Vantagens do ERP: entenda como esse sistema ajuda sua empresa

Compartilhar

Existe um software para gestão empresarial que trabalha de maneira integrada, reunindo todas as informações gerenciais das mais diversas áreas de uma empresa — contabilidade, fiscal, finanças, suprimentos, vendas e até recursos humanos. Ele é chamado de Enterprise Resource Planning, ou simplesmente pela sigla, e falando nisso, você conhece as vantagens do ERP?

Esse sistema integra as atividades da sua empresa, automatiza os processos e facilita o processo de tomada de decisão. Para tal, ele reduz a dependência da organização ter vários programas e controles separados — o que pode afetar a precisão do cruzamento entre os dados obtidos por cada uma. No entanto, por ter um custo elevado, existe a possibilidade da compra de produtos apartados do pacote de ERP, como um sistema de folha de pagamento e Recursos Humanos. Aliás, existe no mercado sistemas de folha de pagamento e RH que são integráveis a qualquer ERP, você sabia?

Com um sistema de folha de pagamento avulso ao ERP, as integrações necessárias  para que a estrutura do ERP funcione, são executadas para que funcionem muito bem, mantendo as informações íntegras e o cliente tranquilo em relação à unificação das informações.

Continue a leitura e conheça as vantagens de ter todas as informações integradas em uma única plataforma. Descubra como esse sistema pode ser benéfico na gestão de pessoas.  

Adequação ao eSocial

eSocial trouxe várias exigências para as empresas, reforçando a necessidade de adaptação. E elas somente podem ser cumpridas com o auxílio da integração que as informações do RH alcança com o ERP. Isso é fundamental para a elaboração dos documentos e relatórios que são enviados ao Governo e ao Fisco.

Vem daí a necessidade de uso de sistemas padronizados, que trabalham de maneira eficaz. Desse modo, o ERP assegura a adequação da empresa às novas regulamentações legais — evitando multas e penalidades previstas com o não envio dos dados solicitados pela esfera pública.

Melhoria na tomada de decisão

Outra das vantagens do ERP é a melhoria na tomada de decisão — principalmente aquelas consideradas estratégicas, que envolvem o perfil profissional da organização. Com acesso aos dados corretos, o RH monitora indicadores que são considerados fundamentais para a gestão do negócio.

Estamos falando de rotatividade, absenteísmo, treinamento, qualificação, acidente de trabalho e outros índices que precisam ser acompanhados frequentemente. Quando se alcança uma visão mais ampla desses aspectos, sua empresa corrige desvios e assegura o rendimento esperado.

Redução na quantidade de erros

vantagens do ERP para a empresa

Entre as vantagens do ERP, também citamos a redução na quantidade de erros. Imagine uma única informação que, para ser gerada, necessita ser tratada por muitos departamentos. Se não houver um controle preciso, com processos padronizados, serão maiores as chances de errar.

Uma vez que estamos falando de um sistema integrado, os erros passam a ser identificados com mais rapidez. Para gerar uma informação que depende de outras áreas, basta que todos tenham inserido seus dados no software. É possível identificar quem ainda não fez isso e cobrar os responsáveis.

Reforço no papel estratégico do RH

Assim chegamos a outra das vantagens do ERP, que é o reforço no papel estratégico do RH — que há muito deixou de ser aquele departamento responsável apenas por contratar, demitir e efetuar o pagamento dos salários das pessoas. Agora, ele faz parte de uma estratégia maior — a do negócio.

Cuidar do capital humano é uma das tarefas da área de recursos humanos e isso é fundamental para qualquer organização, pois envolve a potencialização das capacidades profissionais para que as pessoas possam atingir as metas e os objetivos propostos.

Aplicação precisa dos recursos investidos

Como consequência dos benefícios citados anteriormente, sua empresa garante a aplicação de todos os recursos investidos. Em vez de pagar vários licenciamentos para diferentes softwares, será necessário se concentrar nos mais importantes e, claro, no ERP — que fará a integração entre eles.

E com os índices devidamente calculados e acompanhados, seu negócio consegue priorizar os investimentos nas áreas e ações mais rentáveis. As atividades que não agregam valor podem ser terceirizadas ou eliminadas, diminuindo a burocracia e aumentando a produtividade da equipe.

Como aproveitar as vantagens do ERP?

Essas e outras vantagens do ERP podem ser aproveitadas por meio da contratação de um sistema para o seu negócio. Dependendo do tamanho da sua empresa, esse software pode facilitar a terceirização de áreas inteiras — como a contabilidade e o RH, reduzindo ainda mais os custos. Além disso, você contará com um sistema moderno e atualizado.

Já que todas as informações fundamentais para a organização se encontram no mesmo lugar, fica mais fácil contratar uma consultoria para avaliar e cuidar de processos que estão padronizados. Assim, você consegue dar mais ênfase às atividades-chave da organização — sem descuidar do restante.

E as vantagens de um software de folha de pagamento?

Uma vez que o ERP coloca sob a mesma plataforma todos sistemas da empresa, para utilizá-lo da melhor forma, é necessário que ela já disponha dessas soluções. Mas isso não exclui a possibilidade de contratar um serviço dentro do conceito Business Process Outsourcing (BPO), priorizando a atividade principal do negócio

É o caso da folha de pagamento, que pode ser gerenciada por uma equipe especializada que possui todo o conhecimento jurídico e trabalhista — transformando-se em uma ajuda imprescindível para que as tarefas envolvidas sejam feitas de maneira eficiente, reduzindo o nível de complexidade e retrabalho para a sua empresa.

Vantagens do ERP e BPO

Gostou do artigo? Conheça essa e outras soluções inteligentes para recursos humanos, a 2easy é especializada há mais de quinze anos em folha de pagamento e gestão de processos para RH.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias