RH estratégico e RH tradicional: quais as diferenças?

Compartilhar

O setor de Recursos Humanos mais conhecido como RH, embora tenha o papel de facilitar a relação entre colaborador e empresa e assim criar um elo entre os dois, conhecido como o setor que faz a gestão de pessoas, pode ter o mesmo objetivo, mas cada forma de gerenciar o RH será diferente. Entre essas formas de gerenciamento estão os conhecidos: RH estratégico e RH tradicional.

O objetivo da gestão do RH é estabelecer regras para o desempenho dos colaboradores de acordo com o plano estratégico da empresa. Refere-se à maneira como uma organização lida com seus funcionários e varia de acordo com a cultura organizacional. 

As políticas de recursos humanos ajudam as pessoas envolvidas em seu trabalho, fazendo com que se sintam valorizadas como parte importante da empresa. Essas políticas variam de boas oportunidades de eventos a controles profissionais de férias. Vamos conhecer essas diferenças.

Conheça o RH Tradicional

Falar em RH tradicional é lembrar de uma imagem antiga, onde as tarefas são burocráticas e repetitivas. Uma das características é o foco operacional, onde o foco é executar atividades básicas do funcionamento da empresa e da gestão de pessoas. Traz assim uma  atuação “mão na massa”, sem pensar em formas mais eficientes de fazer o mesmo processo pensando também no médio e longo prazo.  

Outra característica é a execução de processos básicos, tarefas consideradas comuns em qualquer empresa, como recrutamento e seleção, admissão e demissão, realização de treinamentos. Um ponto que precisamos destacar sobre o RH tradicional é o pouco planejamento, o que ocorre com o RH operacional como também é conhecido, quando se trata do RH tradicional, é agir após a situação se concretizar, ou seja, ao em vez de planejar para reter talentos, visando a satisfação dos colaboradores, foca em apenas substituir após o pedido de demissão. 

RH Estratégico

O RH estratégico tem foco nos talentos, nos seus colaboradores, os esforços são para a gestão de pessoas  garantindo assim a melhor conexão entre colaboradores e organização e não apenas em contratar e demitir pessoas. Existe um direcionamento para a análise de indicadores e assim um foco em planejamento estratégico. 

O RH então não atua sozinho, há um alinhamento entre as demais áreas da empresa. Além do planejamento completo, ele é dinâmico, considera as possíveis mudanças de mercado sendo focado em médio e longo prazo, o RH estratégico faz uma análise minuciosa e completa das informações e resultados, com o foco em indicadores de performance. Com essas análises é possível atuar para prever demandas e prevenir alguns problemas ou ameaças. 

A 2 Easy através de sua parceria com a Senior oferece as melhores inovações estratégicas e tecnológicas, para melhorar a produtividade de recrutamento e seleção automatizando processos de ponta a ponta, avaliação escalável da compatibilidade entre humanos e seu ambiente. A empresa utiliza um espaço de gestão humana para resolver os assuntos do seu RH em tempo real por meio de uma tecnologia feita para as pessoas na Plataforma HCM Senior.

Você pode acessar um super combo de materiais gratuitos que podem te oferecer mais informações. A 2 Easy está esperando pelo seu contato!

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias