Diferenças entre gestão estratégica de pessoas e o RH tradicional

Compartilhar

Na hora de gerenciarem o seu pessoal, as empresas podem adotar duas abordagens diferentes, a gestão estratégica de pessoas e o RH tradicional. Embora o foco de ambas seja conectar os colaboradores às demandas e estratégias operacionais do negócio, elas possuem formas diferentes de fazer isso. 

Neste artigo, você vai conferir as diferenças entre o RH tradicional e o RH estratégico. Continue a leitura e descubra qual é a melhor abordagem de gestão de pessoas para a sua empresa.

Diferenças entre gestão estratégica de pessoas e RH tradicional

Antes de entender a diferença entre as duas abordagens de gestão de pessoas, é preciso primeiramente compreender quais são as funções do setor de recursos humanos nas empresas. 

Ao contrário do que se imagina, o RH não cuida apenas da admissão e demissão de colaboradores. O setor, considerado estratégico, também é o responsável pelo desenvolvimento profissional dos funcionários, pela gestão de benefícios e pelo oferecimento de um bom clima organizacional.

Compreendidas as funções do RH e a sua importância para as empresas, é hora de saber quais são as diferenças entre o RH estratégico e o RH tradicional.

RH tradicional

O foco principal do RH tradicional é o cumprimento de tarefas básicas do setor, como recrutamento, admissão, demissão e treinamento de funcionários. Não por acaso, também é chamado de RH operacional, já que se ocupa com questões de curto prazo, sem levar em consideração planejamentos estratégicos. 

Cabe ainda dizer que o modelo de gestão tradicional de pessoas é baseado em hierarquia, possui processos burocráticos, tomada de decisões centralizadas e prioriza o capital (financeiro) e os produtos e/ou serviços.

gestão estratégica de pessoas e o RH tradicional

RH estratégico

O RH estratégico, por sua vez, é focado na atração e retenção de talentos para a empresa, priorizando uma relação transparente e amigável entre gestores e funcionários. Suas ações são de médio e longo prazos, com constante alinhamento entre habilidades e competências profissionais com os objetivos organizacionais. 

Além disso, trata-se de uma abordagem de gestão de pessoas que valoriza a colaboração dos funcionários, estimula a proatividade e promove o desenvolvimento profissional. A palavra-chave do RH estratégico é planejamento, mas com flexibilidade. Sempre que as ações planejadas não estiverem dando bons resultados, é possível implementar melhorias em prol do sucesso da empresa.

Vantagens da gestão estratégica de pessoas

Como você pode perceber, a gestão estratégica de pessoas é uma evolução do RH tradicional. Ela permite que as empresas acompanhem as constantes mudanças no mercado de trabalho, pois suas ações são dinâmicas, flexíveis e integradas aos outros setores da empresa. Além dessas vantagens, o RH estratégico também oferecem outros benefícios importantes aos mais diferentes portes e tipos de negócios, a saber:

  • Foco em resultados;
  • Redução de custos;
  • Otimização do tempo de trabalho;
  • Redução dos índices de absenteísmo e turnover;
  • Melhoria de processos internos;
  • Aumento da produtividade.

Como ter um RH estratégico com baixo custo de investimento?

Se você é gestor e deseja modernizar o setor de RH da sua empresa, saiba que uma excelente forma de fazer isso é através do BPO de folha de pagamento

A terceirização de serviços de RH, como também é conhecida a atividade, consiste em transferir as operações burocráticas e complexas do setor para profissionais externos especializados. Assim, você e seus colaboradores podem se dedicar a tarefas mais importantes para o negócio com redução de custos, agilidade e excelência operacional. Conheça as soluções de BPO da 2Easy e eleve a gestão de pessoas da sua empresa a outro nível.

Quer saber como uma empresa de BPO vai acabar com as burocracias de RH do seu negócio? Baixe gratuitamente o infográfico Folha de pagamento descomplicada e tenha um RH estratégico e atuante na empresa.

gestão estratégica de pessoas e o RH tradicional

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias