Seguro de vida individual e em grupo: proteção financeira e familiar

Compartilhar

O sucesso da sua empresa depende de seus colaboradores. Por isso, é fundamental cuidar da vida dessas pessoas como se estivesse cuidando da própria família. Você já pensou em fazer um seguro de vida individual para elas?

Para empresas, o tipo de seguro mais comum é o coletivo. Mas você sabia que, mesmo nessa modalidade, a cobertura é individual?

O processo de escolha é muito simples. Basta determinar as coberturas, os capitais segurados e as formas de pagamento. Por meio deste seguro, será possível oferecer mais segurança e tranquilidade para quem contribui com seus resultados. Muitas vezes esse é um benefício obrigatório de acordo com a convenção coletiva de sua empresa. Você já verificou a CCT ?

Continue a leitura e saiba mais sobre seguro de vida individual e em grupo.

Seguro de vida individual

O seguro de vida individual pode ser contratado por pessoas físicas ou jurídicas, sempre com a finalidade de cobrir o risco de um único segurado. Por meio dele, estará garantido o direito a indenização em caso de morte ou invalidez por acidente.

Acompanhe os detalhes:

  • Cobertura básica: morte natural ou acidental.
  • Coberturas opcionais: indenização especial de morte por acidente, invalidez permanente total ou parcial por acidente, assistência funeral individual ou familiar, incapacidade temporária, antecipação especial por doença e outras.

Do ponto de vista estratégico, a contratação de um seguro de vida individual pode ser mais custosa, pois envolve contratos negociados de forma isolada. Além disso, precisamos destacar alguns cuidados:

  • Riscos excluídos: aparecem listados nas condições gerais do contrato e podem ser importantes para o segurado.
  • Omissão de informações: é necessário acompanhar de perto a qualidade e a veracidade do que será dito à seguradora, como o estado de saúde atual.
  • Beneficiários: devem estar cientes sobre a existência do seguro.

Seguro de vida em grupo

Várias pessoas com as mãos sobrepostas como sinal de união
O seguro de vida individual, quando feito em grupo, traz muito mais vantagens.

Trata-se da modalidade mais escolhida entre as empresas e sua contratação deve ser feita por uma pessoa jurídica para cobrir o risco de um grupo de segurados — no caso, os colaboradores.

Veja como essa modalidade é composta:

  • Cobertura básica: morte natural ou acidental.
  • Coberturas opcionais: indenização especial de morte por acidente, invalidez permanente total ou parcial por acidente, assistência funeral individual ou familiar, cesta básica, extensão ao cônjuge e/ou filhos, desemprego, rescisão contratual, doença congênita para filhos, renda por incapacidade temporária e outras.

O seguro de vida em grupo é uma modalidade mais vantajosa para empresas e seus colaboradores. E por mais que envolva uma quantidade maior de pessoas, trata-se de um seguro de vida individual.

A diferença está na forma como esse seguro será negociado. É mais vantajoso para a seguradora fechar um pacote de seguros do que cada contrato individualmente. Desse modo, sua empresa pode repassar descontos e mais benefícios para cada profissional que aderir.

A contratação do seguro de vida em grupo pode ser feita de diferentes maneiras:

  • Capital Global: um capital para todo o grupo. O valor individual é determinado a partir da divisão do total pela quantidade de segurados na data que ocorrer o sinistro.
  • Uniforme: o capital é igual para todos os segurados do plano.
  • Múltiplo salarial: determina-se o capital individual a partir da multiplicação do salário mensal.
  • Livre Escolha: cada segurado determina seu capital no ato da assinatura da proposta de adesão.

Importância do seguro de vida

O seguro de vida individual ou em grupo pode fazer parte do pacote de benefícios de sua empresa para atrair e reter talentos. Esse benefício oferece tranquilidade para o colaborador e sua família nos momentos mais difíceis.

No entanto, muitos colaboradores ainda não entendem a importância do seguro de vida porque sempre associam esse benefício à morte. Mas, como dito acima, é possível torná-lo mais abrangente e oferecer outras coberturas.

O custo-benefício do seguro de vida é muito bom, pois os planos são customizáveis e é possível chegar a uma solução extremamente vantajosa para todos — inclusive para a empresa.

Vantagens do seguro de vida

Pessoa anotando em um caderno as vantagens do seguro de vida individual
Conheça agora as vantagens do seguro de vida individual ou em grupo.

São muitas as vantagens do seguro de vida individual ou em grupo, mas a principal é o aumento na produtividade dos colaboradores. Com esse benefício, eles também tendem a se sentir mais protegidos.

Confira outras vantagens:

Fator motivacional

Essa é uma oportunidade que sua empresa tem de oferecer um cuidado para o colaborador e sua família. O seguro de vida, portanto, pode estimular o profissional a continuar trabalhando sempre bem para garantir esse benefício.

Diminui a rotatividade

Muitas empresas sofrem com problemas de retenção e a rotatividade de colaboradores sobe sem parar. Isso afeta negativamente a qualidade do serviço. No entanto, um bom seguro de vida individual ou em grupo pode reverter esse quadro.

Antecipa e previne problemas

A máxima “melhor prevenir do que remediar” nunca fez tanto sentido. Sai mais cara, para sua empresa, a conta de um problema que não foi acompanhado. Lembre-se de que o seguro prevê coberturas extras que podem reduzir custos para a sua companhia.

Isenção de Imposto de Renda

Não há incidência de tributos sobre o pagamento da indenização. Para ter essa vantagem, sua proposta de adesão deve indicar a modalidade resgatável. Ela permite a aplicação do capital do seguro em produtos rentáveis no mercado e que são isentos de Imposto de Renda e Imposto de Herança.

Note como o seguro de vida individual ou em grupo pode se converter em uma excelente escolha para compor o pacote de benefícios de sua empresa. E agora que você conheceu as vantagens do seguro de vida em grupo, já pode implementá-lo na sua empresa.

Lembrando que o seguro de vida vai muito além de casos de falecimento, podendo oferecer aos segurados vantagens como assistências emergenciais durante viagens de trabalho (tanto nacionais quanto internacionais), antecipação do valor do prêmio em casos de doenças crônicas e cobertura temporária decorrente de incapacidades.

Em geral, o seguro de vida é um benefício muito atrativo e com baixo custo. Por isso, pode ser implementado sem a necessidade de grandes despesas financeiras por parte do empregador.

Botão para contato.

Para ajudá-lo nesse e em outros processos que envolvem a gestão de benefícios, fale com a 2easy! Conheça nossa consultoria feita por profissionais técnicos e especializados que podem contribuir com a retenção de talentos por meio da oferta das melhores opções do mercado.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias