Tendências: quais tecnologias estão em alta no setor de RH? Descubra agora!

Compartilhar

As tecnologias revolucionam processos corporativos, ditam modelos de negócios, tornam setores mais estratégicos e melhoram a performance dos colaboradores. Quando aplicadas no setor de RH, elas ajudam a reter os melhores talentos, desenvolver pessoas, mensurar resultados, embasar decisões mais assertivas e melhorar o desempenho da empresa no mercado.

Quer ter um RH mais estratégico, mas não sabe por onde começar? Conheça a seguir 4 tecnologias que estão em alta no setor. Elas otimizam tarefas, aumentam a produtividade das suas equipes de trabalho, melhoram o clima organizacional e potencializam os lucros da organização.

4 tecnologias em alta no setor de RH

Conheça a seguir as principais e saiba como elas podem contribuir para que a sua empresa se torne mais competitiva.

Sistemas de gestão baseados em nuvem

O uso de plataformas que concentram todos os processos de RH e informações dos colaboradores em um ambiente virtualmente seguro assumiu o topo das principais tendências em recursos humanos nos últimos anos e promete continuar ocupando posição de destaque para os próximos. Para se ter uma ideia, a gestão de RH em nuvem é preferência entre 75% dos profissionais do setor.

E tamanha preferência se justifica pelas múltiplas vantagens que esse modelo de trabalho apresenta. Ele reduz custos com infraestrutura de TI, possibilita acesso aos dados em qualquer hora e qualquer lugar, melhora a segurança da informação, mantém as informações sempre atualizadas, integra setores e melhora a comunicação entre as equipes de trabalho.

Inteligência artificial

Assim como a utilização da nuvem, a inteligência artificial também está entre as principais tendências para o setor de RH. São softwares e plataformas que realizam várias atividades do setor de recursos humanos de maneira praticamente automática, ou seja, com o mínimo de contato humano possível.

Atualmente é possível contar com plataformas que realizam triagem de currículos conforme o perfil do candidato, automatizam processos seletivos, reconhecem emoções através de vídeos e muitos outros detalhes. É claro que o contato humano é importante em determinadas partes do processo até mesmo para que o candidato se sinta de fato acolhido. Todavia, o uso de inteligência artificial traz mais agilidade e assertividade em todas as etapas.

RH analytics

A análise de dados também está em alta no setor de RH e para os próximos anos a tendência é que se intensifique mais ainda. A abordagem consiste em usar dados confiáveis, estruturados e interpretados por sistemas específicos. Esses dados são transformados em relatórios com a finalidade de facilitar a tomada de decisões por parte dos gestores.

Com a tecnologia RH analytics é possível mapear questões como clima organizacional, satisfação de colaboradores, índice de satisfação, de turnover e vários outros indicadores, relacionando-os aos resultados da empresa. De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 pela Adroit Market Research, o RH analytics deve movimentar deve movimentar US$ 3,6 bilhões até 2025.

BPO de folha de pagamento

O BPO de folha de pagamento não é necessariamente uma tecnologia, mas se utiliza dela para realizar as atividades relacionadas à folha de pagamento das empresas. O Processo de Terceirização de Serviços, mais conhecido como BPO (Business Process Outsourcing, em inglês), consiste em delegar tarefas burocráticas, repetitivas e que demandam tempo a profissionais externos especializados.

Com isso, os gestores podem se concentrar no core business da empresa, ou seja, em atividades mais estratégicas para o negócio. Com o BPO da folha de pagamento, é possível reduzir custos operacionais, melhorar processos, minimizar erros e ter mais produtividade. Mas onde entra exatamente a tecnologia? 

A terceirização da folha de pagamento da 2Easy une o BPO de folha de pagamento com tecnologia de ponta para atender às demandas da sua empresa. Com o auxílio de uma plataforma 100% online e composta por ferramentas integradas, tornamos o seu RH mais estratégico e possibilitamos uma gestão de pessoas mais ágil e assertiva, que acompanha toda a vida funcional dos colaboradores, desde a admissão até um possível desligamento. 

Quer conhecer todas as soluções em BPO de folha de pagamento da 2Easy para a sua empresa? Baixe grátis o nosso e-book e descubra como soluções práticas e eficientes podem garantir a longevidade do seu negócio no mercado!

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias