Entenda os tipos de benefícios trabalhistas

Compartilhar

Fazer a gestão dos benefícios trabalhistas, que são concessões que a empresa faz para a conveniência dos colaboradores, é uma das principais atribuições dos profissionais que atuam na área de Recursos Humanos.  

Alguns dos benefícios são obrigatórios e garantidos pelas leis trabalhistas, enquanto outros fazem parte de um pacote extra que as organizações oferecem para motivar os profissionais e atrair talentos que estão no mercado.

Nos últimos anos, as empresas vêm investindo cada vez mais na diversidade dos benefícios trabalhistas. Com isso, alcançaram redução do turnover e do absenteísmo. Tornaram-se, portanto, indispensáveis no planejamento de recursos humanos.

Saiba o porquê do investimento em benefícios trabalhistas é essencial para atrair e reter talentos. Descubra quais são os obrigatórios e os extras!

Benefícios trabalhistas existem porque o salário não é suficiente

fotografia de uma organização que se preocupa em entender os tipos de benefícios trabalhistasOs benefícios trabalhistas possuem influência direta sobre a qualidade de vida dos colaboradores. 

A atração e retenção de talentos se mostram verdadeiros desafios para muitas empresas. Na tentativa de lograrem sucesso, algumas oferecem salários acima da média de mercado.

Outras transformam o ambiente de trabalho e o deixam descontraído, mais a ver com o jeito e a personalidade dos profissionais mais jovens. Há ainda as organizações que investem em benefícios trabalhistas.

O fato é que atrair e reter talentos demanda um pouco de tudo. Vamos juntos entender o que há por trás disso?

Um colaborador pode receber seu alto salário e pagar todas as contas do mês, além de investir no futuro da família e comprar os bens de consumo que deseja. Mas trabalha infeliz, porque o clima organizacional é ruim ou tem seu talento subaproveitado.

Em outra situação, esse mesmo colaborador pode estar em um ambiente moderno, descontraído e que oferece o máximo de conforto para trabalhar. No entanto, há assédio moral e falta de comunicação entre líderes e liderados.

Observe que sozinhos, nenhum dos fatores citados funciona de maneira eficiente. Por esse motivo, o ideal é investir em todos e complementá-los com benefícios trabalhistas — cujo objetivo é ser o complemento da satisfação do colaborador.

Benefícios trabalhistas expressam o cuidado da organização com a equipe

Os benefícios trabalhistas contribuem para estabelecer um compromisso de longo prazo entre a empresa e seus colaboradores. Isso ocorre porque eles demonstram a preocupação e valorização com cada indivíduo da equipe.

Para muitos profissionais, somente o dinheiro não é suficiente. Mesmo com um alto salário, eles buscam complementos para o próprio bem-estar e o da família: academia, plano de saúde, alimentação de boa qualidade e outros.

Quando a empresa oferece um bom pacote de benefícios, consegue se destacar em relação às demais — mesmo que o salário seja inferior. Para a organização, o custo de mantê-los é inferior aos gastos com admissões e demissões frequentes.

Benefícios trabalhistas ligados ao bem-estar, por exemplo, são cada vez mais procurados pelos profissionais, pois as pessoas estão percebendo que o estilo de vida sedentário não é saudável e oferece riscos à saúde.

Por meio dos benefícios trabalhistas, as empresas alcançam vantagens como:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução da rotatividade;
  • Diminuição do absenteísmo;
  • Melhora na marca empregadora;
  • Menos gastos com processos de recrutamento, admissão e demissão;
  • Criação de uma força de trabalho mais focada, feliz e alinhada com os objetivos organizacionais.

Benefícios trabalhistas que são obrigatórios por lei

As leis trabalhistas listam os benefícios trabalhistas que são obrigatórios para os empregadores que trabalham sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho. São eles:

  • Vale-transporte: custeia o deslocamento de casa para a empresa e vice-versa.
  • Férias remuneradas: período de até 30 dias de descanso em que recebe o salário mais o equivalente a 30% do valor.
  • 13º salário: salário adicional recebido anualmente.
  • Adicional noturno: acréscimo no salário dos profissionais cujo expediente ocorre entre 22h de um dia até 5h do seguinte.
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS): desconta 8% da remuneração mensal do colaborador e é depositado em uma conta bancária, sendo utilizado nas condições que a lei prevê — caso da demissão sem justa causa.

Benefícios trabalhistas que são extras e podem ser oferecidos por sua empresa

fotografia de dois colaboradores utilizando seus computadoresOferecer benefícios diferenciados auxiliam as empresas a se destacar na concorrência pelos melhores talentos. 

Os benefícios trabalhistas extras complementam os obrigatórios e funcionam como diferencial competitivo para atrair e reter talentos. Por isso, listamos algumas opções e suas vantagens. Confira!

  • Plano de saúde: pode ser utilizado pelo colaborador e, dependendo do plano, pela família. Contribui para manter a saúde do profissional e seu bem-estar.
  • Assistência odontológica: mantém a saúde bucal do colaborador e contribui para sua autoestima.
  • Health for Pet: trata-se do plano de saúde para animais de estimação. Muitos profissionais vivem com seus pets e os tratam como membros da família.
  • Academia: reforça a importância de manter uma boa saúde física, diminuindo os riscos de doenças causadas pelo sedentarismo.
  • Trabalho home office: oportunidade que o colaborador tem de não enfrentar o trânsito ou um dia chuvoso, realizando seu trabalho de casa.
  • Vale-cultura: valor destinado para gastos com lazer, como cinema, livros, teatro e shows.
  • Alimentação: pode ser oferecido por meio de cesta básica, vale-alimentação ou vale-refeição.
  • Bolsas de estudo: complementam o conhecimento do colaborador e podem prepará-lo para novos desafios dentro da organização.

Note que há uma ampla diversidade de benefícios trabalhistas. Escolhê-los bem faz parte do processo e, nesse momento, é importante contar com o apoio de uma equipe especializada neles.

botão que redireciona para o contato

A 2easy tem soluções inteligentes para Recursos Humanos! Uma delas é a consultoria e gestão de benefícios. Nossos profissionais são técnicos e especializados no assunto e possuem um portfólio completo para que sua empresa monte o próprio pacote de benefícios trabalhistas.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias