A terceirização de folha de pagamento traz vantagens à empresa?

Compartilhar

A terceirização de folha de pagamento é mais interessante do que a internalização dessa atividade? Essa é uma dúvida frequente na rotina de quem vê os negócios crescendo, assim como o número de colaboradores.

O fato é que a decisão sobre terceirizar ou não está baseada no aumento da capacidade de produção das áreas de recursos, pessoas e processos.

A empresa que consegue concentrar seus esforços nas tarefas que são fundamentais para o negócio, aumentam o próprio potencial e melhoram a eficiência dos seus processos. Contudo, é preciso fazer isso com muito planejamento.

Uma das tarefas que podem ser terceirizadas é a folha de pagamento. Será que a terceirização dela traz vantagens à empresa? Confira a seguir os fatores que estão envolvidos nesse processo!

Terceirização de folha de pagamento e a complexidade

Convenhamos que a folha de pagamento é um dos principais custos de uma empresa e uma das tarefas mais complexas de qualquer organização. Existe variação nos valores dos tributos — algo que muda de acordo com o porte e a área de atuação da empresa e principalmente pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) ter muitas variações e complexidade em várias esferas, incluindo a nova reforma trabalhista.

Isso faz com que o setor encarregado de elaborar e fazer a gestão da folha de pagamento tenha que conhecer o máximo sobre a legislação — o que exige reciclagem constante.

Quando você faz a terceirização de folha de pagamento, contrata uma empresa especializada. Ela conhece bastante a legislação e dá o suporte necessário para que seus colaboradores estejam sempre amparados pela lei.

Mão de obra da folha de pagamento

Elaborar e fazer a gestão da folha de pagamento requer tempo, dinheiro e mão de obra — fatores que nem sempre estão à disposição. No intuito de economizar, muitas empresas repassam essa atividade para outros colaboradores.

Encarregados de outras atividades, esses colaboradores acabam sobrecarregados. Isso não permite que eles sejam eficientes, muito menos produtivos da maneira que a empresa espera deles.

A terceirização de folha de pagamento possibilita a realização dessa tarefa de forma mais econômica, pois se trata de uma prestação de serviço. Assim, seus colaboradores podem se dedicar às atividades que envolvem o core business.

Falhas e multas

Você, como empresário, sente a diferença entre o trabalho de uma equipe focada em determinada atividade e o de outra que está acumulando funções. No caso da terceirização de folha de pagamento, isso se torna evidente.

A empresa especializada sabe muito bem o que está fazendo — pois esse é o core business dela. Com esse foco, ela reduz a quantidade de falhas na folha de pagamento por meio da correta avaliação de horas extras, adicionais noturnos e outros direitos que os seus colaboradores têm.

Outro ponto importante é que isso leva sua empresa ao cumprimento das normas e legislações governamentais. Desse modo, evita-se a aplicação de sanções à empresa, bem como os processos trabalhistas.

Velocidade de serviço

A empresa que deseja crescer precisa ter acesso às novas tecnologias, aumentando assim o próprio ritmo de produção. Contudo, isso envolve investimentos financeiros e que, mais uma vez, nem sempre estão disponíveis. Internalizar  a folha pode desviar os investimentos com recursos tecnológicos que não fazem parte da atividade fim da empresa, no entanto com a terceirização de folha de pagamento sua empresa estará atualizada tecnologicamente e integrada a algum sistema contábil ou de ERP. Toda a movimentação pode ser feita por um portal web personalizável e configurado de acordo com as necessidades do seu negócio. E a um custo bem menor, esse processo passa a ser automatizado, tornando simples a execução dessas tarefas.

Gestão especializada

a terceirização de folha de pagamento

A empresa especializada em folha de pagamento também contribui com a melhor gestão de pessoas no seu negócio. Horários, faltas e outras ocorrências passam a ser gerenciadas por ela.

Esses e outros dados são repassados para a empresa responsável pela folha de pagamento, evitando problemas com abonos indevidos ou a má conferência mensal deles. Desse modo, obtém-se a independência de regulação.

Alcança-se esse patamar por meio da transparência dada à relação empresa-colaborador. Quando os profissionais estão com dúvidas, eles recorrem ao portal para que falem com o ponto de contato entre a empresa terceirizada e a sua.

Multidisciplinaridade

Outra vantagem que a terceirização de folha de pagamento traz à empresa é a multidisciplinaridade da equipe da empresa contratada. Por mais que todos os profissionais dela compartilhem do mesmo objetivo, eles fazem parte de um grupo maior que é composto por diferentes especializações.

Essa multidisciplinaridade contribui com a agilidade nos processos, bem como a correta aplicação das normas e legislações. Do ponto de vista estratégico, trata-se de algo essencial para a empresa que deseja crescer mais.

Aquele colaborador internalizado na sua empresa deixa de ter a necessidade constante de se aprimorar nas minúcias que compõem a folha de pagamento. Desse modo, ele passa a ter tempo livre para se dedicar ao core business da organização.

Observe como a terceirização de folha de pagamento leva para sua empresa a possibilidade de ser mais competitiva no próprio ramo de atuação. Por meio dela, você consegue focar naquilo que realmente interessa: as atividades fundamentais para o crescimento da sua empresa.

terceirização de folha de pagamento

Fale com a 2easy e conheça nossas soluções em BPO de folha de pagamento. Aproveite os benefícios e tenha acesso às vantagens descritas neste texto, além de outras!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias