Tipos de avaliação de desempenho: gestão de pessoas e qualidade contínua

Tipos de avaliação de desempenho

 

Conhecer os tipos de avaliação de desempenho é essencial para o crescimento de uma empresa, uma vez que as informações geradas a partir dela são valiosas para que a gestão de recursos humanos possa entender como ajudar os funcionários a crescerem e, consequentemente, fortalecerem seu negócio.

Sabendo disso, nesse texto trazemos alguns dos melhores tipos de avaliação de desempenho para que você possa fortalecer sua estratégia rumo ao sucesso!

Avaliação inicial de Desempenho

Quando pensamos nos melhores tipos de avaliação de desempenho de funcionários, não podemos deixar de abordar um ponto muito importante: a gestão de pessoas.

A avaliação de desempenho entrega um parâmetro palpável para analisar os resultados obtidos pelos colaboradores, possibilitando a tomada de decisões precisas em relação à promoção, premiação, bônus, aplicação de treinamentos, demissão e contratação de pessoal. Além disso, essa avaliação serve para motivar o desenvolvimento profissional dos funcionários.

Com uma primeira avaliação de desempenho estruturada, um leque de opções se abre para outros tipos de avaliações, que variam de acordo com a estratégia da empresa, por exemplo: se a ideia é aplicar para um grupo de pessoas, por departamento, por empresas, ou mesmo quais modelos de avaliação de desempenho serão utilizados se será 360º, 180º ou 90º.

Principais tipos de avaliação de desempenho

Apresentaremos aqui tipos de avaliação de desempenho que podem — e devem — ser aplicados aos funcionários da sua organização. Portanto, identifique as melhores metodologias para seu negócio e convoque os demais líderes para que, juntos, desenvolvam esse trabalho.

Avaliação de desempenho com foco em competências

A avaliação de desempenho por competências é uma ferramenta que, além de analisar, aumenta o estímulo e a motivação do colaborador para trabalhar.

Ela possibilita à organização acompanhar o modo como os profissionais desempenham suas atividades, obtendo maior consciência de suas respectivas potencialidades.

Podemos afirmar então que, dentre os tipos de avaliação de desempenho, essa metodologia possibilita objetividade, clareza e transparência no processo de avaliação, minimizando as percepções subjetivas.

Por isso, a avaliação de desempenho por competências é tida, entre os tipos de avaliação de desempenho, como uma importante ferramenta na gestão do desenvolvimento de talentos, pois é feita a partir de um olhar sistemático, que identifica as competências, habilidades e conhecimentos fundamentais para a eficácia profissional.

Avaliação de Performance

Os tipos de avaliação de desempenho têm evoluído cada vez mais — com ferramentas que vão desde questionários a interfaces de avaliação em tempo real. Dentro disso aparece a Avaliação de Performance, que tem por objetivo alinhar a performance do funcionário às metas da empresa.

Alinhar a performance do funcionário às metas da empresa é um processo técnico, estruturado e contínuo que pode ser executado através das ferramentas citadas acima.

É importante lembrar que o sucesso desse tipo de avaliação de desempenho depende de uma estratégia e planejamento bem elaborados.

Também é essencial que haja um feedback da Avaliação de performance para o funcionário. Isso garante a identificação e solução de problemas que podem ser a chave para fazer o negócio crescer na direção certa.

Avaliação de Metas

A avaliação de metas, por sua vez, é um tipo de avaliação de desempenho sinônimo de transparência e coerência no processo avaliativo porque permite que os colaboradores da empresa saibam quais são os objetivos buscados além das estratégias definidas para isso.

Tipos de avaliação de desempenho
A avaliação de metas é um tipo de avaliação de desempenho sinônimo de transparência.

Especificar, mensurar, definir parâmetros, relevância e prazos é um processo que exige organização e expertise por parte da equipe de gestão de pessoas, mas atesta competência e certifica o desenvolvimento da corporação e dos colaboradores.

Tudo isso pode ser transformado em alinhamento entre empresa e colaborador, o que gera a ideia de sincronia e resulta na motivação dos funcionários fazendo com que a empresa tenha aí uma boa oportunidade de melhoria e utilize os tipos de avaliação de desempenho como ferramenta para isso.

Avaliação de Perfil Comportamental

A avaliação de perfil comportamental revela o potencial e as competências de cada indivíduo. Este é um dos tipos de avaliação de desempenho que pode ser usado em seleções, recrutamentos, remanejamentos de área e promoções.

Com esse tipo de avaliação de desempenho é possível mapear a tendência comportamental de cada colaborador e considerar sua adequação ao contexto organizacional.

Essa metodologia ajuda a compreender como o profissional se relaciona com as pessoas, reage às situações, é motivado e se dedica ao trabalho.

Pesquisa de clima organizacional e satisfação

Outro bom tipo de avaliação de desempenho é a pesquisa de clima organizacional. Com ela você poderá descobrir o que está acontecendo de errado com a sua empresa e o que está refletindo de positivo ou negativo na motivação e desempenho dos funcionários.

Com os dados obtidos através da pesquisa, é possível organizar e traçar planos de ação para atrair ou reter talentos, além de poder pesquisar sobre determinado assunto interno, ou algum outro tipo de pesquisa, o que torna este um canal uma espécie de “ouvidoria”, essencial para uma boa gestão de recursos humanos.

Tipos de avaliação de desempenho
A pesquisa de clima organizacional garante o bom desenvolvimento do trabalho em equipe na empresa.

É importante fazer uma avaliação de desempenho periódica seguindo algumas etapas. Por exemplo: realizar uma preparação e identificar se há algum problema específico; planejar e escolher a metodologia de avaliação de desempenho; executar a pesquisa; analisar os dados e tirar as conclusões.

Modelos possíveis para a avaliação de desempenho

Avaliação 360º

A avaliação 360 graus tem como objetivo identificar e analisar a percepção que os profissionais da empresa têm em relação aos demais colegas, incluindo as lideranças da organização.

Esse é um dos tipos de avaliação de desempenho que promove a melhoria contínua dos indivíduos por meio de feedbacks pontuais, a partir de pontos como capacitação, atitudes, habilidades técnicas, qualidades, defeitos e perfil comportamental.

No caso dessa avaliação de desempenho, um questionário pessoal e sigiloso é entregue aos funcionários. Os resultados serão analisados e consolidados por um profissional de RH e, a partir disso, cada funcionário receberá um relatório indicando como os demais membros da equipe o avaliam, sem identificar as observações feitas.

O conhecimento obtido através desse tipo de avaliação de desempenho auxilia o profissional em seu próprio desenvolvimento e faz com que ele se sinta parte importante do funcionamento da empresa.

Avaliação pelo superior hierárquico (180º)

Considerada um tipo de avaliação de desempenho intermediário, a avaliação 180 graus é feita pelos gestores superiores do colaborador e é importante porque propicia feedbacks e reconhecimento ao funcionário por parte de seus superiores.

É importante que gestores e colaboradores estejam cientes dos critérios de análise da avaliação e que esta seja feita de forma objetiva e respeitosa para que obtenha os resultados desejados, do contrário pode acabar culminando em mal estar e comprometendo a atuação de todos.

O feedback ao avaliado é o último passo desse tipo de avaliação de desempenho e não deve ser esquecido, já que é ele que permite que o funcionário identifique onde deve melhorar e aprecie o reconhecimento por seu trabalho, tendo mais motivos para prosseguir buscando a evolução.

Tipos de avaliação de desempenho
O feedback ao funcionário é importante para o triunfo de qualquer equipe.

Avaliação pelo superior hierárquico (90º)

Trata-se de um dos tipos de avaliação de desempenho mais comuns entre os aplicados nas empresas. Como o nome sugere, é aquele no qual o chefe avalia os membros de sua equipe.

Nessa avaliação, é considerada a performance individual do funcionário e como cada colaborador contribui para o cumprimento dos objetivos e metas da organização.

Nessa metodologia de avaliação de desempenho, o chefe avaliador deve se reunir com cada profissional avaliado para revelar seus pontos fortes e de melhoria.

Todos os aspectos levantados devem ser discutidos e formas de obter melhores resultados devem ser apresentadas — por meio de treinamentos, capacitações, incentivos e outros.

Por isso esse tipo de avaliação de desempenho baseia em quatro fatores: dominância (como lidar com desafios e dificuldades), influência (capacidade de influenciar e se relacionar), estabilidade (modo de lidar com mudanças) e conformidade (maneira de encarar as regras estabelecidas).

Tipos de Avaliação de Desempenho: resultados e análises

Auto feedback

Definido o tipo de avaliação de desempenho que mais atende às suas necessidades, é de extrema importância que hajam respostas para ela. Todos sabemos a importância do feedback como uma das ferramentas mais eficazes de comunicação e aprendizado contínuo.

As críticas que são obtidas através dele permitem melhorias nos relacionamentos profissionais, bem como do desempenho do funcionário no ambiente organizacional.

Uma das maneiras de fazer isso é o auto feedback, que ocorre quando reservamos parte do nosso tempo para uma reflexão.

A empresa pode estimular esse processo entre os funcionários, distribuindo formulários para que eles pratiquem uma autoavaliação com pontos pré-definidos pela equipe de Recursos Humanos.

Análise 9 Box

O método 9 Box entende que cada funcionário tem atitudes, características e hábitos diferentes que determinam seu desempenho. No entanto, se um funcionário não se esforçar, independente de todas suas competências indicarem um crescimento, ele será prejudicado.

A matriz 9 Box funciona por meio de eixos, que medem o desempenho horizontalmente. Dessa forma são classificados em: ‘acima’ ou ‘muito acima do esperado’, ‘dentro do esperado’ e ‘abaixo’ ou ‘muito abaixo do esperado’.

Ao passo que, verticalmente é estipulado o potencial dos colaboradores: ‘alto’, ‘médio’ e ‘baixo’, de acordo com as metas estabelecidas.

A avaliação é analisada por um comitê e, desse modo, nenhuma preferência pessoal fará parte do resultado, assegurando a transparência das avaliações de desempenho.

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