Headcount é um termo em inglês que significa “contar cabeças”. Todavia, em RH ele é muito mais do que isso. Na área de recursos humanos, o termo se refere a um poderoso indicador que ajuda no planejamento estratégico da empresa, na medida em que alinha as demandas organizacionais com a quantidade de funcionários.
Em um primeiro momento, pode até parecer que o KPI serve apenas para delimitar a quantidade de colaboradores de uma empresa ou equipe de trabalho. Contudo, ao aplicar a metodologia no setor de RH, observa-se que um melhor planejamento orçamentário e decisões mais assertivas em prol do desenvolvimento da organização.
Quer saber mais sobre a metodologia e como aplicá-la em sua empresa? Continue a leitura e descubra como aplicar melhor os recursos financeiros da empresa com esse indicador!
Para que serve o Headcount?
Ciente de que o headcount é um indicador, é hora de saber para que ele serve. Em princípio, o KPI serve para auxiliar o RH a contratar a quantidade ideal de mão de obra para os diferentes setores da empresa e suas necessidades.
Em outras palavras, é uma maneira prática e eficaz de alcançar os objetivos e metas do negócio a partir de um planejamento estratégico determinado pela relação força tarefa x demandas organizacionais. Com isso, é possível estabelecer os gastos com cada tipo de setor, investir em benefícios para os funcionários, entre outras ações importantes. E tudo isso com redução de custos e economia de tempo.
Para além disso, o headcount também possibilita ao gestor de RH coletar informações precisas sobre os colaboradores, como sexo, idade, grau de escolaridade, cargo e função, por exemplo. Com essas informações em mãos, o líder do setor de recursos humanos consegue analisar se o perfil dos funcionários está alinhado com os cargos que ocupam, se são capacitados para realizar as suas atividades com excelência e atender as expectativas dos clientes.
E como se já não bastassem todas essas serventias, o indicador também possibilita ao setor descobrir se é preciso realizar novas contratações, criar novos cargos ou ainda, excluir cargos desnecessários. Ainda, ajuda a identificar quais setores estão com rendimento abaixo do esperado, se há a necessidade de treinamentos profissionais e a elaborar planos de cargos e salários compatíveis com a realidade da empresa.
Benefícios
Além de alinhar as demandas da empresa com a quantidade ideal de colaboradores, o headcount também oferece outros benefícios não menos importantes, a saber:
- Acompanhar o crescimento das equipes de trabalho da empresa;
- Identificar colaboradores com habilidades técnicas e emocionais adequadas para ocupar determinados cargos;
- Enxugar a folha de pagamento sem afetar a produtividade da empresa;
- Reter os melhores talentos;
- Promover benefícios para os colaboradores, como vale-alimentação, refeição e seguro saúde;
- Aumentar salários;
- Investir em treinamentos e capacitação profissional;
- Reduzir gastos desnecessários;
- Projetar cenários diferentes para planejar o futuro de cada setor da empresa.
- Alinhar o setor de RH com o financeiro.
Como calcular o headcount?
Calcular o headcount é mais simples do que se imagina e a tarefa pode ser feita através do controle de ponto da empresa. Até mesmo porque a grosso modo a contagem não discrimina absolutamente ninguém. Ou seja, todos os funcionários da empresa entram na contagem, independentemente dos cargos que ocupam e da jornada de trabalho.
Feita a contagem, é hora de verificar se o número de colaboradores atual está alinhado com as estratégias de crescimento da empresa. A partir dessa análise, será possível descobrir se a quantidade de funcionários de cada setor está sendo suficiente para suprir as demandas, se há funcionários excedentes ou sobrecarregados.
Além disso, é possível verificar se as habilidades dos profissionais estão sendo bem exploradas no setor. Caso não estejam, é viável pensar em estratégias de distribuição para outros setores, de forma a otimizar a rotina e ter mais produtividade no dia a dia.
O que considerar na análise do headcount?
Conforme pontuamos anteriormente, para o setor de RH o headcount é muito mais do que um simples indicador. Na prática, trata-se de uma poderosa ferramenta de contratação e retenção de talentos, pois ajuda a alinhar as expectativas da empresa com o potencial de cada funcionário.
Nesse sentido, é válido afirmar que não basta apenas “contar cabeças” e criar um número de cargos compatível com a quantidade encontrada. Para ter sucesso com essa metodologia, é preciso ainda considerar outros fatores que também impactam a produtividade dos funcionários, a saber:
- Índices de qualidade de vida e satisfação do funcionário;
- Estrutura física oferecida pela empresa;
- Clima organizacional;
- Controle de jornada de trabalho (horas extras, bancos de horas);
- Absenteísmo;
- Turnover;
- Benefícios oferecidos aos funcionários;
- Lucro por colaborador.
Mas por que analisar esses fatores é tão importante? Em primeiro lugar, porque eles são cruciais para determinar o orçamento disponível para a folha de pagamentos da empresa. Em segundo lugar, porque ajuda a monitorar o headcount da empresa, auxiliando inclusive na criação de cenários diferentes para planejamentos orçamentários presentes e futuros.
Como aplicar o indicador de maneira inteligente?
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- Folha de pagamento e eSocial;
- Gestão de benefícios;
- Gestão de ponto;
- Gestão de recrutamento e seleção;
- Gestão de treinamento e desenvolvimento;
- Gestão de desempenho;
- Gestão de clima organizacional entre outras.
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