RH: O que é Headcount, para o que serve e como funciona? Entenda agora!

Compartilhar

Headcount é um termo em inglês que significa “contar cabeças”. Todavia, em RH ele é muito mais do que isso. Na área de recursos humanos, o termo se refere a um poderoso indicador que ajuda no planejamento estratégico da empresa, na medida em que alinha as demandas organizacionais com a quantidade de funcionários.

Em um primeiro momento, pode até parecer que o KPI serve apenas para delimitar a quantidade de colaboradores de uma empresa ou equipe de trabalho. Contudo, ao aplicar a metodologia no setor de RH, observa-se que um melhor planejamento orçamentário e decisões mais assertivas em prol do desenvolvimento da organização.

Quer saber mais sobre a metodologia e como aplicá-la em sua empresa? Continue a leitura e descubra como aplicar melhor os recursos financeiros da empresa com esse indicador!

Para que serve o Headcount?

Ciente de que o headcount é um indicador, é hora de saber para que ele serve. Em princípio, o KPI serve para auxiliar o RH a contratar a quantidade ideal de mão de obra para os diferentes setores da empresa e suas necessidades. 

Em outras palavras, é uma maneira prática e eficaz de alcançar os objetivos e metas do negócio a partir de um planejamento estratégico determinado pela relação força tarefa x demandas organizacionais. Com isso, é possível estabelecer os gastos com cada tipo de setor, investir em benefícios para os funcionários, entre outras ações importantes. E tudo isso com redução de custos e economia de tempo.

Para além disso, o headcount também possibilita ao gestor de RH coletar informações precisas sobre os colaboradores, como sexo, idade, grau de escolaridade, cargo e função, por exemplo. Com essas informações em mãos, o líder do setor de recursos humanos consegue analisar se o perfil dos funcionários está alinhado com os cargos que ocupam, se são capacitados para realizar as suas atividades com excelência e atender as expectativas dos clientes.

E como se já não bastassem todas essas serventias, o indicador também possibilita ao setor descobrir se é preciso realizar novas contratações, criar novos cargos ou ainda, excluir cargos desnecessários. Ainda, ajuda a identificar quais setores estão com rendimento abaixo do esperado, se há a necessidade de treinamentos profissionais e a elaborar planos de cargos e salários compatíveis com a realidade da empresa.

Benefícios

Além de alinhar as demandas da empresa com a quantidade ideal de colaboradores, o headcount também oferece outros benefícios não menos importantes, a saber:

  • Acompanhar o crescimento das equipes de trabalho da empresa;
  • Identificar colaboradores com habilidades técnicas e emocionais adequadas para ocupar determinados cargos;
  • Enxugar a folha de pagamento sem afetar a produtividade da empresa;
  • Reter os melhores talentos;
  • Promover benefícios para os colaboradores, como vale-alimentação, refeição e seguro saúde;
  • Aumentar salários;
  • Investir em treinamentos e capacitação profissional;
  • Reduzir gastos desnecessários;
  • Projetar cenários diferentes para planejar o futuro de cada setor da empresa.
  • Alinhar o setor de RH com o financeiro.

Como calcular o headcount?

Calcular o headcount é mais simples do que se imagina e a tarefa pode ser feita através do controle de ponto da empresa. Até mesmo porque a grosso modo a contagem não discrimina absolutamente ninguém. Ou seja, todos os funcionários da empresa entram na contagem, independentemente dos cargos que ocupam e da jornada de trabalho.

Feita a contagem, é hora de verificar se o número de colaboradores atual está alinhado com as estratégias de crescimento da empresa. A partir dessa análise, será possível descobrir se a quantidade de funcionários de cada setor está sendo suficiente para suprir as demandas, se há funcionários excedentes ou sobrecarregados. 

Além disso, é possível verificar se as habilidades dos profissionais estão sendo bem exploradas no setor. Caso não estejam, é viável pensar em estratégias de distribuição para outros setores, de forma a otimizar a rotina e ter mais produtividade no dia a dia.

O que considerar na análise do headcount?

Conforme pontuamos anteriormente, para o setor de RH o headcount é muito mais do que um simples indicador. Na prática, trata-se de uma poderosa ferramenta de contratação e retenção de talentos, pois ajuda a alinhar as expectativas da empresa com o potencial de cada funcionário.

Nesse sentido, é válido afirmar que não basta apenas “contar cabeças” e criar um número de cargos compatível com a quantidade encontrada. Para ter sucesso com essa metodologia, é preciso ainda considerar outros fatores que também impactam a produtividade dos funcionários, a saber:

  • Índices de qualidade de vida e satisfação do funcionário;
  • Estrutura física oferecida pela empresa;
  • Clima organizacional;
  • Controle de jornada de trabalho (horas extras, bancos de horas);
  • Absenteísmo;
  • Turnover;
  • Benefícios oferecidos aos funcionários;
  • Lucro por colaborador.

Mas por que analisar esses fatores é tão importante? Em primeiro lugar, porque eles são cruciais para determinar o orçamento disponível para a folha de pagamentos da empresa. Em segundo lugar, porque ajuda a monitorar o headcount da empresa, auxiliando inclusive na criação de cenários diferentes para planejamentos orçamentários presentes e futuros.

Como aplicar o indicador de maneira inteligente?

Com a ajuda da tecnologia, claro! Com o Software as a Service de gestão para RH da 2Easy, o líder do setor pode administrar as informações sobre seus funcionários de maneira prática e eficiente. Com dados centralizados em um único lugar, o profissional pode tomar decisões baseadas em dados concretos, e não em achismos.

Só para se ter uma ideia de como o sistema da 2Easy pode otimizar as tarefas do RH, ele oferece, de maneira integrada e intuitiva, as seguintes ferramentas:

  • Folha de pagamento e eSocial;
  • Gestão de benefícios;
  • Gestão de ponto;
  • Gestão de recrutamento e seleção;
  • Gestão de treinamento e desenvolvimento;
  • Gestão de desempenho;
  • Gestão de clima organizacional entre outras.

A 2Easy é uma empresa especializada em gestão de processos para folha de pagamento, Recursos Humanos e gestão de benefícios. Por meio de soluções inteligentes e seguras, as empresas podem alcançar seus objetivos organizacionais com produtividade, eficiência e redução de custos.

Entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e entenda como elevar a gestão de RH da sua empresa a outro nível com a tecnologia!

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias