Conheça os principais desafios do RH em 2022

Compartilhar

A pandemia de covid-19 forçou as organizações a mudarem e se adaptarem de forma inesperada e ágil ao novo cenário mundial. Com essa mudança nos perguntamos quais os desafios que podemos esperar para o RH em 2022. 

Ao lidar com a gestão de mudanças, a chave é comunicar e focar no momento presente para avaliar a incerteza do funcionário e construir a confiança na organização. Acompanhe na sequência!

Autonomia x Direção

Com a prática do home office pela necessidade do isolamento social, a autonomia no ambiente de trabalho foi um dos principais fatores discutidos e exigidos pelas empresas. Os colaboradores que se sobressaíram foram aqueles que tiveram proatividade e iniciativa.  

A nova postura profissional, traz um contraponto. Pois o equilíbrio está na capacidade da liderança orientar, mas também inspirar confiança e mostrar metas claras para que os colaboradores consigam exercer sua independência aliada às expectativas da empresa. Portanto, ao mesmo tempo que as organizações exigem autonomia, é imprescindível que elas forneçam uma direção aos colaboradores e tenham um controle assertivo da folha de pagamento. Para melhorar a atuação do setor com um infográfico vai te ajudar a conquistar um ótimo desempenho.

Protocolos Sanitários x Saúde dos colaboradores

Com a pandemia do novo coronavírus e as crescentes mutações do vírus, além do surto de gripe H3n2, as empresas precisam estar alinhadas com os protocolos de segurança sanitária, onde é imprescindível ter produtividade, pois o mercado não para, e ter cuidado com os colaboradores, com sua saúde física e mental diante de um cenário crítico. 

Enfrentando os desafios da gestão de mudanças

Ao lidar com a gestão de mudanças, a chave é a comunicação focar no momento presente para avaliar a incerteza do funcionário e construir a confiança de todos na organização. Realizar reuniões regulares com os colaboradores (mesmo os remotos) é um começo, assim como ter uma política de portas abertas. As pesquisas com funcionários também podem ajudá-lo a conhecer sua equipe rapidamente e implementar um sistema de autoatendimento. Os gerentes devem ser incentivados a entrar em contato com os funcionários regularmente. A seguir, conheça mais algumas dicas:

Desafio de desenvolver uma cultura de trabalho saudável

Adotar ou expandir o plano de bem-estar de seus funcionários é um ótimo ponto de partida. Incentivar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, encontrar maneiras de reduzir o estresse no trabalho e um ambiente de trabalho que promova a colaboração também são fundamentais.

Competição x Cooperação 

A competitividade, há muito tempo, é um dos principais termômetros de sucesso. Estimula o esforço dos colaboradores que têm sua performance avaliada por meio de um comparativo de sucesso feito dentro das áreas. Assim, inevitavelmente o mercado e as empresas criam e estimulam essa competição. O ponto está no fato de que, ao mesmo tempo que precisamos de mais colaboração, a competição é estimulada. 

O mercado não pode parar. Esses são alguns pontos para montar estratégias eficientes para trabalhar ocapital humano e os desafios do mercado. Para superar os desafios de 2022 a 2 Easy será a melhor opção para te auxiliar, conte conosco.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias