6 indicadores de desempenho essenciais para acompanhar no BPO de folha de pagamento

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Muitas organizações estão adotando o Business Process Outsourcing (BPO) para melhorar e simplificar suas rotinas de Departamento Pessoal e RH. Nesses dois setores, a atividade consiste em um serviço fornecido por profissionais terceirizados para lidar com todos os aspectos da vida funcional dos colaboradores, desde o cálculo da folha de pagamento até a gestão de contribuições, impostos e benefícios corporativos.

Ao delegar toda a responsabilidade pela execução e qualidade do processo para uma empresa especializada, gestores e profissionais de recursos humanos têm mais tempo para se dedicarem a atividades estratégicas, como planejamento, definição de metas e planos de ação para atingir os objetivos organizacionais. E isso, por sua vez, contribui significativamente para melhorar o posicionamento da empresa no mercado em que ela atua. 

Mas como saber se o serviço de BPO de folha de pagamento está sendo eficiente e trazendo benefícios para a sua empresa? É aí que entram os indicadores de desempenho, que permitem acompanhar e mensurar os resultados do processo terceirizado.

Neste artigo, vamos apresentar alguns dos principais indicadores de desempenho que você deve acompanhar durante a terceirização de processos de negócios, bem como explicar o que eles significam e as suas importâncias. Confira!

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são medidas estatísticas usadas para avaliar o desempenho de uma organização ou processo. Eles são usados para medir o progresso de uma organização em relação a seus objetivos e para acompanhar o desempenho de seus funcionários.

Acompanhar tais métricas é extremamente importante para qualquer empresa que tenha contratado um serviço de BPO de folha de pagamento. Afinal, os indicadores de desempenho ajudam a identificar pontos de melhoria, oportunidades de crescimento e permitem que os gestores de RH tomem decisões informadas. Além disso, também ajudam as organizações a identificar problemas com o processo de folha de pagamento, a fim de evitar erros, atrasos e pagamentos indevidos.

6 indicadores de desempenho para acompanhar no BPO de folha de pagamento

Existem vários indicadores de desempenho importantes que as organizações devem acompanhar durante a terceirização de processos relacionados às suas folhas de pagamento. A seguir listamos os principais, confira:

1. Turnover

Esse é um indicador que mede a rotatividade dos colaboradores na empresa, ou seja, a entrada e saída de funcionários em um determinado período. Um alto índice de turnover pode indicar problemas na gestão de pessoas, na cultura organizacional ou na remuneração e benefícios oferecidos pela empresa.

Por isso, acompanhá-lo de perto é tão importante, pois ajuda os gestores a enxergarem o que está errado e o que pode ser feito para resolver ou mitigar os problemas.

2. Absenteísmo

Assim como o turnover, o absenteísmo é um indicador que também deve ser acompanhado por empresas que investem em BPO de folha de pagamento. Até mesmo porque o indicador mede a frequência e a duração das ausências dos colaboradores no trabalho, seja por faltas, atrasos ou licenças.

Um alto índice de absenteísmo, aliás, pode afetar a produtividade, a qualidade e os custos da empresa. Além disso, pode revelar problemas como desmotivação e/ou insatisfação com o ambiente de trabalho, bem como doenças ocupacionais. Por outro lado, um baixo índice de absenteísmo significa que os funcionários estão comprometidos com suas atividades e respeitam as normas da empresa.

 3. Clima organizacional e satisfação

Um dos indicadores de desempenho de maior relevância para a atração e retenção dos melhores talentos. Afinal de contas, ele mede o nível de bem-estar, de harmonia e de contentamento dos colaboradores com o ambiente de trabalho, com as relações interpessoais e com as condições oferecidas pela empresa.

Um clima organizacional positivo e uma satisfação elevada podem gerar mais produtividade, criatividade e inovação. E o BPO de folha de pagamento tem um papel fundamental nesse aspecto, garantindo a transparência, a confiança e a valorização dos colaboradores por meio de serviços e ferramentas ágeis e confiáveis.

4. Competitividade salarial e de benefícios

A competitividade salarial e de benefícios é um indicador que mede o grau de atratividade e retenção dos colaboradores em relação ao mercado. Esse indicador pode influenciar na motivação, na satisfação e no engajamento dos funcionários, além de afetar a imagem e a reputação da empresa.

Para calcular a competitividade salarial e de benefícios, é preciso fazer uma pesquisa de mercado para comparar os valores pagos pela empresa com os valores praticados por outras empresas do mesmo segmento, porte e região. O resultado pode ser expresso em uma escala que vai de muito abaixo do mercado a muito acima do mercado.

5. Tempo de processamento da folha de pagamento e taxa de erros

Inegavelmente essa é outra métrica importante para medir o desempenho dos serviços oferecidos pelas empresas de BPO de folha de pagamento. O indicador mede quanto tempo o processo de folha de pagamento está levando desde o momento em que os funcionários do Departamento Pessoal ou RH enviam as informações necessárias até o momento em que os pagamentos são processados.

A taxa de erros, por sua vez, mede o número de erros cometidos durante o processamento da folha de pagamento. Isso é muito importante, pois ajuda as organizações a identificar e corrigir problemas no processo, evitando prejuízos financeiros e descontentamento das equipes por atraso no pagamento.

6. Índice de reclamações trabalhistas

É o número de processos judiciais movidos pelos colaboradores contra a sua empresa. Tais ações na justiça podem envolver questões como horas extras, adicional noturno, insalubridade, periculosidade, assédio moral, entre outras. O fato é que independentemente dos motivos, um índice alto de reclamações trabalhistas pode gerar prejuízos financeiros, reputacionais e operacionais para a sua empresa.

Como o BPO de folha de pagamento pode ajudar a evitar as reclamações trabalhistas? Essa é uma pergunta muito simples de ser respondida: ao cumprir rigorosamente as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), do eSocial e das convenções coletivas. Com o auxílio de especialistas no assunto, a sua empresa não somente vai se tornar mais produtiva, mas também vai ficar em dia com as obrigações legais, fiscais e tributárias que regem o seu setor.

Como a 2Easy pode melhorar os resultados da sua empresa com indicadores de desempenho?

A 2Easy é uma empresa especializada em BPO de folha de pagamento e gestão de benefícios corporativos, que oferece soluções completas e personalizadas para as necessidades de cada cliente. Com o auxílio de profissionais qualificados e experientes, cuidamos de toda a vida funcional dos colaboradores da sua empresa, desde o recrutamento até o cálculo e o pagamento dos salários e encargos trabalhistas.

Além disso, contamos com uma plataforma de gestão completa, online e integrada, que possui um portal de autoatendimento e dashboards intuitivos. Dessa forma, nossos clientes podem acompanhar em tempo real todas as informações e indicadores de desempenho dos seus colaboradores, tais como:

  • Analytics do RH para gestão de recrutamento e seleção;
  • GAP Analytics, que identifica a carga horária de cursos do colaborador;
  • Definição e acompanhamento de metas SMART da empresa, com checkpoints;
  • Gaps de competências dos talentos;
  • Pesquisas de clima organizacional e satisfação dos colaboradores e muito mais.

Cabe salientar que a plataforma de gestão utilizada pela 2Easy em seus serviços de BPO de folha de pagamento também possibilita gerar relatórios gerenciais e analíticos, que auxiliam na tomada de decisões estratégicas e na melhoria contínua dos processos. Com esses dados em mãos, você pode tomar decisões mais assertivas e estratégicas para o seu negócio, identificando oportunidades de melhoria e de crescimento.

Quer privilegiar o core business da sua empresa, atrair, reter os melhores talentos e ter mais competitividade no mercado? Conte com os serviços de BPO de folha de pagamento e gestão de benefícios da 2Easy e potencialize os seus resultados. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso.

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