Saúde no ambiente de trabalho: como agir diante do coronavírus e outras epidemias?

Compartilhar

Além da óbvia vantagem de melhorar o bem-estar dos colaboradores, promover a saúde no ambiente de trabalho prepara e conserva a força de trabalho para a manutenção da produtividade

Promover a saúde no ambiente de trabalho é uma ação que vai além da vantagem de melhorar o bem-estar dos colaboradores, envolvendo benefícios recíprocos — tanto para profissionais quanto para empresas.

Os programas de promoção à saúde são conjuntos de medidas cujo objetivo é estimular a alteração e manutenção no estilo de vida dos trabalhadores. A consequência é a redução de doenças comuns no ambiente de trabalho como:  Lesão por esforço repetitivo; estresse ocupacional; problemas de visão; infecções de pele; e outros. Além de preparar sua empresa para crises e epidemias que podem surgir sem aviso prévio

No entanto, o que ocorre, em algumas empresas, são apenas medidas isoladas que não preparam os colaboradores para epidemias e pandemias, como o caso do novo Covid-19.

Saiba quais são as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para esses casos e conheça as sugestões de ações e campanhas de saúde no ambiente de trabalho para combater o novo coronavírus!

Por que contar com um programa de saúde no ambiente de trabalho?

A necessidade de políticas preventivas de saúde, como o próprio nome diz, possui o objetivo de preparar e conservar a força de trabalho para que não seja afetada pelas doenças ocupacionais e outras que possam surgir.

Para o trabalhador, os benefícios são uma vida plena, com mais saúde e felicidade, mudança na forma de encarar o trabalho, aumento na sensação de pertencimento e valorização profissional, além de melhorias nas relações com todos.

Do ponto de vista da empresa, esses benefícios se estendem pela maior produtividade dos colaboradores, melhoria no ambiente de trabalho, aumento no nível de satisfação, diminuição da taxa de absenteísmo e mais retenção de mão de obra.  

fotografia de um colaborador lavando as mãos, medida preventiva que garante saúde no ambiente de trabalho Neste momento, campanhas informativas acerca da higienização correta de mãos podem auxiliar na promoção de saúde no ambiente de trabalho.

A adoção de medidas, como palestras voltadas este tema, acompanhamento dos resultados de exames periódicos e higienização correta de mãos e de equipamentos compartilhados, contribuem para a saúde no ambiente de trabalho.

Além disso, crie uma comissão de comunicação entre os colaboradores e recomende que utilizem o aplicativo que acaba de ser lançado pelo Ministério da Saúde, o CoronaVírus-SUS

Como lidar com os casos confirmados de colaboradores com o novo coronavírus?

No Brasil, a contaminação por Covid-19 se iniciou por casos importados, principalmente de pessoas que viajaram para o atual epicentro da doença: a Itália.

Ao chegarem em nosso país, essas pessoas — com ou sem sintomas — acabaram entrando em contato com outras e assim foram multiplicados os casos de contaminação. Contudo, a situação evoluiu.

Nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, a contaminação do novo coronavírus passou a ser comunitária, ou seja, quando não há a identificação de quem transmitiu a doença.

Nesses e em outros estados com casos confirmados, segue-se o protocolo da Organização Mundial da Saúde, que recomenda quarentena de 15 dias tanto para os infectados quanto para quem chega de viagem de zonas de alta incidência do vírus.

Em áreas onde ocorrem a transmissão comunitária, a OMS recomenda a redução de deslocamentos para o trabalho, reuniões realizadas virtualmente ou em salas abertas e arejadas, além do adiamento de viagens a trabalho que não sejam não essenciais.

fotografia de um colaborador realizando videochamada Para evitar a propagação do vírus e garantir a saúde no ambiente de trabalho, medidas como trabalho remoto e reuniões virtuais são bastante efetivas.

Outra medida é a adoção de horários alternativos para quem obrigatoriamente deve ir à empresa. Desse modo, evita-se a presença do colaborador em transportes públicos lotados.

Os profissionais que estiverem com os sintomas mais comuns do novo coronavírus, ou seja, febre, tosse e falta de ar, devem ser encaminhados para a realização de testes em hospitais que serão capazes de confirmar o Covid-19.

Quando há a confirmação, o paciente precisa ficar isolado em casa ou no hospital por um período de 15 dias. Para orientar os colaboradores, o ideal é a união dos departamentos para organização de um comitê de crise.

De que maneira as empresas devem se preparar?

É recomendável  a criação de um comitê para promover a saúde no ambiente de trabalho e combater a atual pandemia do coronavírus. Somente a união de todos é capaz de preservar a saúde dos colaboradores e evitar o contágio.

Dessa forma, o comitê ficará encarregado de monitorar o avanço da doença e adotar as práticas recomendadas pelos órgãos médicos nacionais e auxiliar no canal de comunicação garantindo que a informação chegue a todos.

Para que as ações sejam efetivas, o comitê deve ser formado um profissional de cada área a seguir:

  •         RH: possui as informações referentes aos colaboradores;
  •         Marketing: consegue transformar as orientações em campanhas;
  •         Suprimentos: pode providenciar a compra de materiais de prevenção;
  •       Saúde e Segurança do Trabalho: ajuda no cumprimento das normas existentes;
  •       Medicina do Trabalho: médicos e enfermeiros conseguem acompanhar os casos suspeitos e confirmados;

 

Obviamente que nem toda empresa possui uma estrutura com esses profissionais. Nesses casos, elas devem organizar o comitê dentro de suas possibilidades, pois, o mais importante é a empresa trabalhar a conscientização de todos para que as doenças, independentemente da gravidade, não se espalhem e afetem a qualidade de vida das pessoas.

Para auxiliar sua gestão,  elaboramos um modelo de protocolo para que as empresas possam utilizar como base para implementação de suas políticas de prevenção ao coronavírus.

   Clique aqui para baixar!

Nesse sentido, o plano de saúde corporativo é uma verdadeira carta na manga das organizações. Principalmente porque ANS incluiu no rol de procedimentos obrigatórios o exame para detecção do Coronavírus.

Precisando de auxílio para implantar um plano de saúde na sua organização? Leia nosso outro artigo sobre o tema para conhecer as modalidades de adesão e as vantagens de oferecer esse benefício dentro da sua corporação. 

botão que redireciona para o contato

Fale com nossa equipe!  Conheça nossas opções de serviços para viabilizar a implantação de um plano sem impactar no orçamento da organização. 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias