Saiba como evitar o stress no ambiente de trabalho

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Situações que envolvem stress no ambiente de trabalho, infelizmente, ainda são muito comuns. Se não aconteceu com você, com certeza conhece alguém que ficou doente depois de um período de muita pressão e cobrança na empresa.

O fato é que o stress representa uma grande ameaça ao bem-estar de qualquer profissional no trabalho — podendo comprometer não apenas a saúde dele como a da própria organização.

Por mais que fatores como salário, plano de carreirabenefícios e até oportunidades de crescimento sejam verdadeiros diferenciais, o clima dentro da organização também ganhou um peso importante para os colaboradores na hora de decidir entre ficar ou partir.

Continue a leitura e saiba como o stress no ambiente de trabalho interfere na qualidade do trabalho da sua empresa. Aprenda também como evitá-lo na organização.

Stress no ambiente de trabalho: ofereça conforto

Muitos gestores associam o stress somente com aqueles momentos de cobrança, atrito e aborrecimento entre as pessoas. No entanto, ele também pode ser causado pelas condições do ambiente.

Isso envolve a higienização frequente do aparelho de ar-condicionado, o uso de produtos de limpeza sem cheiro, a retirada do pó dentro do escritório e a qualidade das mesas e cadeiras usadas pelos profissionais.

No caso específico dos móveis, quando não são anatômicos, provocam dores nas costas, ombros e região da lombar. O stress no ambiente de trabalho causado por uma posição incômoda pode provocar problemas de saúde.

Estimule o planejamento da agenda

Convenhamos que é impossível manter um ritmo bom de trabalho quando a todo instante o colaborador sofre interrupções. O excesso de reuniões, principalmente aquelas improdutivas, desorganiza a agenda e causa stress no ambiente de trabalho.

Converse com os demais gestores para que eles orientem suas equipes em relação à importância do planejamento — bem como adotem uma postura que sirva de exemplo para os demais.

O planejamento das tarefas diárias permite que elas sejam feitas de maneira equilibrada, mantendo o controle e evitando a correria contra o tempo. Quando isso acontece com frequência, o colaborador se torna menos produtivo.

Melhore a comunicação com os profissionais

Outra ação importante para evitar o stress no ambiente de trabalho envolve a melhoria constante da comunicação entre empresa e colaboradores. É dever da organização ser transparente com sua equipe.

Quando ocorre uma série de demissões, por exemplo, muitos profissionais se sentem ameaçados e ficam em uma situação de muito stress — intensificada por boatos e especulações que surgem dos mais diferentes departamentos.

Diante de situações como essa, posicione-se. Fale com o máximo possível de clareza o que está acontecendo. E invista em ações que igualem a comunicação entre líderes e liderados, permitindo que o feedback aconteça de maneira natural.

Incentive a colaboração mútua

o stress no ambiente de trabalho

Alguns gestores acreditam que a alta competitividade entre os colaboradores torna a equipe mais produtiva. De certo modo, isso acontece. Contudo, não são todos os profissionais que sabem ser competitivos.

Existem aqueles que apelam para ações ilícitas e antiéticas para alcançarem os resultados propostos. No entanto, devemos lembrar que dentro de qualquer empresa, a equipe deve batalhar junta pelo propósito da organização.

Sendo assim, torna-se mais recomendado para a produtividade de todos o incentivo às ações colaborativas, que fazem com que as equipes colaborem entre si e, juntas, alcancem as metas e objetivos da companhia.

Realize pesquisas de clima organizacional

Nem sempre é fácil identificar a presença do stress no ambiente de trabalho. Poucos são os colaboradores que falam abertamente sobre o problema com seus gestores. A maioria prefere ficar no anonimato.

Por isso, é importante realizar pesquisas que revelem o clima organizacional da empresa. Essa é uma oportunidade que a companhia dá para que os seus colaboradores falem a respeito do problema.

Com o resultado em mãos, você pode adotar medidas mais efetivas para combater as situações que causam o stress, em vez de esperar que cresçam os índices de absenteísmo e rotatividade.

Defina metas realistas e capacite a equipe

O stress no ambiente de trabalho também pode estar por trás das metas surreais que os gestores vêm impondo aos profissionais. E não estamos falando daquelas difíceis e sim das impossíveis de se alcançar.

Qual profissional encontra motivação para trabalhar quando sabe que não há meios para atingir as metas propostas pela gestão? Nenhum! Muitas empresas apenas cobram resultados, mas esquecem de oferecer as ferramentas necessárias.

As necessidades do mercado mudam constantemente e não é certo exigir apenas dos colaboradores a atualização. Cabe à empresa capacitar sua equipe e manter softwares e demais ferramentas à disposição da equipe.

Mude quando for necessário

Não tenha medo de mudar. Profissionais e empresas precisam passar por mudanças para que acompanhem as novidades do mercado. Por isso, quando as adaptações não estiverem funcionando, seja mais radical.

Os contratos de trabalho, por exemplo, podem ser revistos para que seus colaboradores não tenham a necessidade de ir diariamente ao escritório. Existe a opção de trabalho remoto, o já conhecido home-office.

Aqueles gestores ou profissionais que também não colaboram com a cultura que você está tentando implementar precisam ser alertados. A mudança também deve partir de cada um.

Ao evitar o stress no ambiente de trabalho, você promove ganhos para todos — empresa e colaboradores. O bem-estar passa a ser valorizado e, por meio dele, a produtividade será crescente.

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E na sua empresa? Como você lida com o stress da equipe? Fale conosco e conheça nosso programa de qualidade de vida no trabalho!

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