04 dicas de como melhorar a experiência do candidato

Compartilhar

Realizar processos de seleção é algo muitas vezes fácil para os profissionais de RH, pois os mesmos estudaram/estuda para desempenhar essa função e o fazem praticamente de forma rotineira. Mas para o bom andamento do processo e a satisfação de todos (recrutadores, candidatos e empresa), é de fundamental importância que ocorra um ambiente acolhedor e funcional no decorrer desse processo, para que a vaga seja preenchida por alguém que vá integrar de maneira eficiente o quadro de talentos para integrar o time da empresa. 

Também existem aqueles processos de recrutamentos que são longos e isso pode gerar algum desgaste por parte dos candidatos e do próprio recrutador. Mas em especial para o candidato, pois ele muitas vezes já saí de casa com aquela expectativa de conseguir aquele emprego tão desejado. Ao chegar na empresa, se deparar com um processo cansativo, pode atrapalhar até mesmo um melhor desempenho que ele (candidato) poderia ter, se caso o processo fosse mais fluido. 

Nesse sentido, oferecer uma boa experiência ao candidato é, também, aperfeiçoar todo o processo para melhorar até mesmo a imagem da empresa. Por este motivo, a 2 Easy está oferecendo quatro dicas/sugestões que podem ajudar na facilitação do processo seletivo. São eles: 

01. Ser claro ao anunciar a vaga: 

Comumente nós vemos vagas de empregos que são complexas, o que pode ser um empecilho para que os candidatos mais talentosos a vaga, digamos assim, não se inscrevam para a vaga por acharem a comunicação da empresa um tanto quanto confusa.  Assim, é preciso oferecer a vaga de uma maneira objetiva.

02. Passar o feedback em um tempo mais hábil: 

É comum passar por um processo seletivo e ficar esperando muitos dias por uma resposta (que muitas vezes não chega). Isso gera no candidato sentimentos e sensações de: dúvida, ansiedade e desapontamento. Portanto, é importante organizar o setor de RH para que o candidato receba um feedback o mais rápido possível. Não existe um prazo correto, mas o ideal é que ele não ultrapasse uma semana, para que evite tornar a espera cansativa para o candidato.  

03. Gerar um bom clima durante a entrevista: 

Esse é um dos momentos mais importantes durante um processo seletivo, pois é durante ela que o profissional de RH precisa caprichar na experiência do(s) candidato(s). Ou seja, é importante evitar climas de tensão, evitando que o processo seja pesado tanto para o recrutador, quanto para o(s) candidato(s).

04. Apresenta os depoimentos de talentos da empresa:

Isso tem como o objetivo gerar um encantamento para os presentes no processo de seleção. Escolher alguns depoimentos de profissionais que já trabalham na empresa, pode gerar um clima de bem-estar e motivação para quem estiver prestes a compor a equipe. As empresas precisam atrair os melhores candidatos para construir sua vantagem competitiva, não esperar que eles venham até eles. Para o RH, esse é um papel mais estratégico que pode se tornar um foco se menos tempo for dedicado às operações e atividades burocráticas.

A 2 Easy está pronta para te ajudar, através dos nossos serviços as empresas deixam a parte burocrática com a 2 Easy. Já pensou em ter um parceiro que vai te oferecer toda a parte burocrática e de maneira online, isso é garantia de facilidade. 

Através da parceria da  2 Easy com a Senior você pode melhorar a produtividade de recrutamento e seleção automatizando processos de ponta a ponta, avaliação escalável da compatibilidade entre humanos e seu ambiente. Utilize algoritmos de aprendizado de máquina e métodos comprovados de testes psicológicos para prever o potencial de desempenho do candidato e a adesão à cultura organizacional.

Oferecemos um super combo de materiais gratuitos que podem te oferecer mais informações. Esperamos pelo seu contato!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias