Gestão de benefícios: qual o papel do RH?

Compartilhar

Gestão de benefícios são um conjunto de ações alinhadas à missão e visão da empresa para garantir e contribuir para além do seu salário, com outras formas de remuneração para os colaboradores. Os objetivos principais são alavancar os resultados através da satisfação da equipe, aumentando assim a produtividade e retendo os talentos. 

No gerenciamento do RH, os profissionais analisam como vários benefícios dos funcionários afetam a retenção, a fidelidade e o desempenho dos funcionários, bem como o custo dos pacotes para o cliente. Abaixo trazemos algumas informações sobre o assunto!

Como funciona?

O gerenciamento também pode incluir a criação e implementação de planos de benefícios para funcionários existentes ou novos planos para candidatos a emprego. A maioria dos programas é projetada para reduzir custos para os clientes e agregar mais valor aos candidatos  e colaboradores.

Conheça alguns do benefícios

Sabemos que contratar custa dinheiro, tempo, além de ser cada vez mais difícil achar os candidatos ideais e qualificados para as vagas que precisamos, demitir também é caro, então se faz necessário ser cada vez mais assertivos e buscar meios competitivos e atrativos para reter os colaboradores. Antigamente os benefícios mais conhecidos e utilizados pelas organizações eram vale-transporte e vale-alimentação.

Atualmente, existe uma vasta possibilidade de vantagens atrativas para os colaboradores, desde os internos como um ambiente descontraído e saudável ofertando snacks e frutas, que propagam a saúde mental e segurança psicológica, disponibilizando creche para os filhos, ou um local de descanso para os colaboradores, como também benefícios que podem ser utilizados para além do ambiente de trabalho um day off no aniversário ou incentivo com descontos ou vales para investir no corpo e saúde mental, como fazer psicoterapia.

Além disso, também existem planilhas que ajudam a controlar o absenteísmo na empresa para acompanhar e identificar seus níveis e definir suas estratégias para o controle da ausência dos colaboradores de maneira mais organizada.

Por que os recrutadores devem saber sobre a administração de benefícios?

Quando os recrutadores entendem como os benefícios dos funcionários afetam áreas como custos finais e retenção de funcionários, eles podem tomar melhores decisões sobre pacotes e ajudar a negociar oportunidades de trabalho que encantam candidatos e clientes. 

Um bom pacote geralmente afeta os candidatos a emprego que têm dúvidas sobre o cargo, e muitos candidatos veem as vantagens como uma questão mais importante do que o salário.

Alinhamento com a visão da empresa

Além de ser papel do RH encontrar estratégias para reter os colaboradores através de avaliações de clima organizacional, ou em avaliações com os líderes e funcionários, identificar quais os benefícios são esperados ou desejados pelos colaboradores, quais vão gerar mais satisfação, engajamento e produtividade. Não adianta oferecer algo que não está alinhado com a visão da empresa e também que não vai gerar interesse dos colaboradores. 

Analise os recursos

Assim é necessário identificar os benefícios esperados pelo seu público, enquanto RH avalia quais as necessidades dos colaboradores. Analisar os recursos que serão utilizados para os benefícios, junto a direção e gestão, existem alguns benefícios que podem ter dedução de impostos. Por isso é primordial estar atento às convenções coletivas e legislação de cada categoria. Outro ponto importante são os descontos que são gerados para os colaboradores. Avalie esses pontos e garanta que todos estarão satisfeitos com os benefícios da sua empresa. 

Agora que já conhece o papel do Rh na Gestão de Benefícios, acesse o blog e conheça outras dicas para modernizar o setor do RH

Gostou das dicas? Então siga acompanhando nossos conteúdos, pois nosso intuito é não te deixar por fora! A  2 Easy  está pronta para te ajudar!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias