Conheça tudo sobre PCMSO e seus benefícios

Compartilhar

O PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) faz parte de um conjunto de iniciativas voltadas para a saúde dos trabalhadores. Ele deve estar sempre em sintonia com as normas e a legislação voltada para a segurança do trabalho.

Trata-se de um programa que consegue realizar a prevenção, o rastreamento e o diagnóstico precoce de possíveis danos à saúde relacionados à rotina de trabalho. O PCMSO também constata a existência de doenças profissionais e até problemas irreversíveis.

Esse programa faz parte de algo maior: a segurança e saúde no trabalho. Essa é uma preocupação que deve ser constante, pois mantém a integridade das pessoas e promove um ambiente mais saudável e seguro — essencial para estimular a produtividade.

Confira em nosso artigo tudo sobre PCMSO e seus benefícios!

Qual é o objetivo do PCMSO?

A Secretaria do Trabalho, que pertence ao Ministério da Economia, aponta que todos os colaboradores de uma empresa devem ter a saúde controlada de acordo com os riscos a que se encontram expostos por conta do trabalho.

Essa é uma exigência prevista no artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de estar presente na convenção 161 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e na Norma Regulamentadora 07.

Por meio do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional se determina também a realização de exames médicos obrigatórios. Entre eles:

  • Admissional;
  • Demissional;
  • Periódicos;
  • Mudança de função;
  • Retorno ao trabalho.

O objetivo do PCMSO é identificar precocemente toda e qualquer situação que comprometa a saúde dos colaboradores. Ele também previne, identifica, rastreia e diagnostica possíveis danos à saúde dos profissionais e dá suporte aos médicos em sua tomada de decisões.

Por que o PCMSO é importante?

O PCMSO faz parte do conjunto de ações da segurança e saúde do trabalho.É um instrumento de gestão cuja finalidade é promover um ambiente mais seguro e saudável para o trabalhador. Assim, além de identificar perigos, também elabora estratégias e procedimentos.

São essas ações que evitam a reincidência e o desenvolvimento de problemas, resolvendo muito mais que casos pontuais no dia a dia de qualquer organização.

Promover a saúde e segurança no ambiente de trabalho possibilita obter três ganhos fundamentais para o sucesso de sua empresa. São eles:

Produtividade

Pessoas seguras e saudáveis são mais produtivas, pois têm as condições adequadas para exercer suas tarefas diárias com baixo índice de afastamentos causados por lesões e doenças.

Redução de custos

Como as ações de segurança e saúde de trabalho minimizam as chances de acidentes, consequentemente são evitados os custos com processos judiciais, medicamentos, afastamentos, absenteísmo e outros.

Valorização da imagem

A preocupação com a saúde, segurança e bem-estar do trabalhador cria uma boa reputação para a empresa e valoriza sua imagem. Colaboradores, clientes e até outros profissionais passam a enxergar sua organização sob um olhar de admiração.

Quais são os benefícios do PCMSO?

Os benefícios do PCMSO são muitos! Com esses pontos você pode trazer otimizações para sua empresa e sua equipe de trabalho. São eles:

  • Garantir o cumprimento da legislação (NR 07);
  • Promover e preservar a saúde dos colaboradores;
  • Atendimento à saúde ocupacional;
  • Minimizar os riscos de acidentes e lesões;
  • Reduzir perdas financeiras (decorrentes de doenças e lesões originadas no ambiente de trabalho);
  • Diminuir o índice de absenteísmo;
  • Aumentar a produtividade.

Quais empresas devem implantá-lo?

homens dando as mãos para fechar contrato
A implementação do PCMSO contribui para a produtividade de sua empresa.

A lei exige que todos os empregadores e organizações que possuem colaboradores devem implantar o PCMSO, ou seja, todas as empresas precisam do programa.

Outro ponto importante é que cada ambiente de trabalho deve possuir seus próprios documentos de segurança e saúde de trabalho, sempre observando as particularidades que têm. Em uma mesma empresa, o risco ao trabalhador de um determinado setor pode ser diferente de outro.

Quando há trabalhadores temporários, a responsabilidade é de quem fornece a mão de obra (empresa terceirizada). Portanto, se sua companhia possui esse tipo de contrato de trabalho, vale a pena inserir a elaboração do PCMSO no contrato.

Destacamos ainda que cada estabelecimento ou unidade da empresa deve ter seu próprio PCMSO.

Quais obrigações dos empregadores no PCMSO?

A Norma Regulamentadora prevê algumas obrigações dos empregadores em relação ao PCMSO. São elas:

  • Elaborar e implementar o PCMSO;
  • Garantir a eficácia do programa;
  • Custear sem ônus todos os procedimentos necessários para os colaboradores;
  • Indicar, entre os médicos do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), o coordenador responsável pelo programa;
  • Contratar um médico para coordenar o programa, caso não exista a obrigação de a empresa manter um médico do trabalho.

Sua empresa e o médico-coordenador do PCMSO são os responsáveis pela realização de exames médicos periódicos dos colaboradores, além da solicitação, se necessários, de exames complementares.

Note que o PCMSO é um programa obrigatório e muito importante para a manutenção da segurança, saúde e bem-estar do maior patrimônio humano da companhia: os colaboradores. Quando eles estão bem, sua empresa cria mais oportunidades para alcançar os resultados desejados.

Além disso, com a implementação do eSocial, as informações dos programas de Segurança e Saúde Ocupacional são enviadas mensalmente por todas as empresas com, pelo menos, um funcionário registrado.

É necessário também enviar os dados da Folha de Pagamento e algumas outras informações importantes que serão concentradas em um único repositório que será fiscalizado à distância em tempo real e ficará sem restrição aos órgãos participantes do eSocial.

E aí, estamos preparados? Como ficam nossos processos admissionais e quais tecnologias estamos usando no tratamento de assuntos relacionados à Segurança e Medicina Ocupacional? Qual empresa de SST você confiará as suas informações de saúde e segurança dos seus colaboradores e as informações para o eSocial?

botão fale conosco

Para fazer uma correta gestão do PCMSO em sua empresa, fale com a 2easy! Nosso sistema está em conformidade com as solicitações do e-social, além de atuarmos em parceria com a Porto Seguro que possui o que há de mais completo em serviços e soluções   para elaborar os mapas de riscos, obter estatísticas médicas, controlar a agenda de exames. Contate-nos!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias