A Inteligência Artificial impactará o futuro do RH?

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Quando falamos em Inteligência Artificial (IA), logo lembramos daqueles filmes de ficção científica que têm robôs que se comportam como seres humanos, não é verdade? Nesses cenários futuristas, muitas de nossas atividades passam a ser executadas por andróides e sistemas altamente inteligentes.

O fato é que ainda estamos distantes de uma realidade como a apresentada pelos filmes de Hollywood, entretanto, já nos deparamos com algum nível de inteligência artificial no nosso dia a dia, facilitando processos e tornando a rotina das empresas ainda mais eficaz e dinâmica, inclusive na área de Recursos Humanos.

Os tipos de Inteligência Artificial

Dentro da área de recursos humanos, a Inteligência Artificial já se faz presente por meio de três grupos distintos. O primeiro é o da biometria, amplamente utilizado pelas empresas para registrar a entrada e a saída dos seus colaboradores, por mais que a legislação ainda obrigue as organizações a emitir comprovantes em papel.

O segundo inclui os bots e automatizadores, eles substituem o trabalho humano em tarefas repetitivas, acelerando a produtividade da equipe que faz, por exemplo, recrutamento e seleção de pessoas. Por fim, o terceiro grupo contempla os algoritmos, que permitem melhorar os processos de análise comportamental e a gestão de talentos.

O aumento na capacidade de processamento de informação

A Inteligência Artificial consegue processar, de maneira rápida e precisa, uma grande quantidade de informações, afinal, ela é mais potente do que a mente humana. Atuando de maneira consultiva, a IA consegue fazer sugestões e previsões a partir da análise de todos os fatos e acontecimentos da empresa.

O sistema analisa constantemente os padrões de comportamento e dados para estipular previsões. Isso permite o fornecimento de conselhos e sugestões efetivos para os próximos passos da empresa, algo fundamental em qualquer negócio que busca atuar de maneira estratégica.

A utilização de chatbots no recrutamento e seleção de pessoas

Cremer, maior empresa de produtos voltados para primeiros socorros, cirurgias, tratamentos, higiene e bem-estar, já utiliza um programa que simula uma conversa com os candidatos às suas vagas. Trata-se de um chatbot. Ele dá as boas-vindas à pessoa, fornece informações básicas, avalia conhecimentos gerais e aplica um teste de inglês.

Esse tipo de software é capaz de analisar os hábitos e ações dos candidatos em diferentes ambientes, sempre observando os padrões de comportamento. Isso faz com que o funil de seleção fique cada vez mais estreito, tornando precisa a decisão em relação à contratação de cada profissional.

A mudança no sistema de avaliação de candidatos

A Inteligência Artificial também vem mudando o sistema de avaliação de candidatos. Você sabia que existem ferramentas que analisam micro expressões dos profissionais entrevistados para traduzir melhor suas reações diante das perguntas que são feitas? Isso permite ir além da interpretação de cada recrutador, que tende a ser parcial.

A multinacional IBM, da área de informática, tem a sua própria ferramenta: o Watson Recruitment. Ele compara os atributos dos candidatos com o perfil desejado para cada vaga a partir do currículo, entrevistas, dados externos e expressões faciais. Sua utilização constante faz com que o sistema aprenda melhor esse processo.

A partir disso, a IBM descobriu que o perfil dos candidatos muda de acordo com a região do Brasil. Os profissionais do Sul podem apresentar uma determinada característica de forma diferente daqueles que se encontram no Norte, por exemplo. Perceba como a Inteligência Artificial oferece uma vantagem competitiva ao negócio.

O uso de algoritmos para mensurar tudo

Os algoritmos se tornaram grandes aliados do RH das companhias, pois eles ajudam a definir os perfis e as qualificações desejadas nos candidatos. Por meio da IA, é possível avaliar o comportamento dos profissionais até nas redes sociais, espaços virtuais que possuem uma quantidade imensurável de rastros de personalidade.

Essas informações são usadas para criar testes, entrevistas e rotinas que avaliam as competências dos trabalhadores. Ao mesmo tempo que os algoritmos facilitam o enquadramento de determinadas pessoas em um perfil, eles apontam os desvios e diferenças entre os indivíduos, sugerindo melhorias.

A consolidação do papel estratégico do RH nas empresas

O grande benefício da Inteligência Artificial no RH das empresas é fazer com que esse departamento se consolide cada vez mais como estratégico. Sabemos que as pessoas são as responsáveis pelos resultados de uma organização, o capital intelectual de qualquer negócio.

Por meio da IA, as companhias conseguem aprender mais sobre os próprios colaboradores. Isso estreita laços e aumenta o nível de confiança mútuo, pois, ao conhecê-los, é possível oferecer benefícios, vantagens, ferramentas e o suporte necessário para manter os talentos e ainda atrair aqueles que têm potencial para crescer junto com o negócio.

E a sua empresa? Já utiliza algum recurso de Inteligência Artificial nos processos?

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