Gestão do SESMT: como a gestão baseada em indicadores vai proporcionar condições melhores para seus controles

Compartilhar

A gestão de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) é fundamental, também, para o setor de RH. Muitos dos dados relacionados com essa área estão ligados com a gestão de pessoas. Por exemplo, indicadores de acidentes de trabalho são importantes para que o setor consiga tomar decisões que auxiliem a minimizar essas questões.

Por exemplo, um alto índice de acidentes pode fazer com que RH e segurança do trabalho acionem a CIPA e preparem eventos de treinamento para minimizar problemas. Isso porque essas situações podem elevar o número de afastamentos e, também, o FAP (Fator Acidentário Previdenciário), que será pago pela empresa.

Por isso, vamos falar mais sobre o tema a seguir e tirar suas dúvidas. Boa leitura.!

O que é a gestão do SESMT baseada em indicadores?

A gestão de SESMT, quando feita baseada em indicadores, permite acompanhar métricas importantes relacionadas com gestão de pessoas no que diz respeito à saúde e segurança do trabalho. Estão entre os principais que devem ser observados:

  • Frequência de acidentes;
  • Taxa de gravidade de acidentes;
  • Taxa de afastamento por doenças de trabalho;
  • Distribuição de EPIs;
  • Taxa de absenteísmo;
  • Indicador de situações de periculosidade e insalubridade;
  • Indicador de sinistralidade do plano de saúde, entre outros.

Como essa gestão proporciona melhores condições para controle?

Fato é: o setor de segurança do trabalho e recursos humanos andam lado a lado para gestão de pessoas. Por exemplo, taxas de absenteísmo podem estar relacionadas tanto com condições de segurança, nas quais a pessoa está sofrendo com questões de ergonomia, quanto com desmotivação no trabalho e, portanto, os gestores de pessoas precisam resolver por meio de outras questões.

Uma gestão de SESMT permite identificar qual é o ponto central que precisa ser modificado e, assim, minimizar eventuais problemas que possam comprometer, justamente, o clima organizacional do negócio. Assim é possível intervir no ponto adequado e promover um ambiente saudável e seguro de trabalho.

Quais outros benefícios da gestão baseada em indicadores?

Outros benefícios que a gestão baseada em indicadores pode trazer para o dia a dia do gestor de RH são:

  • Melhor gestão do trabalho realizado pela CIPA e pela brigada interna. Com isso, é possível ter ações melhor no dia a dia;
  • Elaboração prévia do PPP e LTCAT. Caso seja preciso comprovar, em caso de fiscalização, eles já estão prontos;
  • É possível trazer uma gestão de EPI eletrônica, minimizando o uso de papel para registrar essas questões;
  • Prontuário médico dos profissionais sempre atualizado, o que permite avaliar as questões de saúde dos funcionários no dia a dia;
  • Permite ter uma melhor gestão dos exames audiométricos;
  • Garante a conformidade com as Nrs 4, 5, 6, 7, 9 e 23.

Se você deseja melhorar a gestão de SESMT em seu negócio e trazer melhor segurança para todos os envolvidos, é importante contar com um parceiro que permita você a ter melhores resultados. Para isso, conte com a 2Easy! Quer saber mais? Entre em contato e converse com um de nossos consultores.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias