5 formas de reduzir gastos com recrutamento e seleção

Compartilhar

O processo de contratação precisa ser otimizado nas empresas, a fim de que possa obter os melhores resultados e ter um corpo de colaboradores de excelência em sua empresa. Afinal, o sucesso do negócio depende da qualidade do corpo de colaboradores.

Contudo, muitas vezes, esses processos podem ser custosos para o negócio. Assim, confira 4 formas de reduzir gastos com recrutamento e seleção e tire suas principais dúvidas sobre o tema.

1. Diminua os índices de turnover

Um dos primeiros pontos para reduzir gastos com recrutamento e seleção é, justamente, minimizar a necessidade de que isso ocorra. Para isso, é fundamental que você consiga reter seus talentos e minimizar os índices de turnover.

O setor de RH deve, assim, fazer processos de gestão de pessoas de forma excelente, com estratégias que permitam aos colaboradores sentirem-se confortáveis e abraçados pela empresa. Além disso, o ambiente laboral precisa ser convidativo e permitir que os funcionários possam exercer suas potencialidades com maior facilidade.

2. Reduza etapas no processo seletivo

Outro ponto que encarece o processo de recrutamento e seleção é ter etapas excessivas no processo seletivo. Muitas vezes, os gestores de RH, no afã de buscarem encontrar o melhor perfil, tendem a implementar uma série de etapas, a fim de filtrar o perfil dos potenciais colaboradores.

Com isso, há um maior custo por etapa e, consequentemente, uma demora maior para conseguir alcançar a conclusão do processo de contratação. Isso potencializa ainda mais os custos caso o negócio tenha por hábito contratar consultorias para este momento.

recrutamento e seleção

3. Faça uma boa definição de perfis

Um dos pontos que encarece o processo de recrutamento e seleção é realizar a contratação de perfis que não estavam, de fato, devidamente alinhados com a vaga que foi aberta. Isso é fundamental, principalmente, para evitar demissões precipitadas ou, novamente, índices de turnover.

A inadequação de uma vaga pode custar muito a longo prazo. Por isso, antes de abrir o processo, é fundamental que você analise qual é o perfil que, de fato, se encaixa para aquela determinada função e o negócio em si.

Não adianta, por exemplo, insistir em uma pessoa apenas com perfil técnico se a função exige isso e, também, proatividade para um cargo de liderança. O resultado pode ser satisfatório, em partes, mas não gerar os processos de gestão dos times.

4. Utilize ferramentas focadas para recursos humanos

O uso das tecnologias pode ser uma das maiores aliadas para auxiliar a reduzir gastos com recrutamento e seleção. Soluções focadas para o setor de RH permitem que os responsáveis possam, por exemplo, ter uma análise otimizada do perfil, escolher os melhores candidatos para as etapas seguintes, agilizar o processo seletivo, entre outros.

Além disso, soluções desta natureza podem permitir o processo de contratação de forma otimizada, fazendo o processo de onboarding de forma facilitada, diminuindo o tempo destinado para esta tarefa. Assim, é possível garantir maior eficiência e agilidade nesses processos.

5. Opte pelo BPO

BPO diz respeito ao Business Process Outsourcing, ou seja, a possibilidade de terceirização de processos internos da empresa. Para o setor de RH, que precisa lidar cotidianamente com questões estratégicas (gestão de pessoas), torna-se fundamental delegar questões operacionais (como folha de pagamento e gestão de benefícios) para terceiros.

Quando essas duas questões andam afinadas e funcionando de forma estratégica, torna-se possível fidelizar e manter talentos em seu negócio. Assim, considere essa possibilidade para melhorar a sua gestão de RH.

Recrutamento e seleção são duas etapas fundamentais para o crescimento de uma empresa. Afinal, isso vai muito além de buscar otimização para  redução de custos. O capital humano deve ser extremamente valorizado e isso passa desde o início do processo de seleção. Com as dicas que listamos acima, você consegue compor times incríveis. Esse é o primeiro passo para que todos os envolvidos possam ficar felizes e com maior bem-estar em suas atividades;

Gostou deste conteúdo? Siga nosso perfil no Linkedin para mais dicas como essa.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias