Inteligência Artificial: como a tecnologia pode melhorar a gestão de pessoas na sua empresa

Compartilhar

A inteligência artificial tem revolucionado o mundo dos negócios, trazendo benefícios  para as empresas de diversos setores. Pesquisas revelam, inclusive, que aproximadamente 22% das empresas de pequeno porte já adotaram a IA em suas tarefas rotineiras. Em atividades relacionadas à gestão de pessoas, aliás, a tecnologia tem se mostrado muito eficaz, já que ajuda a atrair, desenvolver, motivar e reter os talentos que fazem a diferença nos resultados organizacionais.

Neste artigo, vamos discutir o que é inteligência artificial, como ela pode ajudar os gestores de RH a tomar decisões mais assertivas e obter soluções inovadoras e eficientes para os problemas mais comuns no dia a dia do setor de recursos humanos. Acompanhe.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que busca criar sistemas que imitam as habilidades cognitivas humanas. Ou seja, capazes de simular o raciocínio, fazer análises, tomar decisões inteligentes e entregar resultados positivos para solucionar diferentes problemas.

É claro que nada disso acontece em um passe de mágica. Na verdade, a inteligência artificial utiliza linguagem de programação para mapear dados, aprender com eles, tomar decisões e oferecer resultados compatíveis com as necessidades das empresas e dos seus profissionais.

Assim como a internet das coisas, o armazenamento em nuvem e o Business Intelligence, a inteligência artificial também faz parte da transformação digital nas empresas. Na área de gestão de pessoas, a tecnologia acelera processos, reduz custos, aprimora as decisões de contratação e aumenta a produtividade das equipes de trabalho.

Inteligência artificial e gestão de pessoas: onde aplicar a tecnologia?

A gestão de pessoas é fundamental para o sucesso de qualquer organização. A atividade tem como principal objetivo desenvolver o capital humano das organizações, visando melhorar o desempenho dos colaboradores e o da empresa no mercado.

No entanto, essa área também enfrenta diversos desafios, como escassez de mão de obra qualificada, baixo engajamento dos colaboradores e altos índices de absenteísmo e turnover. Nesse sentido, a inteligência artificial pode ser uma grande aliada para resolver estes e outros problemas de maneira simplificada. Veja a seguir alguns exemplos de como aplicar a IA no setor de RH da sua empresa:

Inteligência artificial em processos de recrutamento e seleção

Quando se trata de RH, a inteligência artificial simplifica e automatiza algumas tarefas que eram antes realizadas manualmente. Para se ter uma ideia, a tecnologia pode auxiliar na busca e na triagem dos candidatos mais qualificados para as vagas disponíveis, usando algoritmos que analisam automaticamente os currículos, avaliando habilidades e competências.

Ainda falando no uso da inteligência artificial em processos de recrutamento e seleção, a tecnologia também pode realizar entrevistas virtuais, usando chatbots ou programas específicos para avaliar as competências e o perfil comportamental dos candidatos. A IA pode até mesmo aplicar testes online, otimizando o tempo dos profissionais de RH e recomendando os candidatos mais qualificados para os cargos.

Treinamento e desenvolvimento profissional

A inteligência artificial também pode ajudar a melhorar o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores. A tecnologia favorece o desenvolvimento de programas de treinamento mais eficazes, que identificam as necessidades de treinamento dos funcionários e fornecem conteúdo personalizado para cada um deles.

Em outras palavras, a IA possibilita que os colaboradores estejam sempre atualizados com as habilidades e ferramentas necessárias para serem bem-sucedidos em suas funções. Além disso, também pode monitorar o progresso e o desempenho dos colaboradores, fornecendo feedbacks confiáveis para os gestores.

IA na avaliação de desempenho dos colaboradores

Outro processo de gestão de pessoas é a avaliação de desempenho dos colaboradores, que analisa os resultados que cada um oferece para a organização. A avaliação é muito importante, pois ajuda os gestores na tomada de decisões sobre bonificações, promoções e até mesmo desligamentos da empresa.

Felizmente, a IA também pode facilitar a avaliação de desempenho dos colaboradores, coletando e analisando dados sobre as metas, os resultados e as competências de cada um, gerando inclusive relatórios e dashboards atualizados.

Inteligência artificial para melhorar o clima organizacional

Por meio de ferramentas capazes de medir o nível de bem-estar, satisfação e engajamento dos colaboradores, a IA pode gerar insights relevantes para melhorar o clima organizacional da sua empresa. A tecnologia também pode ajudar a identificar os fatores que influenciam o clima organizacional, como as condições de trabalho, a comunicação entre as equipes e a liderança, por exemplo.

Ao compreender quais fatores estão impactando o clima organizacional, as empresas podem adotar medidas para mitigá-los ou resolvê-los, gerando motivação e engajamento por parte dos colaboradores.

Vantagens do uso da inteligência artificial na gestão de pessoas

Como você pode ver, a inteligência artificial é uma tecnologia que pode melhorar a gestão de pessoas na sua empresa, tornando-a mais eficaz, produtiva e competitiva. No entanto, é importante ressaltar que a IA não substitui o papel humano, mas sim complementa e potencializa as suas capacidades. Nesse sentido, a tecnologia oferece os seguintes benefícios para o setor de RH:

  • Torna o recrutamento e a seleção de talentos mais assertiva;
  • Otimiza o treinamento e o desenvolvimento profissional;
  • Reduz custos relativos ao absenteísmo, turnover e à contratação de profissionais para realizar atividades manuais;
  • Aumenta a produtividade e a motivação dos colaboradores;
  • Melhora a comunicação entre as equipes de trabalho;
  • Fornece insights e recomendações baseados em dados confiáveis e atualizados;
  • Aprimora a tomada de decisão por parte dos gestores de RH;
  • Melhora a satisfação dos funcionários;
  • Ajuda a identificar ineficiências nos processos organizacionais e a implementar melhorias;
  • Torna o RH da empresa mais estratégico e participativo, permitindo que o setor se antecipe às tendências e cenários futuros.

Como a 2Easy pode melhorar a gestão de pessoas na sua empresa?

Como você pode ver, a inteligência artificial pode ser aplicada em diferentes processos de gestão de pessoas. No entanto, para obter os melhores resultados, é importante adotar uma abordagem estratégica e contar com as tecnologias certas para ajudar a melhorar esses procedimentos.

Caso isso tudo seja um grande desafio para você e para a sua equipe de trabalho, conte com a 2Easy, empresa especializada em BPO de folha de pagamento e gestão de benefícios. Com o auxílio de profissionais com profunda base de conhecimento jurídico e trabalhista, e com o uso de ferramentas tecnológicas modernas, práticas e confiáveis, cuidamos de toda a vida funcional dos seus colaboradores, enquanto você se concentra no core business da sua empresa.

Confira a seguir o que podemos fazer pela gestão de pessoas da sua empresa:

  • Processos relacionados à folha de pagamento, incluindo admissões, férias e rescisões em massa;
  • eSocial;
  • Gestão de benefícios contratados pela empresa, com decomposição de valores de plano de saúde para a DIRF;
  • Gestão de ponto;
  • Admissão digital;
  • Gestão de recrutamento e seleção com o uso de dados do banco de currículos do cliente;
  • Gestão de treinamento e desenvolvimento profissional com o uso de GAP Analytics;
  • Assistente virtual (SARA), um chatbot incluído em nosso sistema de BPO de folha de pagamento que, por meio de inteligência artificial, possibilita conversas entre usuário e software, reduzindo o tempo e padronizando atendimentos;
  • Possibilidade de criar seus próprios modelos de assistente virtual através da ferramenta Bot Factory, para formular perguntas e respostas adequadas às necessidades da sua empresa;
  • Gestão de clima organizacional, carreira e sucessão;
  • E muito mais.

Quer ter uma gestão de pessoas mais estratégica em sua empresa? Então acelere a transformação digital do seu setor de RH com as soluções avançadas e tecnológicas da 2Easy. Fale com um de nossos especialistas.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias