Cultura organizacional: qual o papel do RH?

Compartilhar

A cultura organizacional de uma empresa é o conjunto de valores, políticas e comportamentos que devem conduzir as operações do negócio. Na prática, ela norteia os gestores nas tomadas de decisões, padroniza processos e confere uma identidade única à organização. Mas não apenas isso. A cultura organizacional, quando bem construída, se torna uma excelente ferramenta de aquisição e retenção de clientes.

O papel do RH na cultura organizacional de uma empresa

A cultura organizacional geralmente surge com os líderes da empresa. Ela pode ser baseada nos comportamentos do dia a dia ou criada estrategicamente para que o empreendimento alcance os objetivos organizacionais com mais rapidez e facilidade. 

Nesse sentido, o RH desempenha um papel fundamental na construção desses valores. No caso de uma cultura baseada nos comportamentos dos líderes, cabe aos gestores de RH moldá-la para que a organização se desenvolva com saúde. No caso da criação do padrão cultural da empresa do zero, cabe ao setor ajudar a liderança a elaborar o planejamento estratégico da empresa.

Mas não de qualquer forma. Priorizando os recursos humanos da empresa, ou seja, os seus colaboradores. Criando estratégias para alinhar as habilidades e as competências dos colaboradores às atividades organizacionais, à missão, à visão e aos valores da empresa. Garantindo que todos tenham um clima organizacional saudável para que possam adquirir habilidades e se desenvolver profissionalmente.

Vale ainda dizer que o RH também precisa pautar suas estratégias levando em consideração a sustentabilidade ambiental e o respeito à inclusão e diversidade social. Além disso, cabe ainda ao setor disseminar a cultura organizacional entre todos os colaboradores da empresa.

Políticas e regras: como o RH pode formalizar a cultura organizacional?

Ao auxiliar os fundadores e gestores da empresa na construção da cultura organizacional, o RH precisa pensar em políticas e regras que representem os valores e a missão da empresa em todos os seus processos, tais como:

Recrutamento e seleção

Nesse aspecto é importante que o RH escolha candidatos com perfis mais adequados aos valores da empresa. Esse alinhamento vai facilitar a produtividade, o desempenho e o desenvolvimento do profissional. Isso, por sua vez, reduz o absenteísmo, as taxas de turnover e favorece a retenção de talentos.

Disseminação da cultura organizacional entre todos os colaboradores

É dever do RH disseminar a informação dentro da empresa. Essa prática deixa todos cientes do que fazer ou não fazer. E ainda, de que atitudes tomar perante determinadas circunstâncias.

Em outras palavras, a informação ajuda a alinhar a conduta de todos os colaboradores. Para tal, ela deve ser clara e objetiva, para facilitar a compreensão por todos. A informação pode ser distribuída nos mais diferentes canais da empresa (e-mail, quadros informativos, grupos de WhatsApp).

Além da disseminação da informação nos canais internos da empresa, o RH pode ainda elaborar eventos e campanhas educativas.

Capacitação e desenvolvimento

Uma empresa com cultura organizacional moderna e centrada no elemento humano também se preocupa com o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores. Para tornar isso possível, realiza investimentos contínuos em treinamentos profissionais e desenvolve políticas de cargos e salários conforme esse crescimento.

Remuneração e benefícios

Muito além de determinar a remuneração dos colaboradores, a cultura organizacional também ajuda a definir o tipo de benefício que eles terão. Seguro saúde, academias, vale cultura e até mesmo o vale refeição e alimentação podem ser escolhidos com base nos valores da empresa.

Relações trabalhistas

Cabe ainda ressaltar que o setor de RH também deve priorizar uma relação trabalhista justa e transparente com os funcionários da empresa. Isso impacta positivamente na percepção que os colaboradores têm da empresa, bem como na percepção dos clientes e fornecedores da organização.

Tecnologia aplicada aos processos

Por fim, mas não menos importante, vale destacar também que o RH tem um papel crucial na identificação e escolha de tecnologias capazes de otimizar processos, melhorar a comunicação entre as equipes, tornar a contratação mais assertiva e reduzir custos operacionais.

Diante desse contexto, a 2Easy surge como grande aliada de um RH estratégico e eficiente. Através de um software as a service (software como serviço) completo e com baixo custo mensal, profissionais de RH e DP vão poder otimizar suas tarefas diárias com o auxílio da tecnologia. 

São módulos como gestão de benefícios, admissão digital, gestão de recrutamento e seleção, e-Social, treinamento e desenvolvimento e muitos outros para trazer mais assertividade, produtividade e competitividade ao seu negócio. Conheça a solução da 2Easy e eleve o RH da sua empresa a outro nível.

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias