People Analytics: você sabe o que é?

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Se você trabalha com Recursos Humanos ou estuda o assunto em algum momento irá se deparar com o termo People Analytics. Para quem ainda não entende o que faz ou o que é o People Analytics, neste artigo vamos tentar explicar de maneira otimizada sobre a temática e relatar a importância dela. Na sequência trazemos algumas informações sobre o assunto!

Afinal, o que é People Analytics? 

People Analytics nada mais é do que um método de gestão, especificamente, gestão de pessoas. A ideia principal deste método é utilizar a coleta de dados sobre funcionários da empresa e através deles iniciar uma série de estratégias para melhorias no meio empresarial em questão, com objetivo de ajudar os gestores a tomarem decisões precisas evitando falhas.

Com isso, o setor de Recursos Humanos consegue otimizar algumas tarefas e se transformar em um ambiente mais propenso a resolver as demandas e alcançar metas institucionais. Desse modo, para realizar essa função, basta fazer a formulação de hipóteses, gráficos e analisar o contexto das pesquisas, coleta de informações.

Essa é uma maneira de captar o problema na retenção de talentos da empresa e consequentemente descobri-los. Afinal, quando os problemas envolvendo os funcionários de uma empresa são resolvidos, a dedicação e os rendimentos aumentam dentro da organização. Pensando nisso, a 2Easy preparou um conteúdo mostrando como o analytics pode ajudar uma empresa.

Vantagens do método:

  • O uso inteligente da informação, o que significa observar determinadas métricas ao longo do tempo. Nesse sentido, o big data torna-se um recurso essencial, pois, decisões com impacto de longo prazo exigem uma base sólida;
  • Melhorar a satisfação dos funcionários com o negócio. Isso se refletiu posteriormente no aumento da satisfação do cliente;
  • Através dos dados obtidos, pontos de vulnerabilidade podem ser identificados e ações proativas, como redução da rotatividade de funcionários; 
  • Identificar pontos que ajudem a reter e atrair talentos;
  • Identificar gargalos que estão causando problemas para a produtividade e eficiência dos próprios colaboradores e de toda a equipe;
  • Analisar os padrões comportamentais e sua relação com as taxas de rotatividade;
  • Cruzar informações coletadas internamente com informações coletadas externamente, como redes sociais, e monitorar o comportamento dos funcionários;
  • Fornecer intervenções rápidas e eficazes para possíveis cenários de crise;
  • Permite o monitoramento contínuo e eficaz do ambiente da empresa.

Definir metas 

Basicamente, sua empresa pode definir dois tipos de metas como base para aplicar o people analytics. Uma delas é resolver o problema que afeta o desempenho geral. Outra é aproveitar as oportunidades de crescimento. 

Como exemplo, você pode definir novas políticas de contratação com base em eventuais contingências (como reduções de faturamento) ou novas demandas. Tudo depende de uma avaliação objetiva e realista das suas necessidades de RH. Para aprimorar a atuação do setor, saiba como uma empresa de BPO pode auxiliar a acabar com as burocracias do RH lendo o nosso artigo..

A 2 Easy utiliza as tecnologias da Senior para adicionar agilidade ao seu negócio, para otimizar os processos de nossos parceiros e oferecer a melhor experiência para seus clientes. Agora que já conhece o papel do people analytics, visite o blog e conheça outras dicas para tornar o setor do RH mais estratégico

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