Como fazer a gestão de desempenho dos colaboradores?

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Gestores de RH mais experientes sabem o quanto a gestão de desempenho é um dos pontos cruciais para a área. Quando isso não vai bem, muitas questões – que, muitas vezes, vão para além desse setor – são comprometidas. Por isso, atuar de forma estratégica é fundamental para melhores resultados.

Por isso, toda forma de otimização é válida, em busca de melhores resultados. Pensando nisso, queremos trazer as melhores práticas para que você possa aplicar em seu RH e permitir uma gestão de desempenho mais eficiente. Boa leitura.

Acompanhe as métricas importante

A definição das métricas é um ponto-chave, principalmente, porque as decisões que serão tomadas posteriormente. Por isso, é fundamental escolhê-las de acordo com a realidade da empresa. 

Por exemplo, se a divisão do trabalho faz com que a produtividade individual interfira na dos times, é de extrema importância ter métricas que avaliem os casos únicos e como eles têm interferido nos times como um todo.

Por meio disso, é possível identificar quando se trata de situações isoladas e conseguir resolver diretamente com a pessoa (por exemplo, avaliar se não há uma questão pessoal que esteja causando problemas), ou então quando são situações são coletivas (avaliando as métricas do time como um todo) e intervir nessas questões

Defina intervenções de desenvolvimento

Identificar quais são as habilidades que devem ser desenvolvidas é fundamental para traçar uma agenda de treinamentos a médio e longo prazo. Isso inclui, por exemplo:

  • ações de reciclagem e aprimoramento de conhecimento;
  • desenvolvimento de soft skills;
  • gerenciamento dos treinamentos de onboarding para os recém-contratados.

Esse controle deve ser feito de forma impecável, a fim de que torne-se possível minimizar eventuais falhas que estejam acontecendo, justamente, por problemas de falta de alinhamento com as práticas internas da empresa.

Atente-se para os feedbacks

Todo gestor sabe da importância dos feedbacks para auxiliar os colaboradores em seus desempenhos. Contudo, muitos deles, mesmo experientes, cometem grandes falhas nestes processos.

Por exemplo, problemas de clima organizacional e desempenho podem ocorrer, justamente, porque os gestores não sabem como motivá-los, seja oferecendo críticas construtivas pontuais, nos pontos que realmente precisam de intervenção, seja oferecendo, justamente, feedbacks positivos que auxiliem os colaboradores a saberem que estão no caminho certo.

Terceirize funções para uma empresa especializada

Outra forma de potencializar a gestão de desempenho é delegando tarefas para uma empresa terceirizada, por meio do “Business Process Outsourcing” (BPO). A 2 Easy oferece a terceirização da folha de pagamento, tirando do setor essa função.

Com isso, os profissionais podem dedicar-se para ações que são do RH e, entre elas, a gestão de desempenho. Além disso, como atuamos com um sistema de ponta no mercado (Senior Sistemas ) conseguimos realizar a implementação dos módulos responsáveis pela gestão de desempenho em sua empresa e obter melhores resultados.

 Por meio disso, é possível que profissionais especializados possam cuidar dessas questões, realizando o monitoramento das métricas por meio dos indicadores de performance.

Desta forma, no dashboard, os gestores poderão acompanhar essas questões e, assim, saberem o momento certo de intervir junto aos colaboradores. Com isso, reduz-se o tempo de realizar a verificação dessas métricas e facilitando o dia a dia.

Assim, os profissionais da empresa podem se dedicar a outras questões também relacionadas com gestão de pessoas e que são de extrema importância para o RH da empresa. Assim, considerar essa possibilidade pode ser importante para garantir maior fluidez nas atividades do dia a dia.

Essas dicas podem ser fundamentais para você conseguir melhores resultados na gestão de desempenho e, consequentemente, nas demais funções do RH. Mas não é o único ponto passível de otimização, sabia?

Por isso, confira nosso material com o passo a passo para melhorar os processos na sua empresa e focar em pessoas. Não perca.

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