Terceirização de folha de pagamento: 4 problemas que sua empresa vai evitar

Compartilhar

Garantir mais eficiência gastando menos é um dos grandes desejos de todo gestor. E no RH não é diferente, não é mesmo? Essa é uma área na qual os erros existentes podem custar caro para o negócio e afetam consideravelmente a sua carreira e dos seus colaboradores.

Por isso, buscar alternativas é importante para minimizar impactos e gerar melhores resultados. Há diversas possibilidades, como mapear processos, utilizar softwares de gestão, entre outras medidas.

 Uma das opções é contar com a terceirização da folha de pagamento. Quer saber mais sobre o tema? Aproveite e tire suas dúvidas sobre o tema.

1. Redução de multas e processos

Um primeiro ponto a ser trazido diz respeito à redução de multas e processos trabalhistas ao optar pela terceirização da folha de pagamento. Isso porque evita-se muitos erros que ocorrem por inexperiência e falhas humanas, que podem acarretar em problemas posteriores.

Por exemplo, divergências entre dados de entrada e saída financeira e aqueles lançados em outros sistemas podem fazer com que os órgãos fiscalizadores apliquem multas ao negócio. Ou seja, pode representar redução de gastos em seu negócio.

2. Problemas de saúde financeira na empresa

Os valores pagos com multas e processos levam a perder valores importantes, que poderiam ser destinados a outras questões no dia a dia.

Os custos com processos trabalhistas, também, são elevados, o que envolve não só as questões relacionadas com o reajuste daquilo que é devido, mas também os custos do processo. Nada bom, não é mesmo?

Além disso, ao fazer a terceirização da folha de pagamento, é possível evitar que problemas na outra via, ou seja, pagar valores além do necessário para seus colaboradores e, assim, afetar também o caixa.

 terceirização de folha de pagamento

3. Falhas humanas no processo

A terceirização de folha de pagamento, normalmente, conta com softwares específicos para realizar o acompanhamento. Com isso, retira-se o componente humano do processo que, eventualmente, pode falhar.

Isso porque um dado preenchido errado pode levar, até mesmo, a um processo trabalhista no futuro. Isso, inclusive, traz maior dinamismo para as rotinas do setor, já que não será preciso ficar corrigindo falhas constantes.

4. Lentidão nos processos

Muitas vezes, o gestor de RH está imbuído de outras tarefas importantes no dia a dia da empresa. Com isso, cuidar desses outros pontos e, também, da folha de pagamento, pode gerar atrasos e lentidão em alguns dos pontos das tarefas.

Assim, ao contar com a terceirização da folha de pagamento, o responsável poderá dedicar-se a questões mais analíticas e evitar letargias nas ações desta natureza. Ainda podemos acrescentar que, em caso de conferência posterior, isso poderá ser feito sem precisar interferir nas rotinas do profissional de RH. Ou seja, é a modernização do processo!

A terceirização da folha de pagamento soa, muitas vezes, como uma perda de controle para os gestores. Isso não é verdade. Ela é altamente vantajosa e traz benefícios tais como:

  • As ações são feitas por especialistas no assunto;
  • Portanto, minimiza-se as possibilidades de erro, como descumprimento de prazos;
  • Otimização do tempo do setor de RH;
  • Redução de custos por tarefa;
  • Maior flexibilidade dentro da empresa. Os colaboradores podem dedicar-se a outras questões analíticas também importantes, entre diversos outros.

O que achou deste conteúdo? Foi útil para auxiliar em um RH mais eficiente para suas rotinas? Se sim, compartilhe este post em suas redes sociais e leve-o para outros amigos e colegas que trabalham nessa área.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias