Gestão de RH: 5 sistemas que podem facilitar os processos na Gestão da Folha de Pagamento

Compartilhar

Realizar uma gestão de RH eficiente exige atuar em dois eixos: ter máximo de eficiência e produtividade, bem como minimizar erros. Por isso, é importante que você esteja atento para implementar as medidas necessárias para facilitar as rotinas.

Isso é fundamental, principalmente, porque eventuais falhas podem custar muito caro ao negócio. Afinal, há obrigações legais a serem cumpridas e que, quando deixadas de lado, podem causar sanções para a empresa, como multas.

1. Preenchimento do e-Social

O e-Social é uma plataforma governamental que permite  uma comunicação com as empresas. Através da plataforma, é possível  enviar documentações obrigatórias para os órgãos fiscalizadores, a fim de que verifiquem se a empresa está cumprindo com todos os dispositivos legais. Assim, uma solução desta natureza pode:

  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
  • Quadro de Horário de Trabalho (QHT), entre outros.

2. Gestão de ponto

A gestão de ponto é importante, pois está ligada com demais funções exercidas na gestão de RH. Por meio de uma solução integrada, com uma mesma identidade visual e único acesso, é possível ter uma gestão eficiente do ponto. Pode-se, assim:

  • realizar a integração do ponto eletrônico com folha de pagamento;
  • automatizar eventuais penalidades;
  • eliminar custos com assinatura digital do espelho de ponto;
  • minimizar riscos, entre outros.

3. Gestão de processo de folha de pagamento

Uma boa gestão de RH e que pode ser abordada por um sistema específico é a gestão de processo de folha de pagamento. Por meio dela, é possível realizar os cadastros, inserção dos dados, geração da folha de pagamento e envio automático do holerite para os colaboradores. Assim, minimizam-se eventuais falhas nos processos.

Além disso, ao acessar o portal da solução, é possível ter acesso a relatórios e dashboards, o que permite aos profissionais terem um maior controle.

GESTÃO DE RH

4. Gestão de benefícios

 A gestão de benefícios precisa ser eficiente para a sua empresa.  Uma boa gestão é  importante para realizar descontos e pagamento de forma automatizada, integrar os pedidos diretamente com os respectivos fornecedores, o que permite fazer um controle efetivo, sem falhas ou descontos indevidos nos benefícios.

Como ela é feita de forma automatizada, libera-se tempo para que os profissionais possam investir na criação de um plano de benefícios flexíveis, ou seja, proporcionar que seus colaboradores possam escolher aqueles que façam mais sentido para o seu dia a dia, criando possibilidades únicas dentro da sua área de interesse.

5. Admissão digital

Outro ponto importante é ter um sistema de gestão de RH que permita o processo de admissão digital, ou seja, você pode realizar todos os processos de forma online e digital, sem a necessidade de presença física para este fim.Além também, de realizar:

  • maior agilidade no processo de admissão, acelerando o onboarding do colaborador;
  • permite o acompanhamento dos indicadores do onboarding;
  • armazenamento dos documentos de admissão na nuvem;
  • envio online dos documentos, sem a necessidade de deslocamentos para a coleta;
  • realização da qualificação dos documentos no eSocial, entre outras funções.

Muitos sistemas, não é mesmo? Pois é, isso pode proporcionar mais gargalos para a gestão de RH do que facilitar, caso você opte por ter um software para cada uma dessas funções. Mas então, o que fazer?

Para isso, pode ser interessante ter um sistema de gestão de RH único, que possua todas as funções integradas ao mesmo tempo. A 2 Easy oferece um serviço completo no conceito “Business Process Outsourcing” (BPO). Através de recursos tecnológicos, sistemas eficientes, completos, com menor investimento, atuando diretamente e inovando processos  para diversas empresas.

Além de ter as melhores funções, é fundamental que você tenha boas práticas para gestão de RH. Temos um material incrível para ensinar o passo a passo para melhorar os processos na sua empresa e focar em pessoas. Boa leitura!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias