A inteligência artificial tem revolucionado o mundo dos negócios, trazendo benefícios para as empresas de diversos setores. Pesquisas revelam, inclusive, que aproximadamente 22% das empresas de pequeno porte já adotaram a IA em suas tarefas rotineiras. Em atividades relacionadas à gestão de pessoas, aliás, a tecnologia tem se mostrado muito eficaz, já que ajuda a atrair, desenvolver, motivar e reter os talentos que fazem a diferença nos resultados organizacionais.
Neste artigo, vamos discutir o que é inteligência artificial, como ela pode ajudar os gestores de RH a tomar decisões mais assertivas e obter soluções inovadoras e eficientes para os problemas mais comuns no dia a dia do setor de recursos humanos. Acompanhe.
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que busca criar sistemas que imitam as habilidades cognitivas humanas. Ou seja, capazes de simular o raciocínio, fazer análises, tomar decisões inteligentes e entregar resultados positivos para solucionar diferentes problemas.
É claro que nada disso acontece em um passe de mágica. Na verdade, a inteligência artificial utiliza linguagem de programação para mapear dados, aprender com eles, tomar decisões e oferecer resultados compatíveis com as necessidades das empresas e dos seus profissionais.
Assim como a internet das coisas, o armazenamento em nuvem e o Business Intelligence, a inteligência artificial também faz parte da transformação digital nas empresas. Na área de gestão de pessoas, a tecnologia acelera processos, reduz custos, aprimora as decisões de contratação e aumenta a produtividade das equipes de trabalho.
Inteligência artificial e gestão de pessoas: onde aplicar a tecnologia?
A gestão de pessoas é fundamental para o sucesso de qualquer organização. A atividade tem como principal objetivo desenvolver o capital humano das organizações, visando melhorar o desempenho dos colaboradores e o da empresa no mercado.
No entanto, essa área também enfrenta diversos desafios, como escassez de mão de obra qualificada, baixo engajamento dos colaboradores e altos índices de absenteísmo e turnover. Nesse sentido, a inteligência artificial pode ser uma grande aliada para resolver estes e outros problemas de maneira simplificada. Veja a seguir alguns exemplos de como aplicar a IA no setor de RH da sua empresa:
Inteligência artificial em processos de recrutamento e seleção
Quando se trata de RH, a inteligência artificial simplifica e automatiza algumas tarefas que eram antes realizadas manualmente. Para se ter uma ideia, a tecnologia pode auxiliar na busca e na triagem dos candidatos mais qualificados para as vagas disponíveis, usando algoritmos que analisam automaticamente os currículos, avaliando habilidades e competências.
Ainda falando no uso da inteligência artificial em processos de recrutamento e seleção, a tecnologia também pode realizar entrevistas virtuais, usando chatbots ou programas específicos para avaliar as competências e o perfil comportamental dos candidatos. A IA pode até mesmo aplicar testes online, otimizando o tempo dos profissionais de RH e recomendando os candidatos mais qualificados para os cargos.
Treinamento e desenvolvimento profissional
A inteligência artificial também pode ajudar a melhorar o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores. A tecnologia favorece o desenvolvimento de programas de treinamento mais eficazes, que identificam as necessidades de treinamento dos funcionários e fornecem conteúdo personalizado para cada um deles.
Em outras palavras, a IA possibilita que os colaboradores estejam sempre atualizados com as habilidades e ferramentas necessárias para serem bem-sucedidos em suas funções. Além disso, também pode monitorar o progresso e o desempenho dos colaboradores, fornecendo feedbacks confiáveis para os gestores.
IA na avaliação de desempenho dos colaboradores
Outro processo de gestão de pessoas é a avaliação de desempenho dos colaboradores, que analisa os resultados que cada um oferece para a organização. A avaliação é muito importante, pois ajuda os gestores na tomada de decisões sobre bonificações, promoções e até mesmo desligamentos da empresa.
Felizmente, a IA também pode facilitar a avaliação de desempenho dos colaboradores, coletando e analisando dados sobre as metas, os resultados e as competências de cada um, gerando inclusive relatórios e dashboards atualizados.
Inteligência artificial para melhorar o clima organizacional
Por meio de ferramentas capazes de medir o nível de bem-estar, satisfação e engajamento dos colaboradores, a IA pode gerar insights relevantes para melhorar o clima organizacional da sua empresa. A tecnologia também pode ajudar a identificar os fatores que influenciam o clima organizacional, como as condições de trabalho, a comunicação entre as equipes e a liderança, por exemplo.
Ao compreender quais fatores estão impactando o clima organizacional, as empresas podem adotar medidas para mitigá-los ou resolvê-los, gerando motivação e engajamento por parte dos colaboradores.
Vantagens do uso da inteligência artificial na gestão de pessoas
Como você pode ver, a inteligência artificial é uma tecnologia que pode melhorar a gestão de pessoas na sua empresa, tornando-a mais eficaz, produtiva e competitiva. No entanto, é importante ressaltar que a IA não substitui o papel humano, mas sim complementa e potencializa as suas capacidades. Nesse sentido, a tecnologia oferece os seguintes benefícios para o setor de RH:
- Torna o recrutamento e a seleção de talentos mais assertiva;
- Otimiza o treinamento e o desenvolvimento profissional;
- Reduz custos relativos ao absenteísmo, turnover e à contratação de profissionais para realizar atividades manuais;
- Aumenta a produtividade e a motivação dos colaboradores;
- Melhora a comunicação entre as equipes de trabalho;
- Fornece insights e recomendações baseados em dados confiáveis e atualizados;
- Aprimora a tomada de decisão por parte dos gestores de RH;
- Melhora a satisfação dos funcionários;
- Ajuda a identificar ineficiências nos processos organizacionais e a implementar melhorias;
- Torna o RH da empresa mais estratégico e participativo, permitindo que o setor se antecipe às tendências e cenários futuros.
Como a 2Easy pode melhorar a gestão de pessoas na sua empresa?
Como você pode ver, a inteligência artificial pode ser aplicada em diferentes processos de gestão de pessoas. No entanto, para obter os melhores resultados, é importante adotar uma abordagem estratégica e contar com as tecnologias certas para ajudar a melhorar esses procedimentos.
Caso isso tudo seja um grande desafio para você e para a sua equipe de trabalho, conte com a 2Easy, empresa especializada em BPO de folha de pagamento e gestão de benefícios. Com o auxílio de profissionais com profunda base de conhecimento jurídico e trabalhista, e com o uso de ferramentas tecnológicas modernas, práticas e confiáveis, cuidamos de toda a vida funcional dos seus colaboradores, enquanto você se concentra no core business da sua empresa.
Confira a seguir o que podemos fazer pela gestão de pessoas da sua empresa:
- Processos relacionados à folha de pagamento, incluindo admissões, férias e rescisões em massa;
- eSocial;
- Gestão de benefícios contratados pela empresa, com decomposição de valores de plano de saúde para a DIRF;
- Gestão de ponto;
- Admissão digital;
- Gestão de recrutamento e seleção com o uso de dados do banco de currículos do cliente;
- Gestão de treinamento e desenvolvimento profissional com o uso de GAP Analytics;
- Assistente virtual (SARA), um chatbot incluído em nosso sistema de BPO de folha de pagamento que, por meio de inteligência artificial, possibilita conversas entre usuário e software, reduzindo o tempo e padronizando atendimentos;
- Possibilidade de criar seus próprios modelos de assistente virtual através da ferramenta Bot Factory, para formular perguntas e respostas adequadas às necessidades da sua empresa;
- Gestão de clima organizacional, carreira e sucessão;
- E muito mais.
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