Serviços terceirizados de RH valem a pena? Descubra suas vantagens!

Compartilhar

Nos últimos anos, a área de Recursos Humanos passou por um momento de mudança. Temas como estratégia, qualidade de vida no trabalho, motivação e plano de carreira tornaram-se prioridade. Além disso, esse departamento passou por outras alterações com a entrada do e-social e da reforma trabalhista. Diante de novas necessidades, surgiram os serviços terceirizados para RH.

A terceirização no universo do RH oferece boas possibilidades, como manter uma equipe interna focada em atividades-chave e deixar que outra, externa, cuide de uma rotina um pouco mais burocrática — como a gestão da folha de pagamento ou do controle de ponto. Portanto, em alguns casos, compensa terceirizar completamente essa área.

Continue a leitura e descubra se os serviços terceirizados de RH valem a pena.

Melhor adaptação de empresas

Empresas pequenas, bem como as que estão em expansão, costumam passar por certas dificuldades para se adaptarem, pois o mercado muda constantemente e a gestão de pessoas, principalmente a parte burocrática, tem um peso considerável em sua rotina.

 

Um erro de cálculo, além de prejudicar a empresa e seus envolvidos no processo, é passível à multa referente aos encargos, possíveis ações trabalhistas, sem contar a insatisfação dos colaboradores. Quando o processamento da folha é terceirizado, a responsabilidade de arcar com os prejuízos financeiros por conta de erros, será da organização. Para tanto, é imprescindível muita atenção no momento da contratação do fornecedor.

Em comum, ambas tentam focar no core business, ou seja, na atividade central do negócio. De modo estratégico, elas podem contar com o apoio de serviços terceirizados de RH e, ao mesmo tempo, encontram espaço para direcionar esforços em vantagem do próprio crescimento.

As companhias estrangeiras que desembarcam em nosso país também se adaptam melhor quando contratam esses serviços terceirizados, pois desconhecem o nível de detalhes das leis brasileiras e a burocracia que envolve cada uma delas.

Eficácia no controle de custos

Para se manterem ativas, figuram entre os principais objetivos das empresas a redução e o controle de custos. Durante períodos de instabilidade na economia, eles se revelam ainda mais importantes — e precisam de total apoio da área de Recursos Humanos.

Conhecendo o universo de Rh, sabemos o quanto uma contratação errada pode custar para as empresas — principalmente se ela for de um executivo. Equívocos como esse refletem em novos gastos e isso pode se transformar em um problema muito complexo.

A área de Recursos Humanos deve oferecer soluções inteligentes e ferramentas que tornem o processo de recrutamento e seleção ainda mais precisos e assertivos. Nesse aspecto, os serviços terceirizados oferecem ferramentas específicas , pois são focados nas atividades que exercem.

Em vez de a sua empresa investir em ferramentas de recrutamento, seleção, gestão de folha de pagamento, treinamento e desenvolvimento, ela pode contratar um parceiro que possua know how e domine essas novas tecnologias — contribuindo para a redução de custos.

Padronização e conformidade nos processos

Quando os processos internos estão bem desenhados e são cumpridos com excelência, a empresa ganha velocidade na tomada de decisão. Se eles forem automatizados, os ganhos são ainda maiores.

Problemas surgem diante da necessidade de reduzir custos. As organizações muitas vezes diminuem ou realocam pessoas responsáveis pela gestão de processos internos — uma medida que pode expor os negócios a riscos ainda maiores.

A solução pode ser encontrada na contratação de serviços terceirizados. No departamento de RH, há a possibilidade de manter a padronização e conformidade nos processos, por um custo menor do que aquele que é praticado, garantindo o nível de eficiência, atualização contínua e prazos.

Concentração na produtividade

A contratação de serviços terceirizados no RH não elimina a possibilidade de manter uma equipe internalizada. A diferença é que esses profissionais que ficam, podem ser direcionados para atividades mais estratégicas, reforçando a importância da gestão de pessoas.

Cabe ao RH garantir o sucesso do negócio por meio de contratações precisas e a correta gestão dos colaboradores. Por isso, a equipe internalizada deixa de executar certas tarefas manuais e passa a direcionar esforços para a criação de um elo entre os colaboradores e as metas da organização, fomentando o engajamento de todos.

ampulheta
Uma das vantagens de optar por serviços terceirizados de RH é que a sua equipe poderá organizar melhor o tempo das tarefas importantes demandam.

Os serviços terceirizados de Rh, auxiliam a equipe interna de Recursos Humanos de uma empresa a otimizar seu tempo. Dessa forma, ao terceirizar algumas demandas, o RH interno reduz sua jornada de trabalho pela metade. Uma vez que, atividades como folha de pagamento, administração e gestão de benefícios fica por conta da empresa terceirizada.

Especialização na execução de tarefas

A empresa que oferece serviços terceirizados de RH já se dedica ao próprio core business, pois exerce atividades relacionadas à sua especialidade. Desse modo, você pode contar com o apoio de uma equipe altamente especializada e constantemente atualizada.

Para as empresas de serviços terceirizados, é mais fácil lidar com determinadas burocracias, pois elas já fazem parte de suas rotinas — algo que, dentro da sua organização, poderia ser resolvido com um pouco mais de dificuldade.

A especialização em atividades, como as que envolvem recursos humanos, possibilita ações mais precisas e com menor quantidade de falhas. Trata-se de um ganho que envolve eficiência e redução de custos para as duas partes.

Agora que você conhece as vantagens de contar com serviços terceirizados de RH, precisa saber que existem softwares que contribuem com a realização de muitas dessas atividades. Eles auxiliam na gestão da folha de pagamento, consultoria e gestão de benefícios, controle de ponto e outros.


Para ter acesso às soluções inteligentes que contribuem com a produtividade da sua área de Recursos Humanos, fale conosco e conheça os diferenciais da 2easy em relação à terceirização da folha de pagamento!

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias