Entenda quais os benefícios de investir em bem-estar no trabalho

Compartilhar

É muito comum ler e ouvir por aí que as empresas são feitas de pessoas. Essa afirmação é verdadeira, pois são os profissionais que alcançam os resultados das organizações para as quais trabalham. Por isso, é muito importante que se invista em bem-estar no trabalho.

Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra o frequente aumento na quantidade de casos de depressão em todo o planeta — um total de 18,4% desde 2005. Estima-se que essa doença, também ocasionada por más condições de trabalho, até 2020, será a mais incapacitante do mundo.

Sua empresa tem como contribuir para a redução de casos dessa e de outras doenças ao investir em bem-estar no trabalho. Continue a leitura e conheça os principais benefícios para os negócios.

Redução da rotatividade e do absenteísmo

Caracterizada pela relação entre admissões e demissões dentro da empresa, a rotatividade de pessoal é uma despesa que pode ser evitada por meio da aplicação de critérios mais aprofundados no recrutamento, na seleção e gestão de pessoas — promovendo também o bem-estar no trabalho. A rotatividade não afeta somente o lado financeiro de uma empresa, pois até o clima organizacional pode ser prejudicado.

Investir em bem-estar no trabalho também traz ganhos em relação ao índice de absenteísmo, caracterizado pela ausência dos colaboradores — faltas e atrasos justificados ou não. Para combatê-lo, é necessário fornecer todas as condições e ferramentas para que o trabalho seja feito, bem como promover ações e programas voltados para a qualidade de vida no trabalho.

Atração e retenção de talentos

como ter bem-estar no trabalho

Outro benefício alcançado por meio do bem-estar no trabalho é a atração e retenção de talentos, pois ocorre uma transformação positiva na imagem da empresa. Como colaborador, você recomendaria hoje a empresa na qual trabalha para um colega de profissão que esteja em busca de recolocação no mercado? Pense nisso.

A empresa que promove o bem-estar no trabalho realiza uma profunda transformação em muitos aspectos, como sua cultura organizacional. Seus profissionais passam a enxergar as ações com positividade e entendem que é uma forma da empresa humanizar a relação empregador-colaborador.

Fora da empresa, os demais profissionais enxergam as ações que promovem o bem-estar como uma forma de valorização. Isso se converte em um objeto de desejo, pois quem não gosta de ser bem tratado, não é verdade? Desse modo, aumenta o número de talentos que desejam trabalhar na sua companhia.

Bem-estar no trabalho e os ganhos na saúde

Como foi dito na introdução deste artigo, estima-se que a depressão seja a doença mais incapacitante do planeta até 2020. Esse é um quadro de saúde preocupante e que é comumente visto entre os profissionais que, além disso, sofrem com outras doenças como alergias, excesso de peso e estresse.

O fato é que o as condições de trabalho podem contribuir com o aumento ou a diminuição de doenças, melhorando a saúde dos colaboradores. Mobiliários adequados reduzem problemas relacionados com a postura e oferecem mais conforto para que as atividades sejam desempenhadas com sucesso.

O mesmo vale para os incentivos relacionados com a prática de atividades físicas, ginástica laboral e alimentação saudável. Promova palestras sobre o assunto, ofereça horários de trabalho flexíveis, incentive os momentos de pausa e trabalhe a saúde emocional por meio de uma cultura de feedback.  

Melhora no clima organizacional

O clima organizacional é fundamental para que o trabalho individual e coletivo seja otimizado — propício para maximizar os resultados. No entanto, é preciso que se invista em ações que promovam o bem-estar no trabalho. Uma delas é o fornecimento de um ambiente adequado.

Limpeza, temperatura, arejamento, mobiliário, iluminação e outros aspectos devem ser considerados. Além disso, é preciso saber o que seus colaboradores pensam sobre a organização. Realize pesquisas para identificar os motivos que levam à insatisfação das pessoas.

Observe também se as metas da companhia estão condizentes com a realidade da organização — pois não adianta colocá-las em um patamar inalcançável e gerar frustração entre os membros da equipe. Ofereça também bons benefícios e programas de capacitação para que todos fiquem mais motivados e capacitados.  

Elevação da produtividade da equipe

Todos os pontos abordados até aqui resultam na elevação da produtividade da equipe. Perceba que um clima organizacional favorável, bem como um diálogo mais aberto e receptivo, conduz o colaborador para o foco necessário que os resultados desejados pedem.

Com a saúde em dia, o profissional entra no trabalho com mais disposição para realizar suas atividades. Ele também se sente mais motivado para continuar progredindo na carreira e vislumbra um futuro dentro da companhia — evitando índices ruins, como rotatividade e absenteísmo.

Para alcançar esses e outros benefícios, sua empresa pode contar com o apoio de uma consultoria especializada. Por meio de uma eficiente gestão de benefícios, como seguro de vida, assistência odontológica e plano de saúde, assim, torna-se possível promover o bem-estar no ambiente de trabalho.

O mesmo vale para as palestras e workshops sobre qualidade de vida no trabalho. Os demais gestores da sua empresa, assim como os respectivos liderados, precisam ser conscientizados em relação à importância do bem-estar na organização. Desse modo, todos se unem em benefício das pessoas que são as responsáveis pelos resultados da sua empresa.

fale com a 2easy e invista em bem estar no trabalho

Aproveite para falar com a 2easy e tenha soluções inteligentes para a gestão de recursos humanos. Converse com um especialista e saiba como sua empresa pode obter ajuda na promoção do bem-estar dos seus colaboradores.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias