Se você atua no RH, compreender a diferença entre soft skills e hard skills pode facilitar a contratação e retenção dos melhores talentos para a sua empresa. Afinal, ambos os conceitos referem-se a habilidades técnicas e comportamentais dos candidatos em um processo seletivo. Sendo assim, devem ser avaliados com cuidado para que as vagas disponíveis sejam ocupadas por candidatos qualificados.
Soft skills e hard skills: compreendendo as diferenças
Entender as diferenças entre soft skills e hard skills é mais simples do que se imagina. A primeira diferença, aliás, diz respeito ao próprio conceito dos termos em questão. Enquanto as soft skills dizem respeito à personalidade dos candidatos, características comportamentais e habilidades sociais, as hard skills se referem-se às competências técnicas que podem ser comprovadas por meio de diplomas e certificados.
Além dessas diferenças entre os dois conceitos, vale a pena destacar que embora as soft skills estejam relacionadas às características emocionais ou sociais de um indivíduo, elas não nascem com a pessoa. Mas sim, são adquiridas ao longo da vida, por meio de experiências pessoais e vivência com outras pessoas.
Assim como as soft skills, as hard skills também são adquiridas, só que por meio de cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação, por exemplo. Em outras palavras, trata-se das habilidades técnicas que os profissionais possuem para desenvolverem as atividades propostas com excelência.
Embora geralmente possam ser comprovadas por meio de certificados e diplomas, as hard skills também podem ser comprovadas por meio de referências de trabalhos realizados, portfólios de serviços, entre outras maneiras.
Exemplos de soft skills
- Capacidade de liderança;
- Empatia;
- Boa comunicação interpessoal;
- Proatividade;
- Ética no ambiente de trabalho;
- Capacidade de resolver conflitos;
- Trabalho em equipe;
- Resiliência;
- Inteligência emocional;
- Motivação;
- Senso analítico;
- Autocrítica;
- Capacidade de trabalhar sob pressão, entre outros.
Exemplos de hard skills
- Diploma de graduação ou pós-graduação;
- Fluência em um ou mais idiomas;
- Cursos específicos em uma determinada área (assistente administrativo, auxiliar de RH, técnico contábil);
- Conhecimento em informática;
- Habilidades de escrita ou para cálculos matemáticos;
- Certificação em uso de banco de dados, dentre outras competências técnicas.
A importância das soft skills e das hard skills para o setor de RH
Conforme pontuamos anteriormente, analisar as habilidades técnicas e emocionais de um candidato na hora da contratação é muito importante para o sucesso de qualquer empresa. Até mesmo porque ajudam a identificar os melhores candidatos para a vaga, proporcionando mais produtividade para o negócio.
Na prática, tanto as soft skills quanto as hard skills possibilitam que os recrutadores analisem separadamente as aptidões de cada candidato para o desenvolvimento das atividades exigidas pelo cargo. Sendo assim, é possível fazer uma contratação mais assertiva, reduzindo inclusive os índices de absenteísmo e turnover da empresa.
Mas não apenas isso. Recrutar candidatos com habilidades adequadas para cada cargo também oferece outros benefícios às empresas, tais como:
- Melhora do clima organizacional;
- Elaboração de estratégias organizacionais eficientes;
- Desenvolvimento profissional das equipes por meio de cursos e treinamentos.
Como filtrar as habilidades técnicas e comportamentais em um processo de seleção?
De fato, identificar as soft skills e as hard skills dos candidatos em um processo seletivo é uma tarefa que demanda conhecimento especializado, exige atenção e tempo de análise. Por isso, o ideal é contar com a tecnologia para otimizar esse processo, conectando os profissionais certos às vagas certas.
Nesse sentido, conte com o software de gestão para RH da 2Easy. Online, ele reúne em um único lugar várias ferramentas poderosas para facilitar as atividades de recrutamento e seleção de uma empresa, a saber:
- Banco de currículos;
- Solicitação de vagas;
- Ferramenta de busca de candidatos conforme habilidades técnicas e comportamentais exigidas para cada cargo;
- Gestão das etapas do processo de seleção;
- Integração com a folha de pagamento;
- Gestão de treinamento e desenvolvimento;
- Gestão de desempenho com avaliação de competências e mapeamento de talentos;
- Gestão de clima organizacional;
- Gestão de carreira e sucessão, dentre muitas outras ferramentas úteis, integradas e intuitivas para gestores e colaboradores de RH.
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