Conheça o ChatGPT e a ligação com o mercado de BPO

Compartilhar

O mundo da tecnologia tem avançado rapidamente nos últimos anos, especialmente nas áreas de inteligência artificial (IA) e automação de processos. Estas tecnologias têm sido usadas de forma cada vez mais extensa em todos os setores de mercado, ou seja, na indústria, no comércio e na prestação de serviços, incluindo o mercado de BPO (Business Process Outsourcing).

Esse mercado vem crescendo nos últimos anos, impulsionado pela busca por redução de custos, aumento da eficiência operacional, melhoria da qualidade dos serviços e adaptação às mudanças legais e tecnológicas.

No caso do BPO de folha de pagamento e processos de RH, o Chat GPT pode ser uma ferramenta muito útil, pois pode oferecer apoio à tomada de decisões, acelerar o atendimento a clientes e colaboradores, criar fluxos de trabalho automatizados, entre outros benefícios.

Neste artigo, você vai saber mais sobre o ChatGPT e como essa tecnologia está revolucionando o mundo dos negócios. Confira!

O que é ChatGPT?

O ChatGPT é uma tecnologia de inteligência artificial que usa a comunicação natural entre humanos e máquinas. Ou seja, ele interage de forma conversacional com outras pessoas, respondendo perguntas variadas de maneira fluida e realizando tarefas por escrito.

Na prática, a tecnologia pode ser utilizada para quase tudo, do passo a passo para preparar uma receita e do auxílio para a realização de um trabalho acadêmico até a tomada de decisão para um problema profissional.

Como funciona?

O ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI, uma empresa de inteligência artificial com sede em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos.

A tecnologia é baseada em Processamento de Linguagem Natural (NLU) que foi projetado para entender o conteúdo e a intenção da mensagem que um usuário escreve.

O processamento de linguagem natural pode ser aplicado em serviços como chatbots, assistentes virtuais, e-mails automáticos, serviços de voz e até mesmo de criação de imagens.

Estes serviços podem ser usados para ajudar os usuários a realizarem tarefas como reservar um restaurante, escrever uma procuração ou encontrar informações sobre produtos e serviços de maneira ágil e prática.

Conforme vai sendo usado, o ChatGPT utiliza a aprendizagem de máquina para aprimorar sua compreensão sobre as mensagens que um usuário escreve, bem como sobre suas intenções.

Para tal, usa dados históricos para melhorar suas respostas e tornar a interação ainda mais natural e assertiva.

O que é BPO?

O BPO, por sua vez, é a sigla utilizada para Business Process Outsourcing e se refere ao processo de terceirização de processos de negócios. Consiste em delegar a um prestador de serviços ou uma empresa especializada atividades secundárias e burocráticas da empresa como contabilidade, folha de pagamento, processos de RH, gestão de benefícios corporativos e muito mais.

O objetivo do BPO é ajudar as empresas a reduzir seus custos operacionais, melhorar os processos, ganhar produtividade e competitividade no mercado em que atuam.

O mercado de BPO foi impulsionado pela pandemia da Covid-19, período em que muitas empresas precisaram reduzir custos sem perder a eficiência operacional.

A terceirização de processos de negócios foi a alternativa encontrada por muitas organizações para enfrentar a crise econômica gerada pelo coronavírus e atualmente movimenta bilhões de dólares por ano. Entre 2023 e 2027, inclusive, a expectativa é que a terceirização de processos de negócios alcance US$ 75,89 bilhões.

Como o ChatGPT se conecta ao mercado de BPO?

Como pontuamos anteriormente, o ChatGPT pode ser usado para diversos fins, desde entretenimento até a otimização de processos de negócios. Quando aplicado ao mercado de BPO (Business Process Outsourcing) de folha de pagamento e recursos humanos, por exemplo, pode ajudar as equipes de trabalho a lidar com as complexidades das leis trabalhistas, dos impostos e das normas regulatórias.

Vale a pena mencionar que os clientes do mercado de terceirização de processos de negócios exigem um atendimento personalizado, ágil e eficiente.

E o ChatGPT é um excelente recurso para automatizar diferentes atividades e oferecer soluções inovadoras para eles, como calcular salários, impostos e até ajudar a gerar contracheques.

Pode ainda atender gestores de RH e colaboradores, respondendo a dúvidas sobre folha de pagamento, benefícios, férias e muitas outras. E tudo isso de forma rápida, precisa e personalizada, adaptando-se à realidade de cada empresa.

Em suma, a ligação do BPO com ChatGPT é que ambos são formas de utilizar a inteligência artificial para automatizar processos, reduzir custos, melhorar a comunicação, aumentar a produtividade e a satisfação dos clientes.

Juntas, as duas soluções economizam tempo e recursos financeiros, permitindo que gestores e colaboradores se dediquem a tarefas mais estratégicas e importantes para o negócio.

Exemplo prático

Imagine, por exemplo, a seguinte situação: um profissional de RH necessita contratar um Analista Comercial para a empresa e precisa divulgar a vaga em seus canais de comunicação.

Então, para otimizar o trabalho, acessa o ChatGPT e pede um descritivo do cargo, suas principais atribuições, habilidades e competências. Uma das respostas do chat para o problema em questão é:

Descrição do cargo:

Profissional responsável por realizar atividades de apoio à área comercial, como elaboração de propostas, análise de indicadores, prospecção de clientes, negociação de contratos e pós-venda. 

Requisitos para o cargo:

  • Formação superior em Administração, Marketing, Economia ou áreas afins; 
  • Experiência na área comercial; 
  • Domínio do pacote Office e de ferramentas de CRM;
  • Inglês intermediário; 
  • Boa comunicação oral e escrita;
  • Orientação para resultados;
  • Foco no cliente;
  • Capacidade de negociação e persuasão;
  • Planejamento e organização; 
  • Capacidade de trabalhar em equipe e sob pressão; 
  • Visão estratégica e analítica. 

Principais atribuições do analista comercial: 

  • Elaborar e enviar propostas comerciais aos clientes; 
  • Acompanhar o processo de venda desde a prospecção até o fechamento do contrato;
  • Monitorar e reportar os indicadores de desempenho da área comercial; 
  • Realizar pesquisas de mercado e de satisfação dos clientes; 
  • Manter o cadastro dos clientes atualizado no sistema de CRM; 
  • Prestar suporte aos vendedores externos e realizar o atendimento pós-venda aos clientes.

No exemplo acima, o ChatGPT foi utilizado como fonte de pesquisa e serviu para otimizar o tempo dos colaboradores de RH na elaboração e digitação do descritivo do cargo para a divulgação da vaga.

Porém, vale destacar que a ferramenta possui várias outras utilidades, que podem ser adaptadas para as necessidades de cada empresa.

Benefícios do uso do ChatGPT no mercado de BPO de folha de pagamento

Diante de tudo o que foi dito até aqui, ficou claro perceber que o ChatGPT é um recurso tecnológico inovador e poderoso que pode revolucionar o mercado de BPO de folha de pagamento e recursos humanos.

Nesse contexto, o ChatGPT oferece os seguintes benefícios:

  • Pode ser usado como uma ferramenta de treinamento e capacitação dos especialistas em BPO, oferecendo conteúdos atualizados sobre as normas e as melhores práticas do setor.
  • Pode ser integrada aos sistemas de gestão de pessoas já existentes, de forma que a empresa contratante consiga atrair e reter os melhores talentos.
  • O ChatGPT pode ser usado como um assistente virtual para os funcionários das empresas que já terceirizam sua folha de pagamento com empresas especializadas em BPO, auxiliando-os em dúvidas como alterar dados cadastrais, reter impostos na fonte, solicitar férias, holerites e muito mais.
  • Melhora a comunicação entre as empresas contratantes e terceirizadas, pois oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Torna os processos mais ágeis e práticos, melhorando a experiência dos colaboradores com processos de seleção e recrutamento, e ajuda a melhorar o clima organizacional. Com isso, pode reduzir índices de absenteísmo, turnover e potencializar os diferenciais competitivos da organização.

Esses são apenas alguns benefícios do uso do ChatGPT no mercado de BPO de folha de pagamento. É claro que existem desafios e limitações para a implementação dessa tecnologia, como garantir a segurança dos dados, a qualidade das respostas e a adequação às leis trabalhistas.

Porém, o potencial do ChatGPT é enorme e pode trazer muitas vantagens competitivas para as empresas que souberem aproveitá-lo da melhor forma.

Como a 2Easy utiliza a inteligência artificial em seus processos de BPO?

A 2Easy é uma empresa especializada em gestão de processos para folha de pagamento, recursos humanos e gestão de benefícios. Oferecemos esses serviços na modalidade BPO, com o uso de tecnologias modernas e confiáveis que ajudam a acompanhar toda a vida funcional dos colaboradores, desde o recrutamento até o pagamento.

Para isso, contamos com um sistema SaaS (em nuvem) completo, que inclui as seguintes ferramentas baseadas em IA:

  •  Analytics do RH e Analytics do Gestor, para processos relacionados a recrutamento e seleção;
  •  GAP Analytics e relatórios gerenciais para Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal;
  • Avaliação de competências, acompanhamento de metas SMART e feedbacks espontâneos para a gestão de desempenho dos colaboradores, o que permite aproveitar o potencial das pessoas de forma mais colaborativa;
  • Simplificação da manutenção das tabelas salariais, o que gera dados confiáveis para fundamentar decisões relacionadas à remuneração;
  •  Integração com sistema de saúde e segurança do trabalho (SOC), para fornecer estatísticas médicas, perfil de qualidade de vida do colaborador, mapas de riscos e emissão do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);
  • Assistente virtual que possibilita conversas entre usuário e software, reduzindo o tempo e padronizando atendimentos;
  • Bot Factory, ferramenta que permite criar robôs para intermediar a conversação com um humano de forma personalizada, atendendo as necessidades da empresa;
  • E muito mais.

Quer fazer parte da transformação digital, mas não sabe por onde começar? Conheça as soluções tecnológicas da 2Easy em BPO de folha de pagamento e gestão de benefícios corporativos e tenha mais produtividade e competitividade no mercado.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias