Por que contratar uma empresa de terceirização de serviços?

Compartilhar

Antes de abordarmos os motivos para contratar uma empresa de terceirização de serviços, precisamos entender como funciona esse tipo de relação.

Terceirizar significa contratar serviços por meio de outra empresa, que é a intermediária entre a organização e a mão de obra. Isso ocorre por meio de um contrato de prestação de serviços.

Por causa desse contrato, a relação de emprego ocorre entre o colaborador e a empresa de terceirização de serviços, não diretamente com o contratante. Trata-se de um procedimento administrativo que transfere a execução de qualquer atividade.

Continue a leitura e saiba como as leis e processos trabalhistas mudaram a terceirização de serviços, além de saber como isso auxilia nos processos organizacionais!

Como é o cenário da terceirização de serviços no Brasil?

O enquadramento jurídico da terceirização passou por diferentes etapas. Até 2017, não havia legislação específica sobre esse tema. O que existia era um conjunto de decisões provenientes da Justiça — súmula — e que servia como referência.

Essa súmula determinava que uma empresa de terceirização de serviços só era permitida para as atividades-meio, que são as secundárias realizadas pelas organizações. Mas em 2017, isso mudou!

Naquele ano, foi aprovada a Lei da Terceirização. Ela liberou as empresas de terceirização para o trabalho em todas as atividades, inclusive a principal. Com essa mudança, não há restrições para terceirizar qualquer atividade.

Quais são os deveres da empresa de terceirização de serviços?

fotografia de dois profissionais alinhando estratégias para contratação de uma empresa de terceirização de serviçosAo contratar uma empresa de terceirização de serviços as responsabilidades trabalhistas são repassadas.

Segundo a lei, a empresa de terceirização de serviços é a responsável por contratar, remunerar e dirigir os profissionais contratados. Isso significa que, em caso de não pagamento de salário, a busca pelos direitos trabalhistas será junto à prestadora de serviços.

Caso sejam esgotados todos os meios para receber os valores devidos, a empresa que contrata será a responsabilizada pelo pagamento.

A empresa contratante do serviço tem o dever de garantir a segurança, a higiene e a salubridade deles — quando o trabalho for realizado em suas dependências ou em local determinado por ela.

A contratante também deverá estender aos colaboradores terceirizados o mesmo atendimento médico e ambulatorial, além das refeições fornecidas aos profissionais regulares.

Outro ponto importante que ocorreu foi a regularização da quarentena para a terceirização. Funciona assim: quando um colaborador é demitido, ele deverá aguardar 18 meses para ser recontratado como terceirizado.

Existem tipos e modalidades da terceirização de serviços?

Não existem modelos que explicitam os tipos de terceirização. De modo geral, eles são formados por características que não distinguem o serviço ou a atividade, mas o que será terceirizado. Acompanhe!

Terceirização de atividades-meio gerais

A atividade-meio geral não está relacionada com a finalidade da empresa. Em outras palavras, trata-se de uma atividade cuja necessidade é comum à quase todos os tipos de organizações empresariais.

É o caso de serviços como contabilidade, assistência jurídica, limpeza, vigilância, transporte, gestão de recursos humanos e outros.

Terceirização de atividades-meio específicas

Também não estão relacionadas com a finalidade da empresa, mas contribui para o êxito do empreendimento. Exemplos: manutenção, suprimentos, tecnologia da informação e outras atividades.

Terceirização da atividade-fim

A atividade-fim é o core business da companhia. Compõe o núcleo essencial para o processo produtivo. Se ela trabalha com operadores de telemarketing e terceiriza todos os profissionais, pratica a terceirização da atividade-fim.

Quais são os benefícios da terceirização de serviços?

fotografia de duas pessoas se cumprimentando por fecharem negócio em uma empresa de terceirização de serviçosSão diversas as vantagens de se fechar negócio com empresas de terceirização de serviços.  

A redução de custos é uma das maiores vantagens para contratar uma empresa de terceirização de serviços. Essa verba pode ser destinada para obter maior qualidade em processos ligados à atividade-fim — aumentando a lucratividade.

Veja os outros benefícios:

Foco no core business

Quando se terceiriza atividades-meio, torna-se possível trabalhar melhor o core business da companhia. Isso ocorre porque são eliminadas as preocupações com os serviços secundários.

Maior qualidade de serviço

As atividades terceirizadas são executadas por profissionais qualificados para elas. Desse modo, evita-se o risco de obter resultados além do esperado, pois uma empresa de terceirização de serviços, que seja séria, acompanha as tendências das atividades que realiza.

Otimização do tempo e da produtividade

A maior qualidade do trabalho executado proporciona otimização do tempo. Profissionais especializados e qualificados conseguem ser mais produtivos, melhorando a utilização desse importante recurso.

Construção de uma parceria produtiva

A contratação de uma empresa de terceirização de serviços não se resume à mão de obra fornecida. Essa pode ser a construção de uma parceria muito produtiva! Por isso, escolha empresas especializadas e que tenham conhecimento e vivência de mercado.

Uma das atividades-meio que podem ser terceirizadas é a gestão da folha de pagamento. A 2easy oferece esse serviço no conceito de Business Process Outsourcing (BPO), permitindo que o seu negócio foque no core business.

Ao terceirizar a gestão da folha de pagamento, sua empresa tem à disposição atendimento personalizado, indicadores de desempenho, apoio jurídico e social, consultoria trabalhista e gestão de qualidade.

botão que redireciona para o contato

A 2easy é uma empresa especializada há mais de 15 anos em gestão de processos para recursos humanos e folha de pagamento. Conheça nossa solução inteligente em BPO da folha de pagamento e aumente a produtividade da sua área de RH!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias