Trabalho com jovens: prepare sua empresa para a nova geração

Compartilhar

Sua empresa está preparada para o trabalho com jovens?

A inserção dessa força de trabalho no mercado é um dos grandes desafios da política de emprego atual, pois a juventude brasileira é caracterizada por heterogeneidade e desigualdades.

Existem jovens diversos, imersos em distintos cenários.

Mulheres, pessoas negras, LGBTQ+, pessoas de baixa renda ou que moram em determinadas zonas rurais são os que mais sofrem com severa exclusão social. Falta o preparo correto e a oportunidade de um emprego de qualidade.

Quando fazem parte do mercado de trabalho, os jovens ampliam redes e têm a chance de criar ou reformular projetos na atual ou futura formação. E sua empresa pode contribuir para esse cenário.

Veja como preparar sua corporação para o trabalho com jovens, abrindo espaço para novos profissionais e talentos potenciais!

A importância dos jovens no mercado de trabalho

Empresas são rigorosas e requerem múltiplas habilidades e técnicas de seus colaboradores.

Não há nada de errado com isso, mas a maioria dos jovens não é preparada para essa realidade.

Como os jovens não têm experiência, são como diamantes brutos que precisam ser lapidados.

Do ponto de vista estratégico, trata-se de uma oportunidade sem igual para que sua empresa prepare essas pessoas.

O profissional que vem de outras empresas, por exemplo, traz uma bagagem maior de pensamentos, posturas e atitudes que os jovens ainda não possuem. Logo, torna-se possível moldá-lo da maneira que a organização precisa.

Neles, podem ser incutidos os valores nos quais a empresa acredita, além de prepará-los para o mercado — que exige mais capacitação e está altamente competitivo.

Desse modo, as empresas brasileiras têm como crescer e enfrentar as internacionais.

Destacamos ainda que esses jovens que ingressam no mercado de trabalho serão capazes de desempenhar atividades com maior nível de exigência e terão mais disciplina e senso de responsabilidade. O trabalho com jovens, portanto, é estratégico!

Organizações empresariais são peças importantes para o funcionamento da economia e devem retornar parte de seus ganhos para a sociedade — criando negócios e movimentando o mercado.

Ter esse público entre seu quadro de profissionais é benéfico para todos — empresa, jovens e sociedade.

Sua corporação cumpre parte da responsabilidade social e contribui com o desenvolvimento da economia.

De que maneiras eles mudam as empresas

jovem trabalhando com seu computador e celular
Trabalho com jovens proporciona inovações tecnológicas e criativas nas empresas

Toda geração tem as próprias características e necessidades. Isso significa que a chegada de novos jovens promove mudanças no mercado de trabalho e dentro de cada empresa.

A Geração Z é a mais recente. Composta por pessoas nascidas entre 1990 e 2010, tem como suas principais características o pragmatismo, a indefinição, o diálogo, a participação em diversos grupos e o uso excessivo da tecnologia.

Note que essa é a base do futuro profissional, portanto, alguns ajustes podem ser feitos para que todos ganhem — principalmente essa geração que assumirá o mercado em poucas décadas. Somente em 2019, ela representa 32% da população mundial.

Estamos falando de uma parcela considerável da população que busca um emprego do qual gostem e deseja equilibrar vida pessoal e profissional. E como possuem uma relação muito estreita e intensa com a tecnologia, apreciam a criatividade.

Outro ponto que merece destaque é a maneira como os jovens lidam com a diversidade — étnica, racial, cultural e de gênero.

Respeitar e valorizar as diferenças é um tema importante e ir contra significa quebrar a conexão com esse público.

O trabalho com jovens dessa geração é desafiador e sua empresa precisa trabalhar o conceito de marca empregadora.

É preciso chamar atenção desses próximos profissionais do mercado para que eles queiram participar do seu time!    

Como promover o trabalho com jovens

Jovem trabalhando e anotando seus aprendizados em um caderno
Promover trabalho com jovens através de programas de aprendizados é benéfico para empresas e aprendizes

Lei da Aprendizagem instituiu o Jovem Aprendiz, projeto federal que estimula o trabalho com jovens — gerando mão de obra qualificada e preparada para desempenhar atividades específicas.

Os participantes deste programa fazem um curso de qualificação técnica em alguma instituição credenciada pelo Governo Federal. Eles colocam em prática o conhecimento nas empresas cadastradas no Jovem Aprendiz.

Contratados como jovens aprendizes, eles recebem salário e trabalham em horários que não atrapalham os estudos.

Para sua empresa, trata-se de um custo baixíssimo para ter mão de obra, mesmo com a necessidade qualificá-la. As empresas que promovem o trabalho com jovens por meio desse programa recebem vantagens e incentivos fiscais.

Confira:

  • Pagamento de 2% de FGTS;
  • Dispensa de aviso prévio remunerado;
  • Isenção de pagamento da multa rescisória;
  • Sem aumento na contribuição previdenciária no caso das empresas do Simples.

Durante o período de aprendizado técnico-profissional em entidades sem fins lucrativos, que fica a cargo da empresa empregadora, deve haver o preparo do ambiente interno para receber os jovens.

Os demais profissionais devem ser conscientizados sobre a importância do trabalho com jovens e como cada indivíduo pode e deve contribuir com a melhor aprendizagem.

Lembre-se de que o trabalho com jovens é uma maneira de preparar bem os futuros profissionais do mercado e contribuir com nossa economia e sociedade.

Abrace essa nova geração para que possam crescer juntos!

E para complementar sua leitura, recomendamos outro artigo sobre a importância da diversidade e da inclusão nas empresas.

botão que redireciona para o contato

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias