Quer saber como o BPO (Terceirização da folha de pagamento) pode acelerar a transformação digital da sua empresa? Descubra agora!

Compartilhar

O mercado de BPO (Business Process Outsourcing) está aquecido. De acordo com uma pesquisa realizada pela Technavio, a procura pela Terceirização de Processos de Negócios deve crescer até 2027, movimentando cerca de US$ 75,89 bilhões. E tamanha expansão se justifica: a atividade reduz custos operacionais das empresas, aumenta a produtividade dos colaboradores e possibilita um foco mais estratégico para o negócio.

Mas você sabe o que é BPO e como ele pode acelerar a transformação digital da sua empresa, principalmente dos setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal? Continue a leitura deste artigo e descubra como modernizar suas operações com o auxílio de profissionais especializados e da tecnologia.

O que é BPO?

A sigla BPO se refere ao termo Business Process Outsourcing, que em português significa terceirização de processos de negócios. Na prática, significa transferir para uma empresa especializada ou prestador de serviços as tarefas burocráticas, repetitivas e maçantes de diversos setores da empresa, como contabilidade, logística, recursos humanos, departamento pessoal, entre outras.

Ao delegar as tarefas que tomam tempo para profissionais especializados, a empresa pode realocar suas equipes de trabalho em atividades mais importantes para o negócio, economizando tempo e recursos.

E como todas as tarefas são executadas por profissionais experientes, os gestores podem ficar tranquilos quanto à qualidade do serviço prestado e concentrar seus esforços em estratégias que promovam o crescimento da organização. Isso inclui, por exemplo, treinamentos mais efetivos com as equipes, o desenvolvimento de um novo produto ou serviço, melhoria nos processos organizacionais, aumento na qualidade do atendimento ao cliente etc.

Terceirização da folha de pagamento e processos de RH

O BPO da folha de pagamento é a terceirização dos processos relacionados à folha de pagamento dos colaboradores, que pode incluir cálculo de salários, 13º salário, férias, FGTS, IRRF, RAIS, comissões, horas extras, dentre outros. Ou seja, a empresa de BPO, nesse caso, passa a assumir as rotinas de Departamento Pessoal da empresa, de forma parcial ou integral.

No caso do setor de RH, a terceirização pode envolver processos relacionados ao recrutamento e seleção, desenvolvimento profissional, desempenho, gestão de benefícios corporativos e de clima organizacional, por exemplo. Seja qual for a atividade externalizada, o objetivo é o mesmo: economizar tempo, aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade de produtos e serviços. Nos setores de RH e DP, aliás, o BPO também ajuda a atrair e a reter os melhores talentos para a empresa, reduzindo índices de absenteísmo e turnover.

Como o BPO acelera a transformação digital das empresas?

O Business Process Outsourcing é uma ferramenta fundamental para acelerar o processo de transformação digital das empresas. Isso porque ele combina o conhecimento e a experiência de profissionais especializados com tecnologias de ponta para promover insights mais assertivos para diferentes tipos de negócios.

No setor de Departamento Pessoal e RH, por exemplo, o BPO usa ferramentas como People Analytics (coleta e análise de dados), inteligência artificial para recrutamento e seleção, softwares SaaS (em nuvem), GAP Analytics para administrar os cursos e treinamentos realizados pelos colaboradores, entre muitas outras alternativas tecnológicas para solucionar problemas corporativos.

Sendo assim, podemos afirmar que o BPO contribui para a transformação digital pois usa a tecnologia para ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos de negócios de forma otimizada, escalável e sustentável por longos anos.

Como a 2Easy pode ajudar?

Presente no mercado há mais de 18 anos, a 2Easy é uma empresa especializada em Gestão de processos para folha de pagamento, Recursos Humanos e Gestão de benefícios. Com uma equipe operacional altamente qualificada e uso de tecnologias práticas, modernas, eficientes e inteligentes, cuidamos das atividades rotineiras e repetitivas da sua empresa, para que você e os seus colaboradores possam se concentrar no core business da organização.

Além do BPO da folha de pagamento, oferecemos também os serviços de eSocial e gestão de benefícios corporativos. Assim, com um único parceiro, você acaba com as burocracias do seu setor de RH e otimiza todos os seus processos com o melhor custo-benefício do mercado.

Ainda está com dúvidas sobre o que uma empresa de BPO pode fazer pela sua empresa? Neste e-book você vai conhecer todas as soluções da 2Easy e descobrir como soluções práticas e eficientes podem garantir a longevidade do seu negócio. Baixe grátis e aproveite!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias