O que é força de trabalho e como ela está se transformando?

Compartilhar

Podemos responder a pergunta “o que é força de trabalho?” com: a necessidade de uma organização mensurar a quantidade de pessoas exigidas para executar determinada atividade do seu processo produtivo.

Esse conceito complexo foi definido pelo filósofo, sociólogo, historiador, jornalista e economista russo Karl Marx. No entanto, medir a capacidade da força de trabalho não é uma tarefa das mais fáceis.

Em uma loja, por exemplo, há momentos do dia com grande movimento e outros nos quais os colaboradores estão ociosos. Há um claro desequilíbrio que precisa ser combatido, pois pode trazer prejuízos à companhia.

Continue a leitura para entender o que é força de trabalho e como sua transformação está provocando mudanças nas organizações ao longo das décadas.

A transformação inevitável da força de trabalho

Até o final do século passado, era comum ver profissionais que pensavam em permanecer a vida toda na mesma empresa. Isso mudou! A chegada das gerações mais recentes — millenials e centennials — trouxe pessoas em busca de experiências enriquecedoras e flexíveis, como o ambiente de trabalho aberto aos processos inovadores e criativos.

Esses profissionais são bem diferentes dos antigos. Buscam nas empresas os valores e propósitos alinhados aos seusAs novas gerações valorizam a liberdade, portanto, buscam ambientes profissionais que a oferecem. O surgimento do trabalho remoto, por exemplo, é fruto dessa necessidade.

O futuro, no entanto, indica mais mudanças. Muitos postos de trabalho que são operacionais devem ser substituídos por máquinas. Por isso, é importante entender o que é força de trabalho, pois, diante dessa nova realidade, para onde vão esses trabalhadores?

O foco passa a ser na gestão de pessoas, permitindo o desenvolvimento de indivíduos e promovendo a satisfação no ambiente profissional. Vem daí a necessidade de capacitar, treinar e desenvolver pessoas.

A área de Recursos Humanos tem um determinante papel nesse processo. Ela deve estimular a produtividade, reduzir a rotatividade e promover uma maior humanização nas relações de trabalho.

Sua empresa deve ficar atenta a essa transformação

Recursos humanos devem ser utilizados estrategicamente, para que a organização possa alcançar os resultados que deseja e precisa. Sem as pessoas, as empresas não funcionam. São elas as responsáveis pelas estratégias criativas, soluções inovadoras e, principalmente, os resultados.

No entanto, ao entender o que é força de trabalho você deve ter notado que as relações entre colaboradores e corporação mudaram bastante. A chegada de novas gerações requer que cada companhia entenda esse novo público e se adapte às necessidades e expectativas atuais.

Não se trata de um capricho, mas de uma adequação à realidadeDo mesmo modo que a companhia evoluiu e substituiu os lentos computadores de mesa por notebooks ou smartphones, faz-se necessário estudar e entender essas modificações nas relações com a força de trabalho.

Isso é essencial para que os colaboradores também possam se adaptar. Quando não há esse equilíbrio, sua empresa fica à mercê de prejuízos como no exemplo citado na introdução deste artigo. 

Além disso, não entender o que é força de trabalho nos tempos atuais pode desfavorecer sua equipe em relação aos seus concorrentes.

Como sua organização pode contribuir

Conheça o que é força de trabalho e invista no desenvolvimento da relação entre as capacidades e desenvolvimentos pessoais.

É nítida a diferença de perspectiva entre empregadores e funcionários. De um lado, a companhia subestima as ambições de suas equipes e acaba investindo pouco nas habilidades dos indivíduos. Enquanto isso, os colaboradores seguem na busca por uma organização que tenha valores e propósitos alinhados aos seus, mudando de emprego com alta frequência — gerando alta rotatividade.

Agora que você entendeu o que é força de trabalho e quais suas implicações, veja como sua empresa pode participar dessa transformação da força de trabalho:

Crie uma cultura de aprendizagem

Não basta oferecer programas de capacitação e treinamento. Eles ocorrem em momentos específicos, preparando os colaboradores para determinadas atividades. Contudo, faz-se necessário ir além e promover uma cultura de aprendizagem, cujo foco seja o desenvolvimento das pessoas.

Há diversas maneiras de fazer isso, como as plataformas de ensino a distância, podcasts, gamificação e outros. Também é possível criar essa cultura por meio da rotação de equipes e da formação de grupos compostos por diferentes profissionais.

Envolva os colaboradores nessa fase de transição

Ouça seus colaboradores e entenda melhor o que é força de trabalho e como ela se desenvolve. 

Lembre-se de que esses recursos humanos devem ser utilizados estrategicamente. Ofereça espaço para que todos participem!

Uma das maneiras de se fazer isso se dá por meio das avaliações 360. Peça para que os colaboradores avaliem seus gestores, os processos, a companhia e todos os fatores que contribuem para o seu funcionamento.

Melhore os processos de recrutamento e seleção de talentos

Uma vez que os profissionais das gerações mais recentes estão em busca de organizações cujos propósitos e valores estão alinhados aos seus, isso acende o alerta para a melhoria de processos de recrutamento e seleção de talentos.

Sem uma boa marca empregadora, dificilmente você atrairá esses profissionais. Logo, o recrutamento deve ocorrer de modo ativo e passivo, maximizando as chances de encontrar os trabalhadores qualificados. Invista ainda em ferramentas que contribuem para uma seleção de talentos imparcial.

Além de entender o que é força de trabalho, é importante que aconteça recorrente desenvolvimento, para que ela, como um todo, esteja alinhada aos desafios que o futuro trará.

Para lidar com essa transformação, sua empresa necessitará de uma ferramenta poderosa e capaz de avaliar a força de trabalho.

botão que redireciona para o contato

O Sistema de Avaliações da 2easy é uma excelente ferramenta para líderes e colaboradores alinharem suas necessidades. Ele funciona on-line e contribui para uma análise diferenciada da força de trabalho, sempre com foco estratégico.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias