O BPM (Business Process Management – Gerenciamento de Processos de Negócios, em português), é um sistema de gestão empresarial que busca simplificar os processos operacionais de uma organização. Com o uso de tecnologias inteligentes, modernas, práticas e intuitivas, a abordagem busca integrar as estratégias e os objetivos da empresa para suprir as necessidades do cliente, superando as suas expectativas.
Na prática, o BPM ajuda a mapear, padronizar, melhorar e otimizar processos, com foco em maximizar o desempenho da empresa no mercado, para que ela atinja melhores resultados. Isso é possível porque de forma indireta o Business Process Management gera valor para os clientes, na medida em que aumenta a produtividade dos colaboradores, reduz erros e falhas e automatiza tarefas burocráticas, repetitivas e complexas. Saiba mais a seguir.
Business Process Management e RH estratégico
Conforme pontuamos anteriormente, o BPM é um conjunto de práticas que visa simplificar os processos organizacionais de uma empresa. Entre os muitos existentes, podemos destacar:
- Processos primários: são os processos considerados essenciais, como desenvolvimento e produção, marketing, vendas e pós-vendas, entre outros;
- Processos de apoio: geram valor para os próprios processos internos da empresa, como gestão de RH, de estoque, de finanças e TI, por exemplo;
- Processos de gestão: medem, coordenam e monitoram os processos primários e de apoio, garantindo que saiam conforme previsto.
Talvez você tenha até se perguntando o que tudo isso tem a ver com RH estratégico, não é mesmo? Na verdade, nós fizemos uma singela explicação sobre alguns processos empresariais para que você possa compreender como o BPM pode ser empregado no setor de RH. Como você viu, toda empresa funciona por meio de processos, que podem ser primários, de apoio ou de gestão. E que o Business Process Management busca justamente simplificar e melhorar esses processos, para que a empresa possa ganhar em produtividade e escalabilidade operacional.
Mas quais processos de RH podem ser otimizados com o BPM? Confira a seguir alguns deles.
- Processos de recrutamento e seleção;
- Admissão e demissão de colaboradores;
- Cálculo de folha de pagamento;
- Cadastro e envio de informações no eSocial;
- Gestão de benefícios e remunerações;
- Gestão de desempenho e desenvolvimento;
- Carreira e sucessão;
- Férias;
- Entre vários outros processos.
Um RH estratégico é aquele cujo foco está no bem-estar, desempenho e desenvolvimento do colaborador, pois acredita que um profissional valorizado e competente executa melhor suas atividades, é mais produtivo e veste a camisa da empresa. Para tal, o setor combina o conhecimento teórico de gestores e suas equipes com ferramentas digitais capazes de oferecer mais agilidade, assertividade na tomada de decisões e desenvolvimento profissional aos colaboradores.
Vantagens do BPM para a sua empresa
Ainda não está convencido que o Business Process Management pode ser uma excelente estratégia para o crescimento da sua empresa? Então veja algumas de suas múltiplas vantagens:
- Melhora a comunicação entre as equipes de trabalho;
- Estimula o uso de tecnologias para gerenciar e desenvolver pessoas;
- Maior controle sobre o cumprimento das atividades pelos colaboradores;
- Economia de tempo com eliminação de trabalhos manuais e retrabalho;
- Contratações mais ágeis e assertivas para as empresas;
- Mais eficiência operacional com redução de custos;
- Entrega de resultados positivos;
- Maior satisfação dos colaboradores;
- Conquista de metas e objetivos organizacionais.
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