5 dicas para fazer uma gestão de recrutamento assertiva

Compartilhar

O processo de recrutamento de novos colaboradores é um ponto delicado do processo de gestão de pessoas, principalmente, porque isso impacta em todo o processo futuro. Falhas aqui podem trazer aumento nos índices de turnover e absenteísmo, problemas de clima organizacional, entre outros pontos complicados.

Por isso, a assertividade tem um papel fundamental aqui, a fim de obter melhores resultados para a contratação. Minimiza-se falhas e gera-se um ambiente mais tranquilo e produtivo para todos.

Vamos trazer a seguir 5 dicas para fazer uma gestão de recrutamento assertiva. Aproveite e tire suas dúvidas sobre o tema. Fique de olho!

1. Tenha critérios claros e objetivos sobre o perfil do colaborador

Um primeiro passo é a clareza sobre quais são os objetivos a serem cumpridos com aquela contratação. Ou seja, de que forma o colaborador poderá agregar positivamente para questões importantes do negócio.

Quer ver um exemplo? Uma empresa que está trazendo um especialista em TI para fazer as adequações para a LGPD tem por objetivo evitar eventuais sanções futuras. Por isso, faz-se importante que o profissional tenha essa expertise relacionada com a legislação vigente. Por isso, o perfil daquele que será contratado deverá passar por essas questões que alinham conhecimento técnico e legislação.

2. Tenha transparência no processo seletivo

Se há problemas na compreensão dos participantes do processo seletivo, isso pode trazer complicações futuras, até mesmo, após a contratação dos novos funcionários. Por isso, é fundamental que a transparência esteja presente em todas as etapas.

Isso deve ser feito desde a descrição do cargo até a finalização do processo, apresentando a empresa para os contratados. Por isso, é importante que você elabore todos os pontos do processo sempre priorizando em oferecer as informações necessárias para que os futuros colaboradores tenham ciência de cada ponto do processo.

 gestão de recrutamento

3. Cuide também do onboarding dos contratados

A gestão de recrutamento assertiva não deve parar no ato de assinatura do contrato. Por isso, os gestores de RH devem ter todo o cuidado com o processo de onboarding – ou seja, o processo de integração dos novos colaboradores com o negócio.

Isso porque é importante que eles se sintam acolhidos no local, bem como passem por todos os processos para adequação para a nova realidade da empresa (com treinamentos, rodas de conversas, entre outros).

4. Utilize softwares de gestão uma gestão de recrutamento assertiva

As tecnologias serão as melhores aliadas para uma gestão de recrutamento assertiva. Isso porque elas são responsáveis por propiciar a visualização dos dados de forma mais eficiente, bem como automatizar alguns pontos do processo.

Por exemplo, ele pode realizar a análise dos currículos inicialmente e apontar os melhores perfis para as demandas da empresa. Eles utilizam análises preditivas para identificar quais são as habilidades apontadas que estão mais alinhadas com o fit cultural do negócio.

Assim, é possível gerar o “match perfeito” entre o novo colaborador e o negócio, com o auxílio da solução. Além disso, ele auxilia no controle do onboarding, tornando-o mais eficiente e mais confortável para os recém-chegados.

Ter uma gestão de recrutamento assertiva é fundamental para que o processo de contratação seja eficiente. Conte com essas dicas e evite que prejuízos ocorram por aquisições inadequadas de talentos, o que pode acarretar em maiores índices de turnover.

Por isso, é importante que você compreenda a importância de um software de gestão para essa área. Aproveite, leia nosso artigo sobre o tema e tire suas dúvidas sobre o tema.

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias