Gestão de tempo e produtividade: como implementar na sua empresa

Compartilhar

Fazer a gestão de tempo e produtividade garante a eficiência operacional da empresa.

Também é essencial para crescer mais rápido, pois diante da alta competitividade do mercado, recursos humanos, financeiros e materiais devem ser poupados.

Resultados, metas e prazos de entrega fazem parte da rotina do mundo corporativo. Na área de Recursos Humanos, que é estratégica para a corporação, buscá-los com agilidade e eficiência pode fazer total diferença.

Essa busca, especialmente na atualidade, conta com oapoio de atitudes e ferramentas tecnológicas que ajudam a cumprir as exigências — que, por sua vez, estão maiores e mais complexas.

Conheça diferentes ações que podem ser tomadas paramelhorar a gestão de tempo e produtividade de sua empresa e como elas podem impactar positivamente na produtividade dos funcionários.

Gestão de tempo e produtividade estão diretamentes ligados a um bom planejamento

A organização é essencial para fazer uma boa gestão de tempo e produtividade.

Por isso, é ideal começar o dia, a semana e o mês com uma lista de tarefas que precisam ser cumpridas. 

Tireum tempo do dia para estruturar seu planejamento. Elabore uma lista com todas as atividades para os próximos trinta dias, nela adicione também todos os seus projetos pessoais e pendências.

Ter essa visão mais ampla possibilita uma melhor organização de sua rotina — e o consequente cumprimento das metas e objetivos.

Tenha seus compromissos organizados na agenda.

Imagem de uma agenda pronta para organizar os compromissos e otimizar a gestão de tempo e produtividadeVisualizar compromissos na agenda é fundamental para melhorar a gestão de tempo e produtividade

Agenda é um acessório que, para muita gente, lembra o passado. Todavia, ela continua muito atual e ganhou versões digitais.

Independentemente de ser física ou virtual, ter uma agenda significa ter uma maior visão sobre os compromissos por dia, semana e mês.

A vantagem das agendas on-line é a possibilidade de tê-las sincronizadas na maioria dos dispositivos eletrônicos conectados à internet.

Dessa forma, você pode abri-las no computador, editar no celular e checar os compromissos no tablet.

Elimine pendências que estão na mente

A mente humana também é fonte de distrações, que são capazes de prejudicar sua gestão de tempo e produtividade. 

Pensar constantemente em pendências que precisam ser cumpridas, sejam do trabalho ou além dele, provoca excessivo consumo de energia e, consequentemente, maior desatenção.

Uma boa técnica para não se afundar nos pensamentos sobre seus deveres é registrar todas as suas preocupações em uma lista.

Experimente transcrever o que tem te deixado aflito, pode ser em um papel, agenda ou até mesmo no bloco de notas de seu celular.

Assim, você deixa de sobrecarregar seus pensamentos, e depois, quando estiver com tempo extra, você poderá focar com mais dedicação na resolução delas.

Saiba dar prioridade às tarefas importantes 

Recorte da mão de uma pessoa segurando uma caneta e anotando em seu caderno suas tarefas prioritárias para conseguir melhorar sua gestão de tempo e produtividadeObserve as tarefas que precisam de maior dedicação e otimize a gestão de tempo e produtividade. 

Para garantir uma boa gestão de tempo e produtividade, você deve saber priorizar as tarefas importantes do seu dia

Assim sendo, separe o que é urgente do que tiver pouca prioridade.

Selecione primeiramente as tarefas que necessitem atenção imediata, com curto prazo de entrega e também aquelas que exigem maior atenção e dedicação. 

Feito isto, liste posteriormente as tarefas mais simples e rápidas de serem realizadas. 

Lembre-se sempre de otimizar seu tempo de maneira funcional

Observe sua agenda do dia e da semana, e assim, elenque os melhores horários para cada tarefa de acordo com o tempo de dedicação necessário.

Evite procrastinação! Se você está desanimado para iniciar certa atividade, percebeu que está criando distrações e atrasando sua realização, procure dividir o trabalho em partes, assim você consegue acompanhar sua evolução e se sentir motivado.

Não tenha medo de delegar tarefas

Para os gestores, essa dica deve ser primordial.

Se você está buscando melhorias na gestão de tempo e produtividade, é fundamental que transpasse seus aprendizados para todos da equipe

Quando os líderes são centralizadores e retêm a maioria das tarefas para si, além de se sobrecarregarem não permitem que os colaboradores possam se desenvolver e demonstrar suas habilidades. 

Estimular a produtividade em sua empresa requer motivar pessoas, portanto, é fundamental que as responsabilidades sejam devidamente delegadas.

Diante disso, promova o aumento da confiança dos líderes em relação às suas equipes!

Utilize um sistema que automatize tarefas

Como havíamos dito no começo deste artigo, a tecnologia oferece soluções incríveis para uma boa gestão de tempo e produtividade. 

Por meio de sistemas automatizados, você e sua equipe conseguem automatizar diversas tarefas que, quando são realizadas manualmente exigem maior dedicação e tempo de sua agenda.

Entre esses sistemas, destacamos a solução digital da 2easy! Nosso sistema de folha de pagamento é integrado a módulos de gestão de RH.

Essa ferramentagera dados e permite gerenciar diversas frentes simultâneas de trabalho, como recrutamento e seleção, avaliações, processos trabalhistas, treinamento e desenvolvimento, ponto eletrônico, folha de pagamento e outras.

Produtos inteligentes como o Software as a Service da 2easy permitem que as equipes foquem o tempo em processos mais estratégicos para a organização, deixando as burocracias comuns para o sistema.

Independentemente da técnica ou ferramenta escolhida, é importante entender que a gestão de tempo e produtividade contribui positivamente para os resultados organizacionais e promove o crescimento de todos!

botão que redireciona para o contato

Fale com a 2easy, empresa especializada há mais de 15 anos em gestão de processos para Recursos Humanos e folha de pagamento.

A partir da nossa experiência no mercado, desenvolvemos muitas outras soluções inteligentes para o sucesso de negócios como o seu!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias