5 pontos de melhorias das empresas com o BPO folha de pagamento

Compartilhar

Você já ouviu falar em BPO de folha de pagamento? Tendência no mundo corporativo, trata-se da terceirização de processos da folha de pagamento dos colaboradores de uma empresa. A atividade engloba processos como cálculo de salários, de comissões e benefícios, retenção de impostos, envio de informações para o eSocial, entre muitos outros. 

Na prática, funciona assim: uma empresa especializada nessas atividades é contratada para atuar em alguns ou em todos os processos da folha de pagamento de outra empresa, dos cálculos aos relatórios gerenciais. Enquanto os profissionais externos se ocupam com atividades repetitivas, burocráticas e que demandam tempo, tanto os gestores quanto os colaboradores da empresa contratante podem se ocupar com tarefas mais importantes, como melhoria de produtos, relacionamento com o cliente e desenvolvimento profissional.

Esses são apenas alguns exemplos das melhorias que uma empresa pode ter ao investir no BPO de folha de pagamento. Porém, além destas, existem outras que você precisa conhecer. Acompanhe!

5 benefícios do BPO de folha de pagamento para as empresas

Sem dúvida alguma poder se dedicar ao core business da empresa é uma das principais vantagens do BPO folha de pagamento. Com mais tempo disponível, gestores e colaboradores podem se concentrar em atividades estratégicas para o negócio de forma a melhorar o desempenho, maximizar a produtividade e aumentar os lucros.

Todavia, além da otimização do tempo, outros pontos de melhoria também podem ser observados nas empresas com a terceirização da folha de pagamento. A seguir listamos os principais, confira.

Redução de custos

A redução de custos também integra o rol de melhorias proporcionadas pelo BPO de folha de pagamento. Ao delegar parte ou todas as tarefas relativas à folha, é possível trabalhar com uma infraestrutura mais enxuta, tanto no que diz respeito ao espaço físico quanto no que se refere ao número de colaboradores.

Só na estrutura física é possível cortar gastos com energia elétrica, água, telefonia, aluguel de móveis, equipamentos e até aluguel de sala. Além disso, existe ainda a redução de custos com aquisição de licenças de sistemas, despesas com atualizações, consultoria de TI entre outros gastos.

RH mais estratégico com o BPO de folha de pagamento

Outro detalhe que merece destaque sobre o BPO de folha de pagamento é que com a terceirização de serviço você conta com mão de obra altamente qualificada para atuar nos processos de negócios da sua empresa. Isso significa mais agilidade para executar as tarefas, menos erros e adequação às leis trabalhistas e fiscais vigentes. 

Delegando tarefas burocráticas e repetitivas para quem entende do assunto, você, gestor, pode focar no core business da empresa enquanto o seu RH pode elaborar estratégias para evitar absenteísmo e turnover na organização. Entre as ações que podem ser implementadas a partir da terceirização da folha de pagamento, destacam-se recrutamento e seleção mais ágeis e assertivos, treinamento e desenvolvimento profissional, avaliação do clima organizacional, entre outras.

Mais flexibilidade operacional

O BPO de folha de pagamento é uma abordagem operacional bem versátil, que se adequa às necessidades de todas as empresas, independentemente do setor de atuação ou porte. Afinal, você pode escolher quais processos deseja terceirizar, se parte deles ou se todos. Veja adiante quais atividades você pode delegar para empresas de BPO:

  • Cálculo da folha de pagamento, pagamento e envio de dados para o eSocial;
  • Benefícios corporativos (seguro saúde, vale alimentação/refeição);
  • Gestão de ponto;
  • Admissão/demissão;
  • Remuneração;
  • Processos trabalhistas;
  • E muito mais.

Digitalização do RH

As empresas de BPO de folha de pagamento utilizam ferramentas tecnológicas modernas, integradas e inteligentes em seus processos. Em outras palavras, isso significa que o Business Process Outsourcing acaba estimulando a digitalização do RH, já que todas as informações sobre os colaboradores são disponibilizadas em sistemas e plataformas 100% online.

Dessa forma, a empresa pode acompanhar os relatórios em tempo real, pode descentralizar informações para gestores e colaboradores, automatizar fluxos de aprovações com as mais diversas rotas de aprovação por meio da assinatura digital.

BPO de folha de pagamento e proteção de dados

Por fim, mas não menos importante, cabe ressaltar que o BPO da folha de pagamento também deixa a sua empresa em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A 2Easy, por exemplo, é uma empresa de BPO que utiliza um completo sistema  100% web online com toda infraestrutura e segurança sempre atualizado e em conformidade com o e-social, para realizar suas atividades, garantindo a proteção dos dados dos seus colaboradores. Conheça as soluções da 2Easy para o seu negócio.Quer melhorar os processos do seu RH, mas não sabe por onde começar? Baixe o infográfico Folha de Pagamento Descomplicada e entenda como uma empresa de BPO de folha de pagamento vai fazer com que as suas equipes de trabalho percam menos tempo com tarefas burocráticas. Baixe grátis e aproveite!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias