4 dicas práticas para uma boa gestão estratégica de pessoas

Compartilhar

Você sabe o que é gestão estratégica de pessoas? Em princípio, trata-se de um conjunto de ações realizado pelo setor de recursos humanos com o objetivo de promover o desenvolvimento dos seus colaboradores, de forma que eles consigam alcançar os objetivos organizacionais. Abordagem de extrema importância para todo e qualquer tipo de empresa, a gestão estratégica diminui o absenteísmo, o turnover e eleva a competitividade das empresas no mercado.

Como fazer uma gestão estratégica de pessoas? 

Foi-se o tempo que apenas oferecer bons benefícios era o suficiente para que uma empresa conseguisse reter os melhores talentos. Não que oferecer um bom plano de saúde, um vale-alimentação/refeição digno, entre outros incentivos financeiros, não seja importante para manter a equipe de trabalho motivada. Absolutamente.

Todavia, hoje em dia é preciso valorizar o capital humano da empresa, respeitando as necessidades e os anseios individuais de cada funcionário. Confira a seguir 4 dicas para ter colaboradores mais produtivos e engajados com o propósito da organização.

Analise as habilidades e competências dos colaboradores

O primeiro passo para uma gestão estratégica de pessoas é garantir que as habilidades e as competências dos colaboradores estejam alinhadas com as demandas da empresa. Esse alinhamento é crucial para o sucesso de qualquer empresa, já que profissionais certos, no lugar certo e na função certa são mais produtivos e oferecem melhores resultados ao empreendimento.

Se conseguir colaboradores prontos tem sido um grande desafio para a sua empresa, uma solução bem prática e eficaz é investir em treinamento profissional. Ao investir no desenvolvimento das equipes de trabalho já existentes, o gestor passa a contar com profissionais melhores qualificados, mais satisfeitos e consequentemente engajados com os propósitos da empresa.

Tenha uma comunicação clara

Para que todos os colaboradores tenham compromisso com as metas e objetivos da empresa, é preciso que todos compreendam bem a estratégia da organização. Por isso, desenvolver uma comunicação clara e objetiva com todos os funcionários, explicando inclusive qual é a contribuição de cada um para os resultados da empresa, contribui positivamente para o sucesso do negócio. 

Afinal, quando os colaboradores se enxergam dentro do plano estratégico da empresa, conseguem executar melhor suas atividades diárias. Isso, por sua vez, resulta em serviços e produtos melhores, em clientes satisfeitos e em melhor performance da empresa no mercado.

Invista na gestão de benefícios, de cargos e salários

Conforme pontuamos anteriormente, benefícios financeiros sozinhos são insuficientes para reter os melhores talentos para a empresa, mas isso não significa que eles não sejam importantes. Oferecer um programa de benefícios estruturado, alinhado ao desenvolvimento profissional dos colaboradores também é uma maneira de fazer uma boa gestão estratégica de pessoas.

Além da valorização humana, aquela em que o profissional se sente parte da organização e peça chave para o seu sucesso, contar com um bom programa de recompensas e benefícios corporativos como seguro saúde, odontológico, vale-alimentação e/ou refeição também deixa os colaboradores mais motivados a vestirem a camisa da empresa.

Dica bônus para uma boa gestão estratégica de pessoas: invista no BPO da folha de pagamento da sua empresa

De fato, fazer uma gestão estratégica de pessoas é uma atividade complexa, que reúne um conjunto de ações, incluindo de acompanhamento e correção, para avaliar o desenvolvimento profissional dos colaboradores e promover melhorias sempre que necessário. Nesse sentido, o BPO da folha de pagamento é a solução ideal para otimizar o tempo de trabalho dos gestores, reduzir custos operacionais, ter colaboradores mais produtivos e consumidores mais satisfeitos.

E com a 2Easy você pode ter o melhor dos dois mundos em sua empresa. Isso porque além da terceirização da folha de pagamento feita por profissionais especializados, temos também um sistema modular de gestão de RH. Baseado em nuvem, integrado, prático e funcional, ele conta com os módulos de Treinamento e Desenvolvimento e Gestão de Desempenho, que podem te auxiliar nas boas práticas de gestão de pessoas.

Quer ter uma gestão estratégica de pessoas na sua empresa, mas não sabe por onde começar? Baixe gratuitamente o infográfico Folha de pagamento descomplicada e descubra como uma empresa de BPO vai acabar com as burocracias de RH do seu negócio e otimizar o tempo de trabalho das suas equipes. 

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias