções com humanos. Contudo, em casos mais complexos, poderá ser necessária a intervenção do profissional;
  • Facilita os processos para os gestores de RH que, no ato da atualização cadastral, precisarão apenas fazer a conferência e aprovação das solicitações;
  • Redução no tempo de tarefas;
  • Consequentemente, redução de custos no RH;
  • Centralização dos dados dos colaboradores em uma única plataforma;
  • Facilidade para acompanhamento dos dados por meio de um analytics automatizado e eficiente;
  • Modernização dos processos de RH;
  • Todos os processos têm workflow de aprovação e são parametrizáveis, assim, o gestor de RH pode aprovar ou não as alterações realizadas.

Como implementar o autoatendimento no RH da sua empresa?

Para implementar o autoatendimento no RH e realizar a melhor adoção, de forma simples, fácil e com eficiência, conte com uma empresa especializada – e a 2easy é a sua melhor escolha!

Nós podemos auxiliar em todo o processo de implementação e auxiliar a reduzir as dores do seu negócio no que diz respeito ao atendimento ao colaborador. Por isso, não deixe de conhecer mais sobre nosso trabalho!

O autoatendimento permite otimizar processos e potencializar produtividade. Mas não é o único ponto. Por isso, é importante acompanhar outras dicas para este fim. Confira o nosso passo a passo para melhorar os processos na sua empresa e focar em pessoas.

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