Como reduzir o absenteísmo na empresa

Compartilhar

O absenteísmo é uma expressão utilizada para designar a falta de dedicação no trabalho, nos quais os colaboradores passam a faltar no trabalho de forma constante. Inclui, também, atrasos frequentes. Muitas vezes, isso é um fato: há questões que não são pensadas, ou seja, seu funcionário não está pensando “ok, não vou hoje” – é o caso, por exemplo, de quem adoece devido às condições de trabalho.

Outros pontos, contudo, estão ligados com desmotivação. Por exemplo, uma pessoa que não esteja “vestindo a camisa”, não vai se esforçar cotidianamente para chegar no horário e, com isso, os atrasos podem ser constantes. E as consequências podem ser graves.

Mas afinal, como reduzir o absenteísmo na empresa? Confira algumas dicas importantes a seguir. Boa leitura.

Mantenha um clima organizacional excelente

Fato é: a redução do absenteísmo está diretamente relacionada com um bom clima organizacional. Quando os gestores de RH deixam isso de lado, ou falham nesse quesito, pode-se gerar uma série de problemas de faltas e atrasos por parte do colaborador.

Afinal, se ele não está motivado, com problemas no local de trabalho, ele gera um sentimento de “não querer estar ali”. Com isso, o esforço de agir de forma pontual, ou não deixar de comparecer ao local de trabalho, se esvai. Por isso, é fundamental fazer o monitoramento adequado dessas questões.

Permita uma comunicação eficiente entre empresa e colaboradores

A comunicação é um ponto fundamental para boas relações na empresa e, consequentemente, gera uma redução do absenteísmo no negócio. Contudo, isso precisa ser feito em uma via de mão dupla.

Tanto o RH deve ter uma maior facilidade para conseguir ter contato com os funcionários, quanto eles também podem ter acesso aos gestores do setor. Assim, estabelece-se uma maior confiança e uma relação mais consistente entre todos, algo que é fundamental para que a pessoa “vista a camisa” e possa continuar atuando de forma proativa e motivada na empresa.

absenteísmo

Invista em feedbacks constantes

Um colaborador que não é motivado constantemente pode passar por uma série de problemas no seu dia a dia, inclusive desmotivação. Assim, é fundamental que os gestores estejam atentos para oferecer feedbacks.

É importante pensar que isso deve ser tanto sobre críticas construtivas, quanto elogios. Pense: quantas vezes o RH impulsionou as qualidades dos colaboradores ou, então, auxiliou nas diretrizes para gerar o crescimento deles? Se isso tem muito tempo, é importante rever essas questões o quanto antes.

Escute seu colaborador

Um dos pontos que pode levar ao absenteísmo nas empresas é a falta de disposição a ouvir o feedback dos seus colaboradores. Afinal, muitas vezes, isso é ocasionado por desmotivações geradas pelo ambiente interno, que poderiam ser sanadas ouvindo o que eles têm a dizer.

Por exemplo, um colaborador pode estar faltando porque sente dores ocasionadas por falta de ergonomia no ambiente de trabalho. Assim, ao oferecer espaço para que seja possível ouvir o que ele tem a dizer e resolver a questão que está prejudicando sua saúde e qualidade de vida no trabalho.

Além de tudo que falamos anteriormente, para reduzir o absenteísmo, é fundamental garantir uma gestão de pessoas mais otimizada. Isso pode ser feito por meio da tecnologia no dia a dia, bem como com a modernização do RH. Esteja atento para essas questões, pois o absenteísmo pode custar caro para seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e confira outras questões importantes para a modernização do seu RH.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias