RH: entenda a diferença entre soft skills e hard skills

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Se você atua no RH, compreender a diferença entre soft skills e hard skills pode facilitar a contratação e retenção dos melhores talentos para a sua empresa. Afinal, ambos os conceitos referem-se a habilidades técnicas e comportamentais dos candidatos em um processo seletivo. Sendo assim, devem ser avaliados com cuidado para que as vagas disponíveis sejam ocupadas por candidatos qualificados.

Soft skills e hard skills: compreendendo as diferenças

Entender as diferenças entre soft skills e hard skills é mais simples do que se imagina. A primeira diferença, aliás, diz respeito ao próprio conceito dos termos em questão. Enquanto as soft skills dizem respeito à personalidade dos candidatos, características comportamentais e habilidades sociais, as hard skills se referem-se às competências técnicas que podem ser comprovadas por meio de diplomas e certificados.

Além dessas diferenças entre os dois conceitos, vale a pena destacar que embora as soft skills estejam relacionadas às características emocionais ou sociais de um indivíduo, elas não nascem com a pessoa. Mas sim, são adquiridas ao longo da vida, por meio de experiências pessoais e vivência com outras pessoas.

Assim como as soft skills, as hard skills também são adquiridas, só que por meio de cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação, por exemplo. Em outras palavras, trata-se das habilidades técnicas que os profissionais possuem para desenvolverem as atividades propostas com excelência.

Embora geralmente possam ser comprovadas por meio de certificados e diplomas, as hard skills também podem ser comprovadas por meio de referências de trabalhos realizados, portfólios de serviços, entre outras maneiras.

Exemplos de soft skills

  • Capacidade de liderança;
  • Empatia;
  • Boa comunicação interpessoal;
  • Proatividade;
  • Ética no ambiente de trabalho;
  • Capacidade de resolver conflitos;
  • Trabalho em equipe;
  • Resiliência;
  • Inteligência emocional;
  • Motivação;
  • Senso analítico;
  • Autocrítica;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão, entre outros.

Exemplos de hard skills

  • Diploma de graduação ou pós-graduação;
  • Fluência em um ou mais idiomas;
  • Cursos específicos em uma determinada área (assistente administrativo, auxiliar de RH, técnico contábil);
  • Conhecimento em informática;
  • Habilidades de escrita ou para cálculos matemáticos;
  • Certificação em uso de banco de dados, dentre outras competências técnicas.

A importância das soft skills e das hard skills para o setor de RH

Conforme pontuamos anteriormente, analisar as habilidades técnicas e emocionais de um candidato na hora da contratação é muito importante para o sucesso de qualquer empresa. Até mesmo porque ajudam a identificar os melhores candidatos para a vaga, proporcionando mais produtividade para o negócio.

Na prática, tanto as soft skills quanto as hard skills possibilitam que os recrutadores analisem separadamente as aptidões de cada candidato para o desenvolvimento das atividades exigidas pelo cargo. Sendo assim, é possível fazer uma contratação mais assertiva, reduzindo inclusive os índices de absenteísmo e turnover da empresa.

Mas não apenas isso. Recrutar candidatos com habilidades adequadas para cada cargo também oferece outros benefícios às empresas, tais como:

  • Melhora do clima organizacional;
  • Elaboração de estratégias organizacionais eficientes;
  • Desenvolvimento profissional das equipes por meio de cursos e treinamentos.

Como filtrar as habilidades técnicas e comportamentais em um processo de seleção?

De fato, identificar as soft skills e as hard skills dos candidatos em um processo seletivo é uma tarefa que demanda conhecimento especializado, exige atenção e tempo de análise. Por isso, o ideal é contar com a tecnologia para otimizar esse processo, conectando os profissionais certos às vagas certas.

Nesse sentido, conte com o software de gestão para RH da 2Easy. Online, ele reúne em um único lugar várias ferramentas poderosas para facilitar as atividades de recrutamento e seleção de uma empresa, a saber:

  • Banco de currículos;
  • Solicitação de vagas;
  • Ferramenta de busca de candidatos conforme habilidades técnicas e comportamentais exigidas para cada cargo;
  • Gestão das etapas do processo de seleção;
  • Integração com a folha de pagamento;
  • Gestão de treinamento e desenvolvimento;
  • Gestão de desempenho com avaliação de competências e mapeamento de talentos;
  • Gestão de clima organizacional;
  • Gestão de carreira e sucessão, dentre muitas outras ferramentas úteis, integradas e intuitivas para gestores e colaboradores de RH.

Quer reter os melhores talentos para a sua empresa, mas não sabe por onde começar? Terceirize os seus processos de RH com profissionais especializados e tenha mais assertividade em suas contratações.

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