RH estratégico x RH Operacional: entendas as diferenças

Compartilhar

A Gestão Operacional de Recursos Humanos e a Gestão Estratégica de Recursos Humanos são dois aspectos da mesma entidade. O RH operacional executa as operações do dia a dia que são essenciais para atender às necessidades dos funcionários, enquanto o gerenciamento estratégico de RH se concentra em prever resultados de longo prazo e garantir que sua empresa tenha talento suficiente para atingir suas metas. 

Ambos os aspectos dos recursos humanos são componentes-chave que podem levar seu negócio ao sucesso. Vamos entender quais são essas diferenças entre o RH estratégico e o RH Operacional!

Conheça O Rh Estratégico

No RH estratégico, o departamento deve sempre focar no planejamento e implementação das melhores estratégias e ações para o crescimento global da empresa. Para isso, quando se trata de RH estratégico, os profissionais da área devem estar sempre baseados em dados e métricas.

A gestão estratégica de recursos humanos é um papel importante. Ela exige que os profissionais de RH analisem a trajetória de crescimento potencial do negócio e considerem quantas pessoas são necessárias para atingir os objetivos da organização e em quais funções. O RH estratégico é parte integrante do planejamento futuro de sua empresa no que se refere aos funcionários. 

Com competências estratégicas, os membros da equipe de RH tentam antecipar futuras necessidades de negócios e trabalham diligentemente para desenvolver planos de recrutamento e treinamento para atender a essas necessidades.

Dessa forma, ele pode atuar no foco do problema ou onde for necessário melhorar, visando a melhor estratégia atual. É comum que esta área traga sempre novas soluções e inovações para a organização, como utilizar o Business Process Outsourcing – BPO, uma forma estratégica de delegar para uma empresa terceirizada processos do RH e diminuir as burocracias do setor

A maioria das soluções de tecnologia tem a capacidade de otimizar e facilitar os serviços das empresas, aumentando a produtividade, melhorando os resultados dos funcionários e tornando o setor do RH mais estratégico.

RH estratégico e RH operacional

Rh Operacional

O RH Operacional é conhecido por ter o formato mais tradicional que existe em uma empresa. Ao contrário do RH estratégico, ele cuida de toda a burocracia da empresa. Ou seja, é responsável por todos os procedimentos padrão, como controle de horas e jornadas, recrutamento, seleção de funcionários, folha de pagamento e treinamento, etc. 

Assim, o RH Operacional está focado no aqui e agora. Ele pergunta: O que os funcionários de hoje precisam para fazer seu trabalho? Esse modelo só pode ser entendido como executor de tarefas, pois não é adequado para planejar e avaliar resultados. Portanto, o impacto dos processos realizados não pode ser medido.

Apesar da utilização de procedimentos totalmente operacionais, o campo foi revolucionado e diversas tecnologias estão surgindo para automatizar e otimizar os procedimentos burocráticos. Dessa maneira, a área economiza tempo no trabalho manual e pode ser dedicada a partes estratégicas do departamento.

A 2 Easy, através de sua parceria com a Senior, oferece as melhores inovações estratégicas e tecnológicas, para melhorar a produtividade de recrutamento e seleção automatizando processos de ponta a ponta, avaliação escalável da compatibilidade entre humanos e seu ambiente de trabalho. A empresa utiliza um um espaço de gestão humana para resolver os assuntos do seu RH em tempo real por meio de uma tecnologia feita para as pessoas na Plataforma HCM Senior.

Você pode acessar esse material que vai te oferecer mais informações. A 2 Easy está esperando para te ajudar a aumentar a produtividade e melhorar o seu setor de RH. 

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias