Como a Inteligência Artificial ajuda no recrutamento e seleção?

Compartilhar

A Inteligência Artificial (IA) pode ser uma grande aliada no auxílio de profissionais de RH, a respeito do ganho de tempo que os mesmos conseguirão obter, pois, através dessa tecnologia é possível encontrar o(s) candidato(s) que mais se adéquam ao fit cultural que a empresa deseja. Ou seja, a Inteligência Artificial agrega um valor considerável em termos de praticidade e assertividade para a empresa.     

Ela tem a capacidade de analisar e gerar uma classificação dos candidatos, bem como analisar currículos e testes de acordo com a demanda que a empresa necessita solucionar, tendo, inclusive, a mesma visão que um ser humano também teria.

Ao contrário do que você pode pensar, essa é uma tecnologia que não visa tirar o emprego de um profissional de RH, não, mas seu objetivo substitui o trabalho mais enfadonho deste profissional, permitindo-lhe que ele tenha mais liberdade para focar nas estratégias das outras atividades pertinentes.

Inteligência Artificial No Recrutamento e Seleção 

A Inteligência Artificial tem um funcionamento muito próximo ao que a capacidade humana consegue alcançar com o objetivo, por exemplo, das tomadas de decisões, análises de problemas, etc. Para o seu bom funcionamento, essa tecnologia depende de que ela tenha o seu sistema atualizado por uma pessoa. É essa pessoa que vai acompanhar o processo inicial, para informar a máquina se aquilo faz algum sentido ou não.

O RH pode fazer um bom uso da inteligência artificial, uma vez que, entrevistas de emprego fazem parte de um processo seletivo que já pode ser feito através do on-line. A pretensão é que essa tecnologia ajude a melhorar diversos setores da empresa. 

Em caso de contratações, por exemplo, a Inteligência Artificial está sendo empregada visando uma melhora do fluxo de trabalho, ajudando inclusive ao candidato, poupando seu tempo de preenchimento de tantos campos, uma vez que a Inteligência Artificial se encarrega de fazer toda a leitura do currículo de forma separada.  

Pensando nisso, a 2Easy preparou um conteúdo mostrando como os profissionais de RH bem sucedidos não devem nunca parar de aprender. Levando isso em consideração, você pode baixar materiais incríveis que vão te ajudar a descobrir como:

Controlar a ausência dos seus colaboradores;

Melhorar processos internos do seu RH;

Como perder menos tempo com processos burocráticos;

Dicas para otimizar processos de RH;

E muito mais opções.

Já pensou em um sistema que vai te ajudar a reduzir as burocracias e ser mais produtivo? A 2 Easy possui a solução completa. 

Tipos De Inteligência Artificial 

No RH, a IA surgiu através de três grupos distintos. A primeira é a biometria, que é amplamente utilizada pelas empresas para fazer o login e o logout de funcionários, embora a legislação ainda exija que as organizações ofereçam credenciais em papel. 

A segunda inclui robótica e automação, que substituem o trabalho manual em tarefas repetitivas e aumentam a produtividade das equipes, como recrutamento e seleção de pessoas. Por fim, o terceiro grupo inclui algoritmos que podem melhorar os processos de análise comportamental e gestão de talentos, como a Senior tomou a iniciativa de integrar sua assistente virtual Sara (Advanced Automation and Responsive Agent) plataforma Senior X – uma plataforma unificada que aprimora a experiência do usuário integrando todas as soluções da empresa em uma única interface que pode ser acessada fora do trabalho.

Agora que já conhece o papel e os tipos da inteligência artificial, acesse o blog e conheça outras dicas e veja como a Inteligência Artificial impactará o futuro do RH.

Conhecendo Os Funcionários

A IA também permite que as equipes de RH entendam melhor as indicações de funcionários, analisando os tipos de candidatos indicados pelos funcionários e obtendo insights sobre quem indicou com mais sucesso. 

A IA também pode analisar dados de desempenho de referências anteriores e identificar quando recomendar candidatos. A IA oferece ao RH a oportunidade de melhorar a experiência de candidatos e funcionários, automatizando tarefas repetitivas de baixo valor e liberando tempo para se concentrar em trabalhos mais estratégicos e criativos que as equipes de RH precisam e desejam fazer.

Gostou desse conteúdo? Nos siga para ver outros conteúdos. A 2 Easy está pronta para te auxiliar na implementação das melhores soluções de RH, com a sua parceria com a Senior, conta com o serviço de uma assistente virtual como a Sara, que representa um importante passo para reforçar o pioneirismo e a inovação da Senior no mercado de tecnologias para gestão, oferecendo às empresas soluções que aumentam a eficiência e a produtividade dos negócios.

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias