Como liderança e motivação caminham juntas em uma empresa?

Compartilhar

Existe uma relação muito próxima entre liderança e motivação, pois um conceito complementa o outro dentro das organizações. Líderes podem inspirar pessoas e, por meio disso, alcançar resultados ainda mais expressivos para a corporação.

O fato é que a liderança precisa saber onde deseja chegar para impactar seus colaboradores do modo correto, melhorando suas ações constantemente. Por isso, iremos juntos desbravar os conceitos de liderança e motivação.

Continue a leitura e saiba como liderança e motivação caminham juntas!

Definindo liderança e motivação

O dicionário Michaelis define liderança de três formas:

  1. função de líder;
  2. que revela autoridade;
  3. pessoa com espírito de ascendência.

Talvez seja mais relevante entender esse conceito a partir da perspectiva interna, ou seja, da forma como você interage, se comunica e influencia os demais.

A liderança, portanto, é a arte de motivar um grupo de pessoas para que atue na busca de um objetivo comum — em seu caso, o da organização. Ela se baseia em ideias que devem ser compartilhadas de modo envolvente e persuasivo.

O líder combina personalidade e habilidades que despertam nas pessoas o desejo de segui-lo. No entanto, cada um tem seu próprio estilo e estratégia e incorpora conceitos como:

  • empatia;
  • confiança;
  • honestidade;
  • foco;
  • decisão;
  • consistência;
  • otimismo;
  • inspiração.

Observe que “inspirar” é uma das principais funções da liderança. O motivo tem a ver com outro conceito, o da motivação.

A psicologia define motivação como uma série de fatores, de natureza afetiva, intelectual ou fisiológica, que atuam em cada pessoa determinando-lhe o comportamento. Em outras palavras, motivação é algo que vem de dentro. Por causa disso, cada pessoa tem motivações diferentes.

A empresa, por exemplo, não é capaz de motivar um colaborador, mas pode preparar um conjunto de estímulos inspiradores que farão o indivíduo encontrar em si a própria motivação. E nesse aspecto, a liderança é fundamental.

Como esses conceitos se complementam

Líderes expressam, de forma natural, ações capazes de manter os liderados automotivados. Isso acontece porque eles sabem a importância de inspirar os outros e, por esse motivo, sentem a necessidade de se automotivarem constantemente.

Liderança e motivação se complementam porque os líderes são, acima de tudo, pessoas generosas e capazes de perceber as peculiaridades de todos que estão ao redor. Por isso, tratam cada indivíduo com níveis diferentes de atenção, proximidade e rigor.

Cada colaborador é único e os líderes sabem disso. Vem daí a necessidade de aplicar estratégias diferentes de se fazer gestão de pessoas, buscando os pontos positivos e os que devem ser melhorados.

Quando alguém de sua equipe passa por momentos difíceis na vida pessoal, cabe a você perceber, ser empático e fazê-lo refletir sobre as saídas para enfrentar esses obstáculos. É um desafio e tanto, mas que é vencido por meio de estímulo constante.

Já que vem dos líderes a inspiração necessária para que os colaboradores busquem a própria motivação, eles devem fazer o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Mas isso não significa apenas oferecer bons salários ou um excelente pacote de benefícios. Existem outras maneiras de estimular a motivação!  

Maneiras de estimular a motivação por meio da liderança

Duas mulheres jovens com vestimentas executivas olhando para um notebook e conversando sobre lideranças e motivação

Ter uma equipe engajada exige empenho, esforço e bastante dedicação. Como líder, você deve equilibrar as pressões que vêm de todas as esferas — colaboradores e outras lideranças — para obter o melhor resultado.

Profissionais engajados sentem-se parte da organização, compreendem suas atividades e alinham os próprios objetivos aos da empresa. Eles têm responsabilidade, autonomia e visualizam possibilidades de crescimento.

Como liderança e motivação caminham juntas, o bom líder sabe trabalhar os elementos necessários para chegar a um denominador comum. Veja como:

Priorize a transparência das relações

Cuidado ao falar! Não se deve dizer apenas o que as pessoas desejam ouvir. Ações pautadas na tentativa de agradar a todos trazem conforto a curto prazo, mas adia uma série de problemas para o futuro.

Reconheça os talentos de sua equipe

Valorize e reconheça as boas práticas de seus colaboradores. A melhor forma de se fazer isso é por meio de feedbacks frequentes, destacando pontos positivos e outros que precisam de atenção.

Não seja um líder centralizador

Delegue tarefas e responsabilidades para os demais colaboradores. Mostre que confia no trabalho deles para inspirar e demonstrar que reconhece o potencial de cada um. Isso também otimizará o processo produtivo.

Compartilhe os valores da empresa

Isso deve ser feito com precisão, por meio de ações que interpretam o que a empresa espera dos colaboradores. Se um dos valores é a transparência, suas ações devem ser transparentes. Uma vez que liderança e motivação se complementam, você pode inspirar as pessoas para que elas coloquem transparência em suas rotinas.

Crie metas realistas

Sua equipe deve trabalhar com metas sempre realistas, ou seja, adequadas à capacidade dos indivíduos e da corporação. Quando a meta for mais ambiciosa, garanta que haverá o suporte necessário para que ela seja alcançada.

Estipule desafios

Desafios estimulam o desenvolvimento de habilidades e competências. Quando aprendem coisas novas, os colaboradores se sentem motivados. Assim sendo, promova um programa de educação corporativa para oferecer uma base para a aprendizagem.

Incentive o pensamento inovador

Dê autonomia para que seus colaboradores busquem soluções inovadoras para problemas cotidianos. Mostre que eles podem pensar fora da caixa e trazer novas ideias. Reconheça as que têm potencial! 

Peões de jogo de tabuleiro de cores sortidas, representando pessoas a serem geridas em uma empresa através de liderança e motivação.

Melhore sua gestão de pessoas

Tenha à disposição um sistema completo e integrado para a gestão de recursos humanos. Gerencie folha de pagamentobenefícios, cargos, salários, recrutamento, seleção, avaliações, treinamento, desenvolvimento e indicadores de RH em um painel fácil de usar e que já interpreta uma série de dados para você.

Quando liderança e motivação caminham juntas em qualquer organização, promovem ganhos para todos. A empresa alcança os resultados que deseja, os colaboradores se sentem realizados e os líderes vislumbram um futuro ainda mais promissor.

O desenvolvimento profissional tem um peso importante nesse aspecto. Por esse motivo, convidamos você para ler outro artigo que fala sobre como promover esse desenvolvimento entre seus colaboradores.

botão que redireciona para o contato

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias