eSocial: entenda agora como funciona a qualificação cadastral

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O eSocial é o sistema informatizado de registro e envio de informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias do Governo Federal. Na prática, ele tem como principal objetivo facilitar a vida de empreendedores e gestores de RH quanto ao envio de dados sobre os  profissionais da empresa, já que a transmissão das informações é eletrônica e feita através da internet. Isso, por sua vez, gera mais economia de tempo, redução de custos operacionais e diminuição da burocracia para as empresas.

O eSocial foi lançado em 2014 e reúne vários órgãos e entidades do Governo Federal. A intenção é que o sistema agilize a transmissão dos dados, garantindo os direitos previdenciários e trabalhistas dos colaboradores das empresas. Além disso, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas também elimina a duplicidade das informações e perda de dados. 

Apesar de reduzir a burocracia para as empresas no que diz respeito à gestão de documentos e informações dos trabalhadores, vale dizer que o eSocial é composto por algumas etapas. Uma delas, aliás, se refere à qualificação cadastral. Embora seja uma etapa que antecede ao cadastro propriamente dito na plataforma, ela é de extrema importância. Por isso, dedicamos um artigo somente a ela, acompanhe!

O que é a qualificação cadastral do eSocial?

Em princípio, a qualificação cadastral do eSocial é uma etapa em que os empregadores ou gestores de RH devem consultar, através de um sistema online, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o NIS (Número de Identificação Social) dos trabalhadores que serão cadastrados Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

Essa consulta ajuda os empregadores e gestores a identificarem possíveis inconsistências nos registros de empregados da empresa e corrigi-las a tempo, de forma a não comprometer o cadastro dos trabalhadores na plataforma do eSocial. Para pequenas empresas a consulta pode ser feita online, pois só é permitido pesquisar os dados de 10 trabalhadores por vez.

Empresas de médio e grande porte, no entanto, devem realizar a consulta por lote, que é feita por meio de arquivo padronizado, geralmente do tipo .txt. Ele deve conter a documentação de todos os colaboradores que serão cadastrados no sistema e deve ser enviado através de sistema informatizado para o Dataprev. Após o envio, a empresa recebe em até dois dias o retorno sobre as informações transmitidas. Havendo divergências de dados, o eSocial gera um arquivo com as inconsistências encontradas para que o responsável pelo setor de RH da empresa possa corrigir os erros.

Como o BPO de RH e Folha de pagamento pode auxiliar no processo de qualificação cadastral para o eSocial?

Ficou confuso entender como funciona a etapa de qualificação cadastral para o eSocial? Achou que dá trabalho juntar todas as informações sobre funcionários, compilar em um documento, enviar para o Dataprev e esperar pelo retorno? E nesse caso, torcer para que a resposta seja positiva, porque caso contrário, você e a sua equipe de trabalho terão que corrigir uma série de dados.

Se você achou que tudo isso desperdiça tempo, ocupa mão de obra qualificada, consome recursos financeiros e compromete a produtividade do negócio, não está errado. Mas infelizmente, é o que tem acontecido com muitas empresas. Por isso, muitos empresários têm optado por terceirizar parte das atividades de RH e folha de pagamento das suas empresas.

O BPO de Folha de Pagamento, como é chamado esse tipo de serviço, é uma excelente estratégia de gestão empresarial. Ela consiste em delegar para profissionais terceirizados e competentes as atividades repetitivas e burocráticas desses dois setores, permitindo que os gestores concentrem seus esforços no core business da empresa.

Cálculo da folha de pagamento, eSocial, gestão de benefícios, gestão de ponto, recrutamento e seleção, gestão de ponto, gestão de processos trabalhista: essas são apenas algumas das atividades dos setores de RH e Departamento Pessoal que podem ser terceirizadas para reduzir custos operacionais com infraestrutura e contratação de mão de obra, melhorar processos internos e ter melhores resultados no mercado.

Quer saber como um serviço de BPO pode alavancar os resultados do seu negócio? Então baixe gratuitamente o nosso infográfico Folha de pagamento descomplicada e descubra como uma empresa de BPO vai acabar com as burocracias de RH da sua empresa!

 

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