Candidate first? entenda o que é que é como aplicá-lo na empresa

Compartilhar

Você já ouviu falar em candidate first? O termo em inglês significa “candidato em primeiro lugar” e é utilizado para se referir a processos de recrutamento e seleção mais humanizados e focados em oferecer ao futuro colaborador uma experiência positiva na empresa, do primeiro contato até a contratação.

Em outras palavras, trata-se de uma abordagem que coloca o candidato em evidência para que seja possível atrair e reter os melhores talentos para a empresa. Mas isso, claro, priorizando as habilidades e competências de cada candidato para o preenchimento das vagas disponíveis, de forma que a empresa consiga ganhar em produtividade e competitividade. 

Quer saber mais sobre essa abordagem, compreender qual é a sua importância e como aplicá-la em sua empresa? Continue a leitura e descubra como utilizar o recrutamento candidate first a favor do seu negócio!

Como funciona o recrutamento candidate first?

O recrutamento do tipo candidate first é composto por 4 etapas, que podem inclusive ser comparadas ao funil de marketing (atração, conversão, fechamento e encantamento). Em todas elas, deve haver uma abordagem pessoal, levando em consideração o perfil do candidato para o preenchimento da vaga em questão. Entenda.

Sourcing / atração

Etapa em que a empresa cria a descrição do cargo e enfatiza quais atributos o candidato deve ter para preencher a vaga disponível. Nesse caso, a empresa utiliza o conceito de employer branding, que busca gerar uma percepção mais positiva do candidato com relação à marca. Para tal, a técnica enfatiza os pontos positivos de trabalhar na empresa, de forma a despertar o interesse das pessoas em fazer parte do seu quadro de colaboradores.

Triagem de currículos / conversão

Diferente do que acontece no recrutamento tradicional, no candidate first a triagem de currículos é feita de maneira mais proveitosa tanto para candidato quanto para a empresa. Essa etapa pode ser feita por meio de um networking entre candidatos, por meio dinâmicas de grupo e de várias outras estratégias que ajudam a avaliar o perfil profissional mais alinhado com as necessidades e objetivos da organização.

Seleção / fechamento

Como o próprio nome sugere, a etapa de seleção diz respeito à escolha do candidato mais adequado às exigências da vaga. Mas no caso do recrutamento candidate first essa escolha não é baseada somente na avaliação da competência do profissional. Ela também leva em consideração as habilidades, a experiência adquirida ao longo dos anos, a inteligência emocional e vários outros aspectos que, quando somados, criam relacionamentos duradouros entre empresa e colaborador.

Integração / encantamento

Nessa fase, o candidato já se tornou colaborador da empresa. Todavia, para que ele “vista a camisa” e se torne um defensor da marca, a empresa deve promover a sua integração com os demais setores e colaboradores. Além disso, deve continuar investindo continuamente em treinamento e desenvolvimento profissional.

Vantagens do recrutamento candidate first para as empresas

  • Atração e retenção de talentos;
  • Processos seletivos mais ágeis e assertivos;
  • Mais produtividade, eficiência operacional e competitividade no mercado;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Redução de custos com absenteísmo, turnover e novas contratações;
  • Melhora da percepção de consumidores e fornecedores com a marca;
  • RH mais estratégico;
  • Cultura organizacional focada em resultados.

Como aplicar o recrutamento candidate first na sua empresa?

O primeiro passo para aplicar o modelo candidate first em sua empresa é compreender que esse é um tipo de recrutamento com abordagem mais específica. Afinal, ele foca nas habilidades e competências dos candidatos na busca do melhor profissional para preencher uma vaga de emprego. 

Portanto, entenda que um fluxo de trabalho criado para uma vaga em questão pode não ser adequado para outra vaga. Para tornar os processos seletivos mais eficientes e obter excelentes resultados, é preciso criar etapas seletivas apropriadas para o preenchimento de cada cargo. 

Mas como fazer isso afinal? Nesse caso, o melhor caminho é contar com o conhecimento de profissionais especializados e com o uso da tecnologia. A 2Easy, empresa especializada em gestão de processos para folha de pagamento, recursos humanos e gestão de benefícios, oferece serviços de BPO de folha de pagamento que acompanham toda a vida funcional dos seus colaboradores, do recrutamento a um possível desligamento.

Com o apoio de uma equipe operacional com profundos conhecimentos jurídicos e trabalhistas e também com o uso das mais avançadas tecnologias voltadas ao setor de RH, desburocratizamos os processos seletivos e de contratação da sua empresa, melhorando a experiência do candidato com a organização desde o primeiro contato. Com o auxílio de indicadores de resultados, monitoramos o desempenho, o desenvolvimento profissional e vários outros aspectos relevantes pessoais do novo colaborador para garantir que o seu perfil esteja alinhado com os valores e a cultura da empresa.

Quer aplicar o recrutamento candidate first na sua empresa? Entre em contato com a 2Easy e torne seus processos de seleção mais assertivos.

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias