Prática empowerment: entenda como funciona e a sua importância para empresas

Compartilhar

Se você é gestor de uma empresa e deseja ter uma equipe de colaboradores proativa e com foco em resultados, precisa conhecer a prática empowerment. A estratégia de gestão de pessoas tem como principal objetivo descentralizar a tomada de decisões em diferentes níveis, fazendo com que os colaboradores tenham liberdade de agir em várias situações.

O modelo de gestão participativa estimula a confiança dos colaboradores, melhora a produtividade e auxilia na tomada de decisões mais assertivas. Quer saber como funciona essa prática e como adotá-la em sua empresa? Então confira mais detalhes a seguir.

Prática empowerment: o que é?

Como o próprio nome sugere, empowerment significa empoderamento. No mundo dos negócios, o termo diz respeito a delegar tarefas, transferir responsabilidades e promover a autonomia para obter os melhores resultados. Mas, apesar da descentralização da tomada de decisões, é preciso ainda reconhecer o esforço dos colaboradores cada vez que eles alcançam as metas e os objetivos organizacionais.

E vale dizer que para que a prática empowerment tenha resultados positivos, é necessário investir constantemente em treinamento e desenvolvimento profissional. Afinal, decisões assertivas exigem habilidades técnicas e comportamentais adequadas. 

Vantagens

O principal pilar da prática empowerment é a descentralização da tomada de decisões. No modelo de gestão participativa, o senso de liderança é despertado nos colaboradores, de forma que eles consigam resolver conflitos de maneira ágil e assertiva. 

Mas não apenas isso. Além de promover a autonomia dos colaboradores e o sentimento de pertencimento entre eles, esse modelo de gestão de pessoas ainda oferece outras vantagens interessantes, a saber:

  • Melhora a produtividade;
  • Retém os melhores talentos;
  • Amplia o senso de trabalho em equipe;
  • Melhora a comunicação;
  • Deixa o clima organizacional mais positivo;
  • Ajuda a desenvolver competências e habilidades;
  • Reduz a burocracia operacional;
  • Produz colaboradores mais comprometidos com os resultados da empresa;
  • Favorece o compartilhamento de informações.

Como implementar a prática empowerment na empresa?

Ao contrário do que se imagina, implementar a prática empowerment nas empresas é simples. Entenda a seguir.

Entenda que todos nós cometemos erros

Evite repreender os funcionários que cometem erros na busca pela excelência profissional. É claro que os erros não devem fazer parte da rotina do colaborador, mas eles acontecem e servem como aprendizado.

Alinhe os colaboradores com a missão, visão e os valores da empresa

Manter todos os funcionários na mesma direção é muito importante para que eles alcancem os objetivos organizacionais.

Estabeleça metas possíveis de serem alcançadas

As metas representam o caminho que os colaboradores devem seguir para alcançar os objetivos da empresa. Contudo, devem estar alinhadas com a realidade da empresa e do mercado em que ela atua.

Monitore constantemente os resultados e refaça o planejamento sempre que necessário

Por fim, verifique se o que foi realizado pelos setores em um determinado período está dentro do planejamento da empresa. Caso não esteja, corrija eventuais erros e alinhe novamente as habilidades e competências dos colaboradores às expectativas da empresa.

Como o BPO da folha de pagamento pode auxiliar na prática empowerment?

Como explicamos neste artigo, a prática empowerment exige colaboradores altamente capacitados, com senso de liderança e autogerenciamento. Isso, por sua vez, representa custos para a empresa com treinamento e desenvolvimento profissional. Além disso, demanda tempo até que todos estejam prontos para tomar decisões assertivas em prol do crescimento do negócio.

Nesse sentido, a terceirização da folha de pagamento surge como uma excelente alternativa para otimizar o tempo, reduzir custos operacionais e produzir processos mais precisos e eficientes. Afinal de contas, todas as demandas do setor de RH são transferidas para profissionais externos altamente competentes, aptos a realizarem todas as atividades em menor tempo e com maior qualidade.

Com as soluções de BPO de folha de pagamento da 2Easy, você vai desburocratizar as atividades de RH da sua empresa com o auxílio de uma equipe com alto conhecimento jurídico e trabalhista, gerando um diferencial competitivo para o seu negócio. 

Além disso, também vai poder contar com um sistema de gestão em nuvem completo e modular, que possui várias ferramentas para avaliar o desempenho dos seus colaboradores, explorar os seus pontos positivos e trabalhar os pontos negativos.

Gostou de conhecer algumas das muitas soluções da 2Easy para o seu negócio? Então não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre BPO com o infográfico gratuito Folha de Pagamento Descomplicada e entenda como melhorar processos internos do seu RH com a terceirização de serviços.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias