Admissão digital: o que é e como fazer?

Compartilhar

O novo RH é digital. E pense no alívio que é isso. Afinal, profissionais sêniores sabem o quanto esse era um setor tradicionalmente mergulhado em papéis, documentos e planilhas constantemente.

Com novos processos, cada vez mais ágeis e com minimização de erros, é possível garantir não só maior eficiência, mas também rapidez e menos estresse para os profissionais.

E um dos processos que mais sufocavam os gestores era a admissão. Afinal, registrar e anexar cópias de documentos para registro nos cadastros governamentais, entre diversos outros processos que podem  ser bem  exaustivos. Ainda tem o vai e vem de toda a documentação etc… Atualmente você pode contar com a admissão digital.

Vamos falar mais sobre o tema neste artigo. Boa leitura!

O que é a admissão digital?

A admissão digital é o processo de inserção de um colaborador na empresa (ou seja, desde o processo seletivo até a realização do onboarding) é feito no ambiente digital, normalmente com softwares integrados na nuvem.

Ele se contrapõe, justamente, ao modelo tradicional, ainda muito conservador, no qual muitas questões são feitas de modo manual. Por exemplo, quando o funcionário precisa levar cópias físicas do documento para o local.

Como funciona a admissão digital na prática?

Muitos que ainda adotam um estilo mais tradicional podem estar perdidos sobre como funciona esse processo na prática. Vejamos a seguir, com exemplos, como é na prática:

  • Ao selecionar um determinado candidato, o RH pode enviar um e-mail de pré-admissão, no qual constarão os dados pessoais e necessários para o registro de admissão. Essas informações podem ser enviadas diretamente para a folha de pagamento, de forma integrada, após a validação do setor de RH;
  • O colaborador realiza a qualificação cadastral no eSocial e envia as informações para o RH.

Com isso, ele já estará apto para passar para o novo processo: o onboarding na empresa. Assim, todos os procedimentos são realizados de forma eficiente, sem maiores problemas. Além disso, ganha-se em agilidade, com menos idas e vindas do candidato durante essa etapa, além de praticidade, já que o gestor de RH pode checar online se a documentação está em dia.

Por que adotar a admissão digital?

A admissão digital permite trazer o seu RH para a era da transformação digital. Essa é uma tendência crescente nas mais diferentes empresas e setores e será prevalente para a área. 

E ainda é possível pensar em uma série de vantagens, quando você tem ao seu lado uma empresa que tenha parceria com bons nomes no mercado. É o caso, por exemplo, da 2Easy. Nós utilizamos o sistema da Sênior, um dos melhores do mercado de RH atualmente. Com isso, é possível trazer maior fluidez para o seu dia a dia e otimizar processos.

A admissão digital é o futuro do RH. Não precisa ter receio, ele é ainda mais eficiente do que os processos tradicionais, liberando você para outras funções importantes da gestão de pessoas.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias