Se você é gestor de uma empresa e deseja ter uma equipe de colaboradores proativa e com foco em resultados, precisa conhecer a prática empowerment. A estratégia de gestão de pessoas tem como principal objetivo descentralizar a tomada de decisões em diferentes níveis, fazendo com que os colaboradores tenham liberdade de agir em várias situações.
O modelo de gestão participativa estimula a confiança dos colaboradores, melhora a produtividade e auxilia na tomada de decisões mais assertivas. Quer saber como funciona essa prática e como adotá-la em sua empresa? Então confira mais detalhes a seguir.
Prática empowerment: o que é?
Como o próprio nome sugere, empowerment significa empoderamento. No mundo dos negócios, o termo diz respeito a delegar tarefas, transferir responsabilidades e promover a autonomia para obter os melhores resultados. Mas, apesar da descentralização da tomada de decisões, é preciso ainda reconhecer o esforço dos colaboradores cada vez que eles alcançam as metas e os objetivos organizacionais.
E vale dizer que para que a prática empowerment tenha resultados positivos, é necessário investir constantemente em treinamento e desenvolvimento profissional. Afinal, decisões assertivas exigem habilidades técnicas e comportamentais adequadas.
Vantagens
O principal pilar da prática empowerment é a descentralização da tomada de decisões. No modelo de gestão participativa, o senso de liderança é despertado nos colaboradores, de forma que eles consigam resolver conflitos de maneira ágil e assertiva.
Mas não apenas isso. Além de promover a autonomia dos colaboradores e o sentimento de pertencimento entre eles, esse modelo de gestão de pessoas ainda oferece outras vantagens interessantes, a saber:
- Melhora a produtividade;
- Retém os melhores talentos;
- Amplia o senso de trabalho em equipe;
- Melhora a comunicação;
- Deixa o clima organizacional mais positivo;
- Ajuda a desenvolver competências e habilidades;
- Reduz a burocracia operacional;
- Produz colaboradores mais comprometidos com os resultados da empresa;
- Favorece o compartilhamento de informações.
Como implementar a prática empowerment na empresa?
Ao contrário do que se imagina, implementar a prática empowerment nas empresas é simples. Entenda a seguir.
Entenda que todos nós cometemos erros
Evite repreender os funcionários que cometem erros na busca pela excelência profissional. É claro que os erros não devem fazer parte da rotina do colaborador, mas eles acontecem e servem como aprendizado.
Alinhe os colaboradores com a missão, visão e os valores da empresa
Manter todos os funcionários na mesma direção é muito importante para que eles alcancem os objetivos organizacionais.
Estabeleça metas possíveis de serem alcançadas
As metas representam o caminho que os colaboradores devem seguir para alcançar os objetivos da empresa. Contudo, devem estar alinhadas com a realidade da empresa e do mercado em que ela atua.
Monitore constantemente os resultados e refaça o planejamento sempre que necessário
Por fim, verifique se o que foi realizado pelos setores em um determinado período está dentro do planejamento da empresa. Caso não esteja, corrija eventuais erros e alinhe novamente as habilidades e competências dos colaboradores às expectativas da empresa.
Como o BPO da folha de pagamento pode auxiliar na prática empowerment?
Como explicamos neste artigo, a prática empowerment exige colaboradores altamente capacitados, com senso de liderança e autogerenciamento. Isso, por sua vez, representa custos para a empresa com treinamento e desenvolvimento profissional. Além disso, demanda tempo até que todos estejam prontos para tomar decisões assertivas em prol do crescimento do negócio.
Nesse sentido, a terceirização da folha de pagamento surge como uma excelente alternativa para otimizar o tempo, reduzir custos operacionais e produzir processos mais precisos e eficientes. Afinal de contas, todas as demandas do setor de RH são transferidas para profissionais externos altamente competentes, aptos a realizarem todas as atividades em menor tempo e com maior qualidade.
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