Trabalho em home office: como as empresas devem se adaptar

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A legislação trabalhista prevê direitos e obrigações para o home office. Saiba quais são e conheça as vantagens dessa modalidade de trabalho

Home office é um termo emprestado da língua inglesa e que significa a modalidade de trabalho que pode ser feita remotamente. E essa modalidade vem conquistando cada vez mais adeptos, tanto empresas quanto profissionais dos mais diversos setores.

E essa modalidade reúne diversas vantagens, como evitar a necessidade de deslocamento dos colaboradores e até garantir o isolamento social e saúde no ambiente de trabalho em contextos de epidemias.

Entretanto, é necessário preparar e equipe e estar atendo a legislação trabalhista. Pensando nisso, preparamos esse artigo onde abordaremos dicas para te auxiliar na  gestão de equipes remotas. Acompanhe!

Entendendo o home office

Notebook, celular, bloco e caneca de café sob a mesa em home office
Muito do que é feito presencialmente pode ser realizado na modalidade home office graças ao avanço da tecnologia.

Trabalhar em home office equivale a realizar as atividades profissionais fora do ambiente corporativo, tanto de maneira parcial quanto integral. Quando este ocorre parcialmente, o colaborador executa parte de suas atividades dentro da organização e outra remotamente.

Por isso, é importante entendermos como funcionam as divisões do home office. Veja:

  • Home office: ocorre quando o colaborador é contratado pela organização
  • Home based: a empresa funciona dentro da residência, como no caso de micro empreendedores individuais
  • Freelancer ou autônomo: profissionais liberais que conduzem suas tarefas em casa

Essa modalidade de trabalho surgiu a partir das décadas de 1980 e 1990, quando a internet e os computadores pessoais se tornaram mais populares. Contudo, foi por causa dos notebooks, que são portáteis, que o home office se tornou mais conhecido.

Legislação brasileira e o home office

A nova Lei Trabalhista brasileira criou regras para o home office. Em linhas gerais, esse tipo de trabalho deve ser estabelecido por contrato — listando todos os equipamentos que serão utilizados e recursos como energia elétrica e internet.

Esse mesmo contrato deve especificar as condições para aquisição, uso, manutenção e/ou fornecimento dos equipamentos e infraestrutura para a prestação de trabalho remoto, além das despesas arcadas pelo colaborador.

Cabe ainda ao empregador instruir as equipes remotas sobre as regras de saúde, ergonomia e de segurança do trabalho.

Outro detalhe contemplado pela Nova Lei Trabalhista é que o controle do home office passa a ser feito por tarefa, ao invés de jornada. Isso significa que não há o pagamento de hora extra.

Por fim, o colaborador que trabalha nessa modalidade mantém os direitos sobre férias e décimo terceiro salário.

Vantagens do home office

O mundo em que vivemos está bastante conectado e a favor da alta produtividade. Por isso, o home office é uma alternativa para que as empresas atinjam o seu máximo potencial e se destaquem em seus respectivos segmentos.

Para as organizações, o home office propicia as seguintes vantagens:

Flexibilidade para os profissionais.

Os profissionais que atuam em home office conseguem trabalhar em horários alternativos ao comercial, o que possibilita maior adaptabilidade de acordo com a rotina do colaborador, além de dispor mais tempo para atividades pessoais.

Independência da execução de tarefas

Muitos colaboradores preferem o trabalho home office, pois conseguem organizar suas atividades de forma independente, sem a necessidade de constantes cobranças por parte dos gestores.

Dicas para gestão de equipes remotas

Pessoa escrevendo em seu computador em home office
Existem diversas práticas recomendadas para auxiliar os gestores no trabalho em home office

Alcançar as vantagens citadas acima requer planejamento e conhecimento em gestão de equipes remotas. Para ajudá-lo, listamos algumas práticas recomendadas:

Planejamento das atividades

Documente todas as atividades que serão realizadas pelos profissionais que estão em home office. Liste ainda os projetos, respectivos responsáveis e os prazos para entregas.

Definição dos processos

Os processos necessários para a realização de todas as tarefas devem ser explicados e elencados conforme as necessidades e prioridades. Uma vez que não estão no escritório, é importante reduzir a quantidade de dúvidas que os colaboradores possam ter.

Rotina de trabalhos da equipe

Como cada colaborador terá sua própria rotina para a realização das tarefas,  cabe ao gestor estimular a responsabilidade diante dos projetos e entregas. Para tal, faça alinhamento das tarefas diárias e defina horários para reuniões em conjunto.

Reuniões de acompanhamento

As reuniões periódicas são fundamentais para que você possa acompanhar a evolução das tarefas e dos projetos, bem como alinhar os pontos necessários para o planejamento contínuo das atividades.

Ferramentas para auxiliar o trabalho em home office

O trabalho remoto pode ser feito com o auxílio de diversas ferramentas, como por exemplo:

  • Operand: plataforma online de gestão que integra pessoas e processos em um único sistema.
  • Google Drive: Ferramenta de armazenagem em nuvem, que oferece espaço para guardar documentos, planilhas e apresentações, além de ter editores on-line para todos.
  • Evernote: Caderno de anotações e agenda eletrônica que possibilita gerenciar melhor a rotina de trabalho. 
  • Slack: plataforma online que facilita a organização e comunicação corporativa.
  • Trello: Plataforma que automatizada que segue a metodologia Kanva,  permitindo organizar as tarefas e seus respectivos responsáveis.
  • Basecamp: Plataforma de organização de projetos que centraliza feedbacks, define prazos e atribui tarefas.

Pensando em auxiliar ainda mais você e sua empresa para a adaptação ao home office, nós da 2easy preparamos um guia de como realizar corretamente Trabalho Remoto (Home Office). Faça o download clicando abaixo!

GUIA HOME OFFICE

Por fim, entender a importância dessa modalidade, vendo como ela beneficia empresas e colaboradores, é fundamental para enxergar que ser produtivo nem sempre está atrelado à necessidade de se estar dentro do escritório.

Entretanto, é necessário que a equipe de gestão de RH tenha muita dedicação e acompanhamento para garantir que a organização continue a realizar um bom trabalho.

Nesse sentido, conte com a 2easy para cuidar das burocracias. Nosso serviço de BPO da folha de pagamento, além de agilizar seus serviços, disponibiliza indicadores de performance das equipes de trabalho. Assim, você prioriza seu tempo para acompanhar as mudanças e estratégias da organização.

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